Banner Portal
Mapeamento de conhecimento: Identificação de palavras através de coocorrência
PDF

Palavras-chave

Conhecimento. Literatura científica. Serviços. Mapeamento. Coocorrências

Como Citar

INOMATA, Danielly Oliveira; MANHÃES, Mauricio Cordeiro; FRAGA, Bruna Devens; RADOS, Gregorio Jean Varvakis. Mapeamento de conhecimento: Identificação de palavras através de coocorrência. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 279–297, 2015. DOI: 10.20396/rdbci.v13i2.2121. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2121. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo propõe um procedimento para a pesquisa bibliográfica, tendo como principal resultado o mapeamento da coocorrência de palavras com base em palavras-chave específicas. Este procedimento foi desenvolvido para identificar as principais áreas de pesquisa em campos onde as palavras têm significados complexos e, muitas vezes, estão em fase de interpretação pré-paradigmáticas. Como é o caso da palavra "serviço", que serve como ilustração para este artigo. O procedimento mapeia a coocorrência de palavras, e identifica as presenças fracas ou fortes de palavras específicas em relação à produção de literatura acadêmica. O procedimento proposto, combinado com o apoio de especialistas, identifica palavras solares, planetárias e satélites em relação a um campo de pesquisa acadêmica específico. Como resultado, ele cria um mapa de conhecimento da produção acadêmica nas áreas de pesquisa abordadas pelo procedimento proposto. Desse modo, ele corrobora alguns entendimentos encontrados na literatura no que diz respeito aos termos identificados na coocorrência, como no caso do termo “serviço”: ciência, gestão, engenharia e design. No entanto, os resultados acima mencionados apontam para a necessidade de mais pesquisas sobre o termo "inovação em serviço”, devido ao fato dele ter um índice menor de ocorrência, quando comparado a outros termos. Recomenda-se fazer, ao aplicar este procedimento em pesquisas futuras, a análise com base no tempo da produção acadêmica.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v13i2.2121
PDF

Referências

BARDIN, L. A análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRAMBILLA, S. D. S.; STUMPF, I. R. C. Produção científica da UFRGS representada na WoS (2000-2009). Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n. 3, p. 34-50, jul./set. 2012.

CHESBROUGH, H.; SPOHRER, J. A research manifesto for services science. Communications of the ACM, v. 49, n. 7, 2006.

FERREIRA, A. G. C. Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. Data Grama Zero: Revista de Ciência da Informação. Rio de Janeiro, v.11, n.3, p. 1-7, jun. 2010. Disponível em: < http://www.dgz.org.br/jun10/Art_05.htm >. Acesso em: 14 jul. 2014.

GREENWOOD, R. J. et al. Effects of case management after severe head injury. British Medical Journal, v. 308, n. 6938, p. 1199–1205, 1994.

HEGAZY, T.; ALI, A.; ABDEL-MONEM, M. Prospects of mind maps for better visualization of infrastructure literature. Journal of Professional Issues in Engineering Education & Practice, v. 137, n. 4, p. 239-247, 2011.

JACCARD, P. Distribution de la flore alpine dans le bassin des Dranses et dans quelques régions voisines. Bulletin de la Société Vaudoise des Sciences Naturelles, v. 37, pp. 241-272, 1901.

LARSON, R. Service science: At the intersection of management, social, and engineering sciences. IBM Systems Journal, pp. 1–17, 2008.

MACHADO, R. das N. Produtividade dos autores em ceratocone: estudo longitudinal em artigos indexados no SciELO Brasil (2001-2010). RDBCI, v. 11, n. 1, p. 1-20, 2013. Disponível em: < http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/558/pdf>. Acesso em: 14 jul. 2014

MAGLIO, P. P. et al. Service systems, service scientists, SSME, and innovation. Communications of the ACM, v. 49, n. 7, p. 81–85, 2006.

MAGLIO, P. P. et al. The service system is the basic abstraction of service science. Information Systems and e-Business Management, v. 7, n. 4, p. 395–406, doi:10.1007/s10257-008-0105-1, 2009.

MAGLIO, P. P.; SPOHRER, J. Fundamentals of service science. Journal of the Academy of Marketing Science, 36(1), 18–20. doi:10.1007/s11747-007-0058-9, 2007.

MOERE, A. V., MIEUSSET, K. H., & GROSS, M. Visualizing abstract information using motion properties of data-driven infoticles. In R. F. Erbacher, P. C. Chen, J. C. Roberts, M. T. Gr÷hn, & K. B÷rner (Eds.), Proc. SPIE 5295, Visualization and Data Analysis 2004 (Vol. 5295, pp. 33–44). San Jose, CA. doi:10.1117/12.539238, (2004).

MUGNAINI, R. et al. Indicadores bibliométricos da produção científica brasileira: uma análise a partir da base Pascal. Ciência da Informação, v. 33, n. 2, p. 123-131, 2004.

OSTROM, A. L. et al.. Moving Forward and Making a Difference: Research Priorities for the Science of Service. Journal of Service Research, v. 13, n. 1, 4–36. doi: 10.1177/1094670509357611, 2010.

SMALL, H. Co-citation in the scientific literature: A new measure of the relationship between two documents. Journal of the American Society for Information Science, 24(4), 265–269. doi:10.1002/asi.4630240406, 1973.

SPATH, D.; FÄHNRICH, K.-P. Service engineering: State of the art and future trends. In: SPATH, D.; FÄHNRICH, K.-P. (Eds.). Advances in Services Innovations. [S.l.]: Springer Berlin Heidelberg, 2007. p. 3–16.

VANTI, N. Indicadores web e sua aplicação à produção científica disponibilizada em revistas eletrônicas. In: FERREIRA, S. M.; TARGINO, M. das G. (Orgs.). Acessibilidade e visibilidade de revistas científicas eletrônicas. São Paulo: Editora São Paulo, 2010.

WADE, V. P.; RICHARDSON, T. Workflow - a unifying technology for operational support systems. In: IEEE SYMPOSIUM RECORD ON NETWORK OPERATIONS AND MANAGEMENT SYMPOSIUM. Anais... [S.l: s.n.], 2000. Disponível em: <http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0033715088&partnerID=40&md5=5ab4de4aa651890789e0064779ad7f3c >. Acesso em: 14 jul. 2014.

A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação /  Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.