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Do “povoado de uma rua só” para “Canaã do Oeste”: as políticas de normatização e controle social em Campo Grande (1905-1930)
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Palavras-chave

Ordenamento. Controle social. Normatização.

Como Citar

TRUBILIANO, Carlos Alexandre Barros. Do “povoado de uma rua só” para “Canaã do Oeste”: as políticas de normatização e controle social em Campo Grande (1905-1930). URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 109–126, 2013. DOI: 10.20396/urbana.v4i2.8635102. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635102. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A ferrovia Noroeste do Brasil (NOB) surgiu sob o signo da defesa do Estado Nacional e da expansão das relações capitalistas na fronteira Oeste do Brasil. A estrada de ferro ressignificou a dinâmica política no sul de Mato Grosso e transformou o espaço, provocando o aparecimento de cidades e impulsionando o crescimento de outras, como Campo Grande. Pelo trem chegavam idéias, mercadorias, informações, mas principalmente pessoas, estas identificadas como “forasteiras”, ocasionando estranhamentos, conflitos e o surgimento/a afirmação de identidades. Simultaneamente aos trilhos, são criadas propostas para Campo Grande, marcadas pela utopia de espaço higiênico (físico e moral), para disciplinar e racionalizar a ocupação do território. Neste ensaio, buscamos identificar as políticas de organização sócio-espacial para a cidade no início do século XX, momento em que a localidade passa de um vilarejo de boiadeiros para a “Canaã do Oeste”.

https://doi.org/10.20396/urbana.v4i2.8635102
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