Foco e Escopo

Escopo
A RDBCIRevista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação / RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science é uma publicação contínua vinculada ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU), tendo como foco divulgar unicamente trabalhos da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Publica artigos inéditos, relatos de experiência, pesquisas em andamento e resenhas relacionados com a Ciência da informação ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades desta área. Adota em seu processo editorial a avaliação cega por pares, onde os trabalhos são encaminhados para especialistas para análise, atendendo aos critérios de sua política editorial. A Ciência da Informação é uma área interdisciplinar que estuda os fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização de informações em todos os campos do saber. Desde 2016, a revista adotou o idioma bilíngue nas suas edições, ou seja, português e inglês.

Público alvo
Bibliotecários, Cientista da Informação, Educadores, Profissionais ligado à área da informação.

Missão
Comprometimento com a comunidade científica de desenvolver um periódico de excelência e qualidade para a área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, com base no conhecimento e na experiência de profissionais, adquiridos através da investigação, inovação e desenvolvimento.

Processo de Avaliação pelos Pares

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções:

  1. Aceitação do artigo tal como enviado;
  2. Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;
  3. Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Como dito acima, a RDBCI trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

Periodicidade

A RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação a partir do volume 17 de 2019, passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida. Não há fascículos, nem periodicidade como usamos atualmente. Publicaremos os artigos aprovados em vários conjuntos em um volume por ano. O sumário completo e o editorial serão publicado junto com o último conjunto de artigos do volume.

Estrato Qualis-CAPES (2013-2016)


Fonte: Sucupira-Qualis (2013-2016)

Política de uso dos Tesaurus e Vocabulários Controlados para Indexação

A RDBCI : Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação /RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science em sua Polítca de Uso de Tesauros e Vocabulários Controlados adota como padrão para as palavras-chave o TCI – Tesauro de Ciência da Informação e para as keywords o Thesauro da UNESCO ou o Tesauro do ERIC (Education Resources Information Center) quando o termo não é encontro no Tesauro da UNESCO.

O TCI é um "tesauro capaz de retratar as diversas áreas de domínios de uma área e construído levando-se em conta as garantias literárias, de uso e a estrutural. Optou-se através da junção e avaliação de tesauros existentes para a área, nesta e em demais línguas. A escolha dos tesauros que iriam servir de base à criação do TCI foi orientada pela legitimidade dos órgãos responsáveis por sua criação, por seu uso consolidado na comunidade usuária e pela disponibilidade de acesso aos mesmos.” (TCI, 2011).

O acesso poderá ser feito em "TCI".

“O Thesaurus UNESCO é uma lista controlada e estruturada de termos utilizados na análise de assunto e recuperação de documentos e publicações nas áreas de educação, cultura, ciências naturais, sociais e ciências humanas, comunicação e informação. Continuamente enriquecida e atualizada, a sua terminologia multidisciplinar reflete a evolução dos programas da Organização e atividades. O Thesaurus UNESCO contém 7.000 termos em Inglês e em russo, 8.600 termos em francês e em espanhol.” (UNESCO, 2011).

O acesso poderá ser feito em "Thesaurus UNESCO".

“O Tesauro ERIC é uma lista de termos que representam tópicos de pesquisa no campo da educação. Os descritores do Tesauro ERIC são atribuídos a todos os documentos da biblioteca digital ERIC para descrever o conteúdo do assunto. Os termos do tesauro ERIC representam o vocabulário utilizado nos documentos que compõem a coleção de bibliotecas digitais ERIC.” (ERIC, 2017).

O acesso poderá ser feito em "ERIC Thesaurus". 

Política de Quarentena

RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação / RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science não publica colaborações do(s) mesmo(s) autor(es) por edições consecutivas, mesmo que sendo com co-autoria. O manuscrito deverá aguarda o periódo de 18 meses para que seja publicada na edição correspondente a esse periódo de espera.

Taxas de submissão e publicação de textos

RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação / RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science não cobra nenhuma taxa (APC) por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita de acesso aberto.

Declaração de Ética e Conduta de Boas Práticas

A RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da InformaçãoRDBCI: Digital Journal of Library and Information Science  (Sistema de Bibliotecas/UNICAMP), ISSN eletrônico 1678-765X, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos, baseada no código de conduta do COPE (Committee on Publication Ethics). A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na RDBCI. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. 

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

Publicação Contínua / Rolling Pass

  • A RDBCI a partir do volume 17 de 2019 passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida.
  • A publicação contínua ou rolling pass é a publicação de artigos conforme vão sendo aprovados. Não há fascículos, nem periodicidade. Não há periodicidade fechada em meses como usamos atualmente. É um volume por ano.
  • Essa medida minimiza o problema do tempo de publicação entre o aceite a divulgação do artigo aprovado, justamente pela grande demanda de submissões recebidas pela Revista. Também consideramos uma forma de dar visibilidade e ampliar o acesso aos artigos já arbitrados, permitindo que sejam editorados, formatados, validados os DOI´s e publicados continuamente.

