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As geociências e as tecnologias de informação e comunicação (TICs) na interface ensinar-aprender
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Palavras-chave

Ensino de geociências. TICs no ensino. Formação de professores.

Como Citar

SIGNORETTI, Vlander Verdade; CARNEIRO, Celso Dal Ré. As geociências e as tecnologias de informação e comunicação (TICