Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
Certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico; para tanto recomendamos o preenchimento do PDF da Declaração de Originalidade , assinar e anexar digitalmente no sistema. Repita para esta ação, o mesmo passo para upload do artigo submetido.
- Certificar-se de que o arquivo submetido está em formato Microsoft Word sem a identificação dos autores, e que o mesmo deverá ser baixado e usado o template de submissão para a estrutura do texto submetido, disponível na barra horizontal da revista. Lembrando que é obrigatório o uso do formato indicado pela editoria da revista. (Os padrões de estilo e requisitos bibliográficos estão descritos nas Diretrizes para Autores.
- Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT, conforme as instruções para referências e citações do item 6. Todas as referências que possuam o formato eletrônico (periódicos, e-books, teses e dissertações digitais) devem indicar corretamente a URL completa no final da referência.
- Certificar-se que está usando as palavras-chave padronizadas de acordo com os tesauros abaixo: Tesauro de Ciência da Informação (IBICT); Thesaurus UNESCO ou ERIC Thesaurus. O não cumprimento da inclusão das palavras-chaves padronizadas, dará autorização direta para incluirmos novos termos padronizados. Dúvidas entre em contato com a editoria da revista.
- Certificar-se de que foi realizado o registro para apresentação de iD ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register. É obrigatório o registro de todos os autores do manuscrito, não apenas do primeiro autor.
- Certificar-se que foi preenchido o formulário do CRedit. Clique aqui, caso não tenha feito o preenchimento.
-
Certificar-se que os Metadados exemplificados abaixo com as devidas instruções, estão incluídos de forma correta na submissão:
1) Título: Se o título do livro começar com "Um" ou "O" (ou algo similar na ordem alfabética) coloque a palavra no prefixo. Não colocar título em CAIXA ALTA.
2) Subtítulo: Incluir o subtítulo iniciado sempre por minúsculo.
3) Resumo: Incluir o resumo em português e inglês com até 250 palavras.
4) Informações de Cobertura: Incluir nesta área espacial e temporalidade, ou seja, local e cronologia. (Ex.: Brasil; Contemporâneo ou Brasil; Século XXI ou Global; Contemporâneo. Fazer o mesmo para o inglês).
5) Tipo: Incluir neste campo o tipo de suporte. (Ex.: Texto para português e Text para inglês).
6) Direitos: Aqui neste campo, sempre coloque a licença do Creative Commons da Revista: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
7) Idiomas: Informe os dois idiomas da submissão, incluindo apenas as siglas dos idiomas. (Ex.: para Português – pt / para Inglês – en).
8) Área do Conhecimento: Insira a área de conhecimento da temática (Ex.: Biblioteconomia; Ciência da Informação ou Ciências Sociais, etc.).
9) Palavras-chave: Inclua até 5 palavras-chave. Inicial de cada uma em maiúsculo (Ex.: Bibliotecas, Comportamento informacional, Competência em informação, Bibliotecas universitárias).
10) Agências de fomento: Não é obrigatório, mas se quiser colocar a agência e o processo é neste campo que se inclui. (Ex.: FAPESP – Processo n.2020/001258). - Declaro estar ciente de que todos os itens das condições acima foram atendidas, e que na omissão de algum deles terei o mauscrito devolvido ou rejeitado, conforme a pré-avaliação.
Artigos
Esta seção compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.
Artigos de Pesquisa
Esta seção destina-se as pesquisas que já foram concluídas, e publica o conteúdo total do trabalho, mantendo certa originalidade.Relato de Experiencia
Esta seção destina-se a apresentar trabalhos que mantenha o contexto de relato de trabalhos e experiências profissionais que contribua com a área de atuação.Resenha
Esta seção destina-se a apresentar resenções literárias acadêmicas da área de atuação dos últimos 4 anos. Para orientar-se em como fazer uma resenha, utilize o site do Lendo.org.
Comunicação
Esta seção destina-se a trabalhos apresentados de certa forma em eventos da área em forma de resumo, ou resumo estendido, mas que não foi ainda publicado na forma integral.Notícias e Informação
Esta seção destina-se a publicação de textos baseadas em notas técnicas, mas que são avaliadas por pareceristas, avaliando-se seu mérito técnico-científico referete ao escopo da RDBCI.Declaração de Direito Autoral
A RDBCI: Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na RDBCI, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.