Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico; para tanto recomendamos o preenchimento do PDF da Declaração de Originalidade , assinar e anexar digitalmente no sistema. Repita para esta ação, o mesmo passo para upload do artigo submetido.

  • Certificar-se de que o arquivo submetido está em formato Microsoft Word sem a identificação dos autores, e que o mesmo deverá ser baixado e usado o template de submissão para a estrutura do texto submetido, disponível na barra horizontal da revista. Lembrando que é obrigatório o uso do formato indicado pela editoria da revista. (Os padrões de estilo e requisitos bibliográficos estão descritos nas Diretrizes para Autores.
  • Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT, conforme as instruções para referências e citações do item 6. Todas as referências que possuam o formato eletrônico (periódicos, e-books, teses e dissertações digitais) devem indicar corretamente a URL completa no final da referência. As URL´s muito grandes, deverão ser encurtadas pelo: https://bitly.com/
  • Certificar-se que está usando as palavras-chave padronizadas de acordo com os tesauros abaixo: Tesauro de Ciência da Informação (IBICT); Thesaurus UNESCO ou ERIC Thesaurus. O não cumprimento da inclusão das palavras-chaves padronizadas, dará autorização direta para incluirmos novos termos padronizados. Dúvidas entre em contato com a editoria da revista. [É OBRIGATÓRIO O USO DESTES THESAURUS PARA PADRONIZAR AS PALAVRAS-CHAVE].
  • Certificar-se de que foi realizado o registro para apresentação de iD ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register. É obrigatório o registro de todos os autores do manuscrito, não apenas do primeiro autor.
  • Certificar-se que foi preenchido o formulário do CRedit. Acessar o formulário em:
    https://forms.gle/74XHJWD1h4x6H1SG9
  • Certificar-se que os Metadados do manuscrito seguiu as recomendações e estão devidamente preenchidos, conforme formulário: https://forms.gle/QXjSygenSoVCpG1MA
  • Certificar-se que foi feita a Declaração de Conflito de Interesses [link da Declaração], e incluída como "Outro Documento", ou encaminhada via e-mail: rdbci@unicamp.br


  • Declaro estar ciente de que todos os itens das condições acima foram atendidas, e que na omissão de algum deles terei o manuscrito devolvido ou rejeitado, conforme a pré-avaliação.

Diretrizes para Autores

OBSERVAÇÃO
A revista aceita submissões de temáticas exclusivas de: BIBLIOTECONOMIA e CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.

A Biblioteconomia é uma área interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento que estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação, e gestão da informação e do conhecimento, em diferentes ambientes de informação, tais como bibliotecas, centros de documentação, e centros de pesquisa, onde essas práticas, perspectivas e métodos de representação devem ser aplicados. Atualmente, a área está entrelaçada com diversas outras áreas, principalmente com a Ciência da Informação e a Documentação. (Adaptado da Wikipédia).

Ciência da Informação é um campo interdisciplinar principalmente preocupado com a análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação. Ou seja, esta ciência estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento.

A Ciência da Informação tem o objetivo de analisar o processo de informação desde a sua formação até o processo em que os dados são transformados em conhecimento.

Existem diversas áreas em que a Ciência da Informação pode ser aplicada. Dentro das organizações, a Ciência da Informação é de extrema importância no que se refere a interações entre pessoas de diversos setores e entre diferentes sistemas de informação. 

Enfatizamos que, os trabalhos submetidos apenas com métodos de aplicação, como a bibliometria não serão aceitos. Os trabalhos devem enfatizar a Biblioteconomia ou Ciência da Informação, e não apenas o método utilizado.