Integridade e Prevenção de Plágio

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

Formulário de Avaliação

FORMULARIO DE AVALIAÇÃO RDBCI

Este formulário permite que o parecerista tenha subsídios para a realização da avaliação do trabalho submetido de forma online.

1. Título*

2. Tipo de texto*





3. Estrutura conceitual do trabalho - Originalidade

* [   ] Sim  [    ] Não  [    ] Necessita de adequações

 

4. Estrutura formal do trabalho - Adequação às normas de publicação

* [   ] Sim  [    ] Não  [    ] Necessita de adequações

 

5. Estrutura formal do trabalho - Correção, clareza e coerência de linguagem

* [   ] Sim  [    ] Não  [    ] Necessita de adequações

 

6. Estrutura formal do trabalho - Adequação das referências e citações às normas da ABNT

* [   ] Sim  [    ] Não  [    ] Necessita de adequações

 

7. Estrutura formal do trabalho - Adequação e qualidades das tabelas, gráficos e ilustrações

* [   ] Sim  [    ] Não  [    ] Necessita de adequações

 

8. Estrutura conceitual do trabalho - Abrangência e pertinência do conteúdo em relação à área

* [   ] Sim  [    ] Não  [    ] Necessita de adequações

 

9. Estrutura conceitual do trabalho - Clareza e articulação dos conceitos

* [   ] Sim  [    ] Não  [    ] Necessita de adequações

 

10. Estrutura conceitual do trabalho - Atualização dos conceitos

* [   ] Sim  [    ] Não  [    ] Necessita de adequações

 

11. Outros aspectos que julgar relevante

 

12. Posicionamento do avaliador (escolha)*



 

13. Parecer final (Justificativa)*

 

 

* Indica campo obrigatório

Política de Arquivamento Pós-Print

A RDBCI está indexada nos Diretórios de Políticas Editoriais Diadorim e Sherpa/RoMEO que informa a política de arquivamento utilizada após publicação.

 

Data de Publicação dos Fascículos

Histórico do periódico

A RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da InformaçãoRDBCI: Digital Journal of Library and Information Science foi criada em 13 de setembro de 2003, sendo totalmente concebida em ambiente digital, e lançada durante o III Ciclo de Palestras, organizado pela FEBAB e realizado no auditório da Biblioteca Central da UNICAMP.

Após 13 anos, reconhecid pela sigla "RDBCI", ou seja, até o volume 13, a revista denominada Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, passa a partir, do volume 14 (2016), a ser renomeada inicialmente pela sua sigla da seguinte forma: RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com a extensão do título também para o inglês: RDBCI : Digital Journal of Library and Information Science.

A RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, desde janeiro de 2016 até dezembro de 2017, adotou a prática de Publicação Avançada de Artigos (PAA), conhecida também como Ahead of Print (AOP). Essa medida minimizava o problema do tempo de publicação entre o aceite a divulgação do artigo aprovado, justamente pela grande demanda de submissões recebidas pela Revista. Também consideramos uma forma de dar visibilidade e ampliar o acesso aos artigos já arbitrados, independentemente de sua editoração e formatação para a fase de edição final.

Destacamos que essa modalidade está sendo amplamente empregada em muitos periódicos nacionais e estrangeiros que querem antecipar a publicação de seus artigos e pesquisas já aprovados pelos referees. Haja vista que a morosidade do retorno de pareceres é um dos problemas enfrentados quando o artigo está em processo de avaliação, tal prática vem possibilitar o Editor a agilizar os trabalhos já avaliados e editorados, cabendo a ele fomentar esses dados para divulgação e viabilizá-los para as estatísticas de sua publicação.

 "A modalidade de publicação avançada de artigos (PAA) ou Ahead of Print (AOP) permite a publicação individual de artigos já aprovados e editorados, ou seja, antes da composição dos números. Esta modalidade pode antecipar em até meses a publicação dos artigos. O objetivo é acelerar a comunicação das pesquisas e antecipar sua exposição para acesso e citação. (SCiELO, 2015)" 

Modalidade de Publicação / Publicação Contínua

A RDBCI a partir do volume 17 de 2019 passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida.
A publicação contínua ou rolling pass é a publicação de artigos conforme vão sendo aprovados. Não há fascículos, nem periodicidade. Não há periodicidade fechada em meses como usamos atualmente. É um volume por ano.
Essa medida minimiza o problema do tempo de publicação entre o aceite a divulgação do artigo aprovado, justamente pela grande demanda de submissões recebidas pela Revista. Também consideramos uma forma de dar visibilidade e ampliar o acesso aos artigos já arbitrados, permitindo que sejam editorados, formatados, validados os DOI´s e publicados continuamente.
 

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447