Resumo
Relato de experiência do planejamento, construção e funcionamento do Centro de Recursos de Aprendizagem, CRA, do Colégio Marista de Brasília. Mais do que local de acesso à informação, constitui-se espaço de aprendizagem e de conhecimento, integrado ao processo pedagógico da escola, com a tarefa de formar cidadãos críticos e autônomos. Conclui-se que apesar do êxito da biblioteca, para que seja efetivamente usada como Centro de Recursos de Aprendizagem, a escola deve-se adotar currículo mais flexível e métodos de resolução de problemas.Referências
DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC:UNESCO, 1998. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001298/129801por.pdf. Acesso em: 3 jan. 2010.
GASQUE, Kelley Cristine G. D. ; CUNHA, Marcus Vinícius da . A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. Transinformação, v. 22, p. 139-146, 2010. Disponívelem: http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewarticle.php?id=355. Acesso em: 11 mar. 2011.
GASQUE, Kelley Cristine G. D. ;SOUZA, C. S. M. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ciência da Informação(Impresso), Brasília, v. 32, p. 54-61, 2003.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19024.pdf. Acesso em: 11 mar. 2011.
GASCUEL, Jacqueline; Barroso, Maria Ines. Um espaco para o livro: como criar, animar ou renovar uma biblioteca. Lisboa: Publicacoes Dom Quixote, 1987. 301 p. Titulo original: Un espace pour le livre.
IMBERNÓN, Francisco. La formación del professorado. Buenos Aires : Paidós, 1994.
KEIKO, Regina. Biblioteca interativa: concepção e construção de um serviço de informação em ambiente escolar. –USP: São Paulo, 1998.
ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Modelo flexível para um sistema nacional de bibliotecas escolares. Brasília: FEBAB,1985.
SHOOK, John R. Os pioneiros do pragmatismo americano. Rio de janeiro: DP&A, 2002.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque