Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. Certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico; para tanto recomendamos o preenchimento do PDF da Declaração de Originalidade , assinar e anexar digitalmente no sistema. Repita para esta ação, o mesmo passo para upload do artigo submetido.

  • 2. Certificar-se de que o arquivo submetido está em formato Microsoft Word sem a identificação dos autores, e que o mesmo deverá ser baixado e usado o template de submissão para a estrutura do texto submetido, disponível na barra horizontal da revista. Lembrando que é obrigatório o uso do formato indicado pela editoria da revista. (Os padrões de estilo e requisitos bibliográficos estão descritos nas Diretrizes para Autores.
  • 3. Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT, conforme as instruções para referências e citações do item 6. Todas as referências que possuam o formato eletrônico (periódicos, e-books, teses e dissertações digitais) devem indicar corretamente a URL completa no final da referência. As URL´s muito grandes, deverão ser encurtadas pelo: https://bitly.com/
  • 4. Certificar-se que está usando as palavras-chave padronizadas de acordo com os tesauros abaixo: Tesauro de Ciência da Informação (IBICT); Thesaurus UNESCO ou ERIC Thesaurus. O não cumprimento da inclusão das palavras-chaves padronizadas, dará autorização direta para incluirmos novos termos padronizados. Dúvidas entre em contato com a editoria da revista. [É OBRIGATÓRIO O USO DESTES THESAURUS PARA PADRONIZAR AS PALAVRAS-CHAVE].
  • 5. Certificar-se de que foi realizado o registro para apresentação de iD ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register. É obrigatório o registro de todos os autores do manuscrito, não apenas do primeiro autor.
  • 6. Certificar-se que foi preenchido o formulário do CRedit. Acessar o formulário em:
    https://forms.gle/74XHJWD1h4x6H1SG9
  • 7. Certificar-se que os Metadados do manuscrito seguiu as recomendações e estão devidamente preenchidos, conforme formulário: https://forms.gle/QXjSygenSoVCpG1MA
  • 8. Certificar-se que foi feita a Declaração de Conflito de Interesses [link da Declaração], e incluída como "Outro Documento", ou encaminhada via e-mail: rdbci@unicamp.br


  • 9. Certificar-se que foi feito o preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta [link da Declaração].

  • 10. Declaro estar ciente de que todos os itens das condições acima foram atendidas, e que na omissão de algum deles terei o manuscrito devolvido ou rejeitado, conforme a pré-avaliação.

Diretrizes para Autores

A revista aceita submissões de temáticas exclusivas de: BIBLIOTECONOMIA e CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.

Biblioteconomia é uma área interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento que estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação, e gestão da informação e do conhecimento, em diferentes ambientes de informação, tais como bibliotecas, centros de documentação, e centros de pesquisa, onde essas práticas, perspectivas e métodos de representação devem ser aplicados. Atualmente, a área está entrelaçada com diversas outras áreas, principalmente com a Ciência da Informação e a Documentação. (Texto adaptado da Wikipédia).

Ciência da Informação é um campo interdisciplinar principalmente preocupado com a análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação. Ou seja, esta ciência estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento.

Ciência da Informação tem o objetivo de analisar o processo de informação desde a sua formação até o processo em que os dados são transformados em conhecimento.

Existem diversas áreas em que a Ciência da Informação pode ser aplicada. Dentro das organizações, a Ciência da Informação é de extrema importância no que se refere a interações entre pessoas de diversos setores e entre diferentes sistemas de informação.

Enfatizamos que, os trabalhos submetidos apenas com métodos de aplicação, como a bibliometria não serão aceitos. Os trabalhos devem enfatizar a Biblioteconomia ou Ciência da Informação, e não apenas o método utilizado.

Dessa forma, iremos proceder com o uso da Tabela de Classificação do CNPq para estabelecer as áreas e subáreas que aceitaremos como áreas temáticas na subdivisão dentro da Biblioteconomia e Ciência da Informação:

6.07.00.00-9 - Ciência da Informação 

  •  6.07.01.00-5 - teoria da informação
  •  6.07.01.01-3 - teoria geral da informação
  •  6.07.01.02-1 - processos da comunicação
  •  6.07.01.03-0 - representação da informação

6.07.02.00-1 - Biblioteconomia

  •  6.07.02.01-0 - teoria da classificação
  •  6.07.02.02-8 - métodos quantitativos
  •  6.07.02.03-6 - técnicas de recuperação de informação
  •  6.07.02.04-4 - processos de disseminação da informação

Além da Tabela de Classificação do CNPq, a Ciência da Informação poderá fazer viés, desde que estejam ligados ao foco e escopo da revista, nas suas principais áreas de estudo, tais como:

  •  Modelagem de dados e análise,
  •  Logística da informação,
  •  Planejamento da informação,
  •  Teoria da organização e
  •  Interdisciplinaridade da informação.

Outros temas serão analisados pela Comitê Editorial.

 

Tipos de documentos aceitos

 

A RDBCI aceita os seguintes tipos de documentos para submissão:

  •  Artigo Original
  •  Artigo de Pesquisa
  •  Relato de Experiência
  •  Resenha
  •  Preprints

Em relação aos Preprints, é importante apontar que a RDBCI não considera que a publicação de artigos em repositórios de preprints tirem a originalidade do artigo submetido. A RDBCI está atenta às atualizações dos princípios da Ciência Aberta e, nesse sentido, prevê que artigos publicados em repositórios de preprints possam ser submetidos à revista, sem prejuízos à sua originalidade. 

 

Contribuição dos Autores

 

A partir de 2020, a RDBCI passou a utilizar a estrutura de taxonomia do CREDiT https://credit.niso.org/. Todos os autores devem descrever a sua participação na elaboração do manuscrito por meio do formulário CREDiT disponível nas Condições de Submissão.

 

Preparação do Manuscrito

 

Certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico; para tanto recomendamos o preenchimento do PDF da Declaração de Originalidade , assinar e anexar digitalmente no sistema. Repita para esta ação, o mesmo passo para upload do artigo submetido. 

Certificar-se de que o arquivo submetido está em formato Microsoft Word sem a identificação dos autores, e que o mesmo deverá ser baixado e usado o template de submissão para a estrutura do texto submetido, disponível na barra horizontal da revista. Lembrando que é obrigatório o uso do formato indicado pela editoria da revista

Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT. Todas as referências que possuam o formato eletrônico (periódicos, e-books, teses e dissertações digitais) devem indicar corretamente a URL completa no final da referência. As URL´s muito grandes, deverão ser encurtadas pelo: https://bitly.com/ 

Certificar-se que está usando as palavras-chave padronizadas de acordo com os tesauros abaixo: Tesauro de Ciência da Informação (IBICT); Thesaurus UNESCO ou ERIC Thesaurus. O não cumprimento da inclusão das palavras-chaves padronizadas, dará autorização direta para incluirmos novos termos padronizados. Dúvidas entre em contato com a editoria da revista. [OBRIGATÓRIO O USO DESTES THESAURUS PARA PADRONIZAR AS PALAVRAS-CHAVE]. Lembrando que a quantidade de palavras-chave deve ser de até 5 (cinco) termos tanto no idioma em português quanto inglês. 

Certificar-se de que foi realizado o registro para apresentação do iD ORCID

Certificar-se que foi preenchido o formulário do CRediT.

Certificar-se que foi feita a Declaração de Conflito de Interesses, e incluída como "Outro Documento" no sistema.

 

Formato de Envio dos Artigos

 

Estruturado do manuscrito: O texto do manuscrito deve ser estruturado preferencialmente contemplando os seguintes itens: introdução, método, resultados e conclusão. 

Cabeçalhos das seções: Os cabeçalhos das seções/subdivisões devem ser breves e claros. 

Configuração do texto:

  •  Arquivo em Word (extensão doc. ou docx.), texto fonte: Times New Roman 12; configuração da página: A4; margens direita, superior e inferior: 2,5cm; margem esquerda: 3cm; espaçamento entrelinhas: 1,0; recuo de 1,25 na primeira linha; alinhamento do texto: justificado; numeração de páginas: canto superior direito. É imprescindível o uso do template que possui toda a formatação adequada para submissão.
  •  Tipo de fonte: A configuração do texto deve ser Times New Roman 12, justificado;
  •  Espaçamento: O espaçamento do texto deve ter 1,0, com recuo de 1,1 (1 Tab) na 1ª linha dos parágrafos, sem espaçamento nos parágrafos. Nos títulos/subtítulos de seções, dê um espaçamento de um parágrafo.  
  •  Acrônimos e abreviações: Acrônimos e abreviações devem estar entre parênteses e serem precedidos de seu significado completo quando do primeiro uso no texto.
  •  Palavras estrangeiras: Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Para ênfase ou destaque usar negrito, ‘aspas simples’ ou “aspas duplas”.
  •  Notas explicativas no rodapé devem estar em fonte Corbel Light 10 enumeradas em algarismos arábicos.
  •  As citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) deverão estar completas nas referências ao final do texto.
  •  Tabelas, gráficos e quadros (em formato editável, ou seja, elaboradas a partir do próprio Word) deverão ser enumerados e inseridos no espaço a eles destinado com suas respectivas fontes.
  •  As figuras (em extensão jpeg ou png – a partir de 300 dpi) devem estar incluídas no arquivo Word e devem ser enviadas separadamente (anexadas durante a submissão do artigo como documento suplementar).  Tabelas, gráficos, quadros e figuras podem ser enviados em formato colorido.
  •  As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Nomes próprios estrangeiros não deverão estar em itálico.
  •  Os links para endereços eletrônicos deverão estar ativos. O arquivo para submissão deve estar em formato Word SEM a identificação dos autores.
  •  Os artigos devem ser submetidos SEM qualquer identificação de autoria. Para tanto, é necessário que os autores, no momento da submissão do artigo, preencham corretamente as informações de seu Perfil de Usuário e também as informações do Passo 3 (Dados da Submissão) da plataforma OJS (colocando nome completo, e-mail, instituição/afiliação, país e resumo da biografia de cada autor do artigo) e retirem do artigo trechos e informações que facilitem a identificação da autoria.
  •  Entre os itens que devem ser retirados estão referências a projetos de pesquisa e autocitações. Essas informações deverão ser disponibilizadas na Folha de Rosto que o autor deve enviar durante a submissão como documento suplementar, separado do artigo. Estas informações poderão ser incluídas no artigo posteriormente à sua aprovação, quando for o caso.
  •  Folha de Rosto: na submissão do artigo os autores devem enviar os metadados completos, via sistema online, confeccionada por meio do formulário, contendo:
    •  Título;
    •  Título no idioma original do artigo e título em inglês para artigos em português;
    •  Nome completo de cada autor; 
    •  Afiliação de cada autor (com Universidade, Cidade, Estado (se houver), País);
    •  Endereço eletrônico de cada autor;
    •  Indicar qual dos autores é o autor correspondente;
    •  ORCID de cada autor;
    •  Contribuição de cada autor para o manuscrito: a RBI adota o sistema de especificação baseado no sistema CRediT (Contributor Roles Taxonomy), porém adaptado às práticas da RDBCI; esse sistema resume a contribuição dos autores em: 
    •  Indicação sobre conflito de interesse (se não houver conflito, por favor, declare “não há conflito de interesse”);
    •  Fonte de financiamento do artigo (se não houver fonte financiamento, por favor, declare “não há fonte de financiamento”);
    •  Agradecimentos (se houver).
    •  Título inglês;
    •  Resumo (Os resumos devem ser claros, facilmente legíveis e fornecem um excelente resumo abrangente do artigo com tamanho suficiente?);
    •  Palavras-chave em português e inglês;
  • Acesso ao Formulário da Folha de Rosto.
 

Ativos Digitais

 
  •  Geral: Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi reais (não interpolados).
  •  Resolução do material: Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução óptica sem compressão (módulo high definition).
  •  Numeração: Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.
  •  Figuras: A nomenclatura para este tipo de material deve ser figura com a numeração progressiva separando-se por ponto. Deve ser colocada abaixo da figura, a legenda da fonte. O mesmo para gráfico. Exemplo: Figura 1. Sala de aula restaurada. 
  •  Tabelas: As Tabelas devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE.  Indicar a fonte abaixo da tabela.
  •  Quadros: Para Quadros, a nomenclatura deve ser colocada acima da ilustração. Exemplo: Quadro 1. A estrutura da escola. (Essa informação fica acima do Quadro). Indicar a fonte abaixo do quadro. Exemplo: Quadro 1. Sala de aula restaurada. 
  •  Nota sobre o item 5 - Ilustrações:

Os artigos que possuírem gráficos, figura, tabelas e quadros deverão ser encaminhados em arquivo à parte, anexado no sistema para que possamos realizar edição se for necessário. Não inclua imagem que não possa ser modificada.

 

Citações e Referências

 

RDBCI utiliza obrigatoriamente as seguintes instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  •  Referências - Elaboração (NBR-6023/2018);
  •  Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520/2002);
  •  Numeração progressiva das seções de um documento escrito (NBR-6024/2003);
  •  Resumo - Apresentação (NBR 6028/2003).

Referências e citações:

As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, espaçamento simples com 6pt antes e 0pt depois entre os parágrafos. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c. As referências devem incluir apenas os trabalhos efetivamente utilizados para a elaboração do artigo.
Exemplos:

1) Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).

Exemplo:

SANTOS, G. C. Acrônimos, siglas e termos técnicos: arquivística, biblioteconomia, documentação, informática. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Átomo, 2012. 289 p. (Série Dicionários).

Citação no texto: Santos (2012) ou no final da citação (SANTOS, 2012).

2) Capítulos de livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (em negrito). Edição. Local: editora, data, número das p. (páginas consultadas) ou v. (Série ou Coleção).

Exemplo:

RIBEIRO, C. M. Biblioteca digital. In: SANTOS, G. C. Acrônimos, siglas e termos técnicos: arquivística, biblioteconomia, documentação, informática. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Átomo, 2012. 289 p. (Série Dicionários).

Citação no texto: Ribeiro (2012) ou no final da citação (RIBEIRO, 2012).

3) Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO (em negrito e maiúsculo), número, ano, local de realização. Título da publicação seguindo de reticências entre colchetes (em negrito).  Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.

Exemplo:

SANTOS, G. C. Biblioteca escolar digital (BedNet). In: SEMINARIO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, 3., 2004, Campinas, SP. Anais [...]. Campinas, SP: UNICAMP/FE, 2004. p.25-35.  

Citação no texto: Santos (2004) ou no final da citação (SANTOS, 2002).

4) Partes de publicações periódicas

4.1) Artigos de periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação. 

Exemplo: 

SANTOS, G. C.; FERREIRA, D. T. Registrando, indexando e preservando digitalmente a RDBCI: Indicadores da produção de 2003 a 2016. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 541–560, 2016.

Citação no texto: Santos e Ferreira (2016) ou no final da citação (SANTOS; FERREIRA, 2016).

4.2) Artigos de jornal: 

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do jornal. Número ou título do caderno, seção ou suplemento, local, páginas inicial-final, dia, mês, ano. 

Exemplo: 

BRITO, A. As relíquias dos sebos de Campinas: pontos de venda de livros usados sobrevivem ao domínio das megastores e oferecem um acervo que faz invejas às bibliotecas. Gazeta Mercantil, São Paulo, 6 ago.1999.

Citação no texto: Brito (1999) ou no final da citação (BRITO, 1999).

5) Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título (em negrito): subtítulo. Ano, número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) - Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

Exemplo:

SANTOS, G. C. Estudo da interlocução entre biblioteca-escola-tecnologia, baseada na Internet: um estudo de caso na Escola Estadual Sergio Pereira Porto. 2002.  Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.

Citação no texto: Santos (2002) ou no final da citação (RSANTOS, 2002).

6) Publicações online:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, número de páginas, ano. ISSN.  Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia/mês/ano. DOI (quando for o caso).

Exemplo:

SOUZA, K. P. Biblioteca universitária: análise de riscos. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 17, p. e019037, 2019. DOI 10.20396/rdbci.v17i0.8653319. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8653319. Acesso em: 11 nov. 2022.

Citação no texto: Souza (2019) ou no final da citação (SOUZA, 2019).

RDBCI: REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2003- . ISSN 1678-765X. Anual. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci. Acesso em: 06 jan. 2021.

Citação no texto: RDBCI... (2003) ou no final da citação (RDBCI..., 2003).

PASSOS, R. A presença da competência em informação no Plano Nacional do Livro e da Leitura: aspectos sobre mediação da leitura e formação de mediadores. 2015. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627403. Acesso em: 11 nov. 2022.

Citação no texto: Passos (2015) ou no final da citação (PASSOS, 2015).

Para outros exemplos recomendamos consultar as normas da ABNT-NBR-6023/2018. Para os usuários de sistemas eletrônicos de indexação de referências (Mendeley, EndNote, Zotero ou outro), adotar como padrão o estilo ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas para normalizar as referências.

 

Documentos Suplementares

 

 

Dossiê

Conjunto de trabalhos científicos com o propósito temático único, que será definido pelo Comitê Editorial. O limite de trabalho na seção dossiê é de oito textos.

Artigos

Esta seção compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.

Artigos de Pesquisa

Esta seção destina-se as pesquisas que se encontram em andamento, ou, já foram concluídas, e publica o conteúdo total do trabalho, mantendo certa originalidade.

Relato de Experiencia

Esta seção destina-se a apresentar trabalhos que mantenha o contexto de relato de trabalhos e experiências profissionais que contribua com a área de atuação.

Resenha

Esta seção destina-se a apresentar resenções literárias acadêmicas da área de atuação dos últimos 4 anos. Para orientar-se em como fazer uma resenha, utilize o site do Lendo.org. A resenha para ser submetida deve conter até dois autores.

Comunicação

Esta seção destina-se a trabalhos apresentados de certa forma em eventos da área em forma de resumo, ou resumo estendido, mas que não foi ainda publicado na forma integral.

Política de Privacidade

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