Dessa forma, iremos proceder com o uso da Tabela de Classificação do CNPq para estabelecer as áreas e subáreas que aceitaremos como áreas temáticas na subdivisão dentro da Biblioteconomia e Ciência da Informação:

6.07.00.00-9 - Ciência da Informação

  • 6.07.01.00-5 - teoria da informação
  • 6.07.01.01-3 - teoria geral da informação
  • 6.07.01.02-1 - processos da comunicação
  • 6.07.01.03-0 - representação da informação

6.07.02.00-1 - Biblioteconomia

  • 6.07.02.01-0 - teoria da classificação
  • 6.07.02.02-8 - métodos quantitativos
  • 6.07.02.03-6 - técnicas de recuperação de informação
  • 6.07.02.04-4 - processos de disseminação da informação

Além da Tabela de Classificação do CNPq, a Ciência da Informação poderá fazer viés, desde que estejam ligados ao foco e escopo da revista, nas suas principais áreas de estudo, tais como:

  • Modelagem de dados e análise,
  • Logística da informação,
  • Planejamento da informação,
  • Teoria da organização e
  • Interdisciplinaridade da informação.

Outros temas serão analisados pela Comitê Editorial.

1 - NOTA GERAL

1.1 Para apresentação de dados tabulares ver norma do IBGE, ou modelo na estrutura do arquivo para ser submetido (template). Solicitamos manter a mesma formatação que está dentro do template. Se alterar, siga as indicações do item 2 abaixo.

1.2 Recomenda-se indicar em nota de rodapé, na página onde forem citadas, as informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados, sendo que as mesmas não devem ser incluídas na lista de referências.

1.3 Nas referências uso de negrito no título ao invés de sublinhado e itálico, siga o modelo ABNT 6023/2018. (Ver sistema para gerar referências).

1.4 O texto não deverá ultrapassar o limite de 30 páginas. Os textos acima dessa paginação, serão devolvidos para reformulação.

1.5 O texto deve conter no máximo até cinco autores no manuscrito. Destes cinco autores, três deles devem possuir obrigatoriamente o título de doutor(a). Poderão estar neste computo, doutorandos, mestrandos e mestres.  Para trabalhos em dupla, um dos autores deve possuir o título de doutor, enquanto o outro poderá ser doutorando, ou possuir título de mestrado. Infelizmente não estamos aceitando trabalhos com a titulação apenas de bacharel. Trabalhos de graduação não serão aceitos. O cadastro de autor deve seguir o padrão estabelecido pela RDBCI, conforme indicado no Manual de Cadastro do Portal de Periódicos. Clique aqui para acesso. Além de realizar o cadastro pelo sistema, solicitamos que nos encaminhe o cadastro e os metadados preenchidos no formulário.[Clique aqui]. Para incluir os demais autores no site, clique no link do lado direito da tela para "Incluir Coautor". Clique aqui e veja a  imagem ilustrativa.

1.6 A partir da edição de 2021, os autores deverão informar a sua participação na elaboração do manuscrito. Desta forma estaremos adotando o CRediT, com os 14 papéis de contribuições destinados aos autores. Clique aqui para preenchimento do formulário.

1.7 RESUMO ESTRUTURADO: No corpo do resumo não deverá conter citações. As mesmas devem ser retiradas, deixando o texto claro e objetivo. Deve conter: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão em destaque. Obrigatório a inclusão do resumo em português e inglês, tanto no arquivo quanto no sistema. Seguir a NBR-6028 da ABNT.

1.8 As palavras-chave são obrigatórias nos idiomas em português e inglês, bem como padronizadas com o Thesaurus da Unesco e/ou ERIC Thesaurus para termos estrangeiros, e para a língua portuguesa o Tesauro de Ciência da Informação (termos nacionais). É obrigatório o uso dos vocabulários controlados. Termo não existente, caberá a Editoria da Revista decidir. Ver Política.

  • 1.8.1 Quantidade de palavras-chave: Informar no mínimo até cinco palavras-chave no idioma original e Inglês.

1.9 Por decisão da Comissão Editorial, caso o autor principal esqueça de incluir eventuais coautores no sistema no ato da submissão, esse procedimento deverá ser comunicado de imediato por e-mail (rdcbi@unicamp.br) ou telefone (19-3521-6729), antes mesmo de encaminharmos para avaliação, pois a comunicação pós-avaliação não será considerada, e não serão incluídos os demais coautores.

