Banner Portal
Centro de recursos de aprendizagem
PDF

Palavras-chave

Biblioteca escolar
Letramento informacional
Leitura
Pesquisa
Aprendizagem

Como Citar

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Centro de recursos de aprendizagem: biblioteca escolar para o século XXI. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 138–154, 2013. DOI: 10.20396/rdbci.v11i1.1656. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1656. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Relato de experiência do planejamento, construção e funcionamento do Centro de Recursos de Aprendizagem, CRA, do Colégio Marista de Brasília. Mais do que local de acesso à informação, constitui-se espaço de aprendizagem e de conhecimento, integrado ao processo pedagógico da escola, com a tarefa de formar cidadãos críticos e autônomos. Conclui-se que apesar do êxito da biblioteca, para que seja efetivamente usada como Centro de Recursos de Aprendizagem, a escola deve-se adotar currículo mais flexível e métodos de resolução de problemas.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i1.1656
PDF

Referências

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC:UNESCO, 1998. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001298/129801por.pdf. Acesso em: 3 jan. 2010.

GASQUE, Kelley Cristine G. D. ; CUNHA, Marcus Vinícius da . A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. Transinformação, v. 22, p. 139-146, 2010. Disponívelem: http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewarticle.php?id=355. Acesso em: 11 mar. 2011.

GASQUE, Kelley Cristine G. D. ;SOUZA, C. S. M. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ciência da Informação(Impresso), Brasília, v. 32, p. 54-61, 2003.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19024.pdf. Acesso em: 11 mar. 2011.

GASCUEL, Jacqueline; Barroso, Maria Ines. Um espaco para o livro: como criar, animar ou renovar uma biblioteca. Lisboa: Publicacoes Dom Quixote, 1987. 301 p. Titulo original: Un espace pour le livre.

IMBERNÓN, Francisco. La formación del professorado. Buenos Aires : Paidós, 1994.

KEIKO, Regina. Biblioteca interativa: concepção e construção de um serviço de informação em ambiente escolar. –USP: São Paulo, 1998.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Modelo flexível para um sistema nacional de bibliotecas escolares. Brasília: FEBAB,1985.

SHOOK, John R. Os pioneiros do pragmatismo americano. Rio de janeiro: DP&A, 2002.

VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Downloads

Não há dados estatísticos.