1.10 Todos deverão ter o registro do ORCID e Lattes informados no Cadastro dos metadados.

1.11 Subnota geral: A RDBCI garante que pelo menos 60% do conteúdo da publicação é de pesquisa científica e acadêmica original.

2 - ESTRUTURA E FORMATAÇÃO DO ARQUIVO

2.1 Template: O manuscrito submetido deve estar dentro das normas inseridas no template de submissão. O uso do template é obrigatório no ato da submissão. Textos submetidos sem essa estrutura serão devolvidos para reformulação. Caso contrário, o texto será rejeitado na pré-avaliação. Mantenha a formatação identica a do template!

  • 2.1.1 Não se identificar no template,  citações e referências. Caso seja o autor da submissão, identificar-se com os seguintes exemplos: Autor 1 ou (AUTOR 1) / Autor 2 ou (AUTOR 2), e assim, sequencialmente na medida em que aparece no texto.

2.2. Cabeçalhos das Seções / Subdivisões:

2.2.1 Cabeçalhos das seções: Os cabeçalhos das seções/subdivisões devem ser breves e claros.

2.2.2 Estruturado do manuscrito: O texto do manuscrito deve ser estruturado preferencialmente contemplando os seguintes itens: introdução, método, resultados e conclusão.

2.2.3 Acrônimos e abreviações: Acrônimos e abreviações devem estar entre parênteses e serem precedidos de seu significado completo quando do primeiro uso no texto.

2.3 Configuração do texto:

2.3.1 Tipo de fonte: A configuração do texto deve ser Times New Roman 12, justificado;

2.3.2 Espaçamento: O espaçamento do texto deve ter 1,0, com recuo de 1,1 (1 Tab) na 1ª linha dos parágrafos, sem espaçamento nos parágrafos. Nos títulos/subtítulos de seções, dê um espaçamento de um parágrafo.  

2.3.3 Palavras estrangeiras: Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Para ênfase ou destaque usar negrito, ‘aspas simples’ ou “aspas duplas”.

2.4 Formatação das citações

2.4.1 Citações diretas curtas: No caso de citações diretas curtas (até 3 linhas), as mesmas devem ser colocadas entre aspas duplas.

2.4.2 Citação: A citação deve ser antecedida ou seguida da indicação da fonte, conforme as regras acima, adicionando-se, ainda, a(s) página(s) das quais foram retiradas.

2.4.3 Citações longas: No caso de citações longas (mais de três linhas), a configuração do texto segue: Times New Roman 10, justificado, espaçamento simples, com recuo de 4 cm no parágrafo inteiro.

2.5 Formatação da URL das Referências

2.5.1. Nome e sobrenome: Os nomes dos autores deverão vir abreviados, junto ao SOBRENOME por questão de padronização no sistema.

2.5.2 Abreviação do nome: Adotamos a forma abreviada para facilitar a estrutura da referência no sistema OJS e no artigo.

2.5.3 Número de autores na referência: Lembramos que até três autores devem ser citados na referência de forma abreviada, conforem ite, 2.4.1. A partir do quarto autor, usar a expresão "et al." em itálico.

Exemplos:

  • Apenas um autor:

  • Até três autores:

  • Acima de três autores:

Nota: Instruções e modelos para elaboração de Citações e Referências.  

2.6 Padrão da URL

2.6.1 Sobre o encurtador: Para mantermos o padrão no sistema e no PDF, solicitamos aos autores que encontrando a URL muito extensa,  façam o encurtamento  da URL da referência por um sistema de encurtamento de URL. Sugerimos o Bitly.

2.6.2 Sobre a URL longa: Ao deixarmos a referência com a URL muito longa, ela tende a quebrar no OJS, e isso prejudica a padronização e recuperação.

2.6.3 Sobre a URL em uma linha: As URL´ s que ficarem em uma linha apenas, não há necessidade de encurtar, mas as que ocupam mais de duas linhas da referência, deverão ser encurtadas.

2.6.4 Sobre ativação do link da URL: Lembre-se de ativar todas as URL's inseridas nas referências.

2.5.4 Sobre o DOI nas referências: As referências que tiverem a URL com o DOI, dê preferência para esse link do DOI, pois ele estará organizado sistematicamente. 

  • Exemplo:

Exemplo de encurtamento da URL:

  • Antes:
  • Depois:

>>>>>>> O encurtador de URL sugerido é o Bitly: https://bitly.com/<<<<<<<<


3 - CARTA DE ORIGINALIDADE E DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES

3.1 A cada submissão, uma declaração deve ser enviada com a assinatura de todos os autores, atestando que o manuscrito é original. 

3.2   A carta deve ser preenchida online [PDF editável], baixada, assinada, digitalizada e inserida no sistema, no ato da submissão do trabalho. Para preencher basta clicar em:  "Declaração de Originalidade".

3.3 Não aceitamos submissões de manuscritos via e-mail, só em último caso, se ocorrer problemas no sistema.

3.4 O não envio da declaração no ato da submissão, retornaremos com notificação de rejeição do manuscrito. É obrigatório o envio junto com o manuscrito.

3.5 Conflito de Interesses:

  • 3.5.1 Devem ser comunicados não apenas pelos autores, mas por todos os envolvidos no processo editorial de um manuscrito.
  • 3.5.2 Os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, tais como os submetidos por autores de seu departamento ou colaboradores de pesquisa.
  • 3.5.3 Considerando a possibilidade de conflitos de interesse, o periódico não publica artigos de autoria dos próprios editores da revista.
  • 3.5.4 Se os editores adjuntos tiverem um conflito de interesse, devem delegar a tomada de decisão para outros editores.
  • 3.5.5 Pareceristas devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Relações de trabalho com o autor devem ser consideradas (e.g. participar ou ter participado de projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter relação de orientação com o autor; ter interesse financeiro com o projeto envolvido no manuscrito).
  • Acesso ao drive: https://bit.ly/3wIIpCh
  • E-mail para envio: rdbci@unicamp.br

4 - CADASTRO NO ORCID

4.1 Padronização: Como forma de padronização de autoria, o Comitê da RDBCI tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).

4.2 Acesso gratuito ao registro: O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register

4.3 Como realizar o cadastro: Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "https://" (por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Veja aqui o tutorial para cadastro.

4.5 Obrigatoriedade do ORCID: É obrigatório o registro ORCID de todos os autores. Na plataforma você pode entrar diretamente com a conexão do ORCID, permitindo assim, a sua conexão validada pelo sistema. O autor no ato da submissão, deve clicar em autorização apra que os demais autores façam a validação de seu registro via link encaminhado.


5 - ILUSTRAÇÕES

5.1 Geral: Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi reais (não interpolados).

5.2 Resolução do material: Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução óptica sem compressão (módulo high definition).

5.3 Numeração: Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

5.4 Figuras: A nomenclatura para este tipo de material deve ser Figura com a numeração progressiva separando-se por ponto. Deve ser colocada abaixo da figura, a legenda da fonte. O memso para gráfico.

  • Exemplo: Figura 1. Sala de aula restaurada. 

5.5 Tabelas: As Tabelas devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE.  Indicar a fonte abaixo da tabela.

5.6 Quadros: Para Quadros, a nomenclatura deve ser colocada acima da ilustração. Exemplo: Quadro 1. A estrutura da escola. (Essa informação fica acima do Quadro). Indicar a fonte abaixo do quadro.

  • Exemplo: Quadro 1. Sala de aula restaurada. 

Nota sobre o item 5 - Ilustrações:
Os artigos que possuírem gráficos, figura, tabelas e quadros deverão ser encaminhados em arquivo a parte, anexado no sistema para que possamos realizar edição se for necessário. Não inclua imagem que não possa ser modificada.


6 - TRADUÇÃO DO MANUSCRITO

6.1 Publicação bilíngue: Todas as publicações da RDBCI serão bilíngues (em português e inglês) de acordo com nosso objetivo de internacionalização. Assim sendo, caso seja aceito, o manuscrito deverá ser apresentado também com uma versão traduzida para inglês. 

6.2 Responsabilidade da tradução: A tradução será mandatória para manuscritos aceitos para publicação e será de responsabilidade dos autores.

6.3 Sugestão de tradudores: Temos tradutoras credenciadas que trabalham conosco para a revista, caso o autor necessite desse serviço, iremos informar na Decisão Editorial. Junto com a tradução, deve ser encaminhada, uma declaração ou certificação da tradutora, seja das indicadas por nós, ou de empresa credenciação que possa emitir declaração de revisão. (Exemplo: American Journal Experts - AJE).


7 - PRAZO DE RECEBIMENTO DA SUBMISSÃO, AVALIAÇÃO E DECISÃO EDITORIAL

7.1 A editoria da RDBCI informa que desde o prazo de recebimento dos originais até a decisão editorial final, o prazo varia de 30 a 120 dias, de acordo com a área de interesse encaminhada para avaliação.  

7.2 Como a avaliação é um serviço voluntário para a revista, dependemos muito da boa vontade e disponibilidade dos avaliadores.

8 - GRAVAÇÃO DE VÍDEO SOBRE O ARTIGO

8.1 Orientação para o vídeo 1: Caso a submissão seja aprovada, solicitamos que nos envie um vídeo falando deste artigo, gravado pelo celular de 1 até 2 minutos com a câmera na horizontal. Este é um serviço de marketing digital que estamos fazendo, e endomarketing para divulgar os trabalhos publicados na RDBCI, além da promoção da acessibilidade.

8.2 Orientação para o vídeo 2: Orientamos fazer com o som alto, e em ambiente que não tenha barulho durante a leitura.

8.3 Edição e transferência do arquivo: A edição será feita pela equipe da RDBCI. Os vídeos deverão ser enviados via We Transfer [https://wetransfer.com/] pelo e-mail da revista: rdbci@unicamp.br.

9 - CRITÉRIOS PARA ORGANIZAÇÃO DE NÚMERO TEMÁTICO (DOSSIÊ) COM INSTITUIÇÕES PARCEIRAS COM REVISÃO DUPLO CEGO

9.1 A RDBCI utiliza obrigatoriamente as seguintes instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • 9.1.1 Referências - Elaboração (NBR-6023/2018);
  • 9.1.2 Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520/2002);
  • 9.1.3 Numeração progressiva das seções de um documento escrito (NBR-6024/2003);
  • 9.1.4 Resumo - Apresentação (NBR 6028/2003).

Observação: Conforme, o item 2.6 Padrão da URL, acima, as URL's muito grandes, deverão ser encurtadas pelo: https://bitly.com/

Dossiê

Conjunto de trabalhos científicos com o propósito temático único, que será definido pelo Comitê Editorial. O limite de trabalho na seção dossiê é de oito textos.

Artigos

Esta seção compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.

Artigos de Pesquisa

Esta seção destina-se as pesquisas que se encontram em andamento, ou, já foram concluídas, e publica o conteúdo total do trabalho, mantendo certa originalidade.

Relato de Experiencia

Esta seção destina-se a apresentar trabalhos que mantenha o contexto de relato de trabalhos e experiências profissionais que contribua com a área de atuação.

Resenha

Esta seção destina-se a apresentar resenções literárias acadêmicas da área de atuação dos últimos 4 anos. Para orientar-se em como fazer uma resenha, utilize o site do Lendo.org. A resenha para ser submetida deve conter até dois autores.

Comunicação

Esta seção destina-se a trabalhos apresentados de certa forma em eventos da área em forma de resumo, ou resumo estendido, mas que não foi ainda publicado na forma integral.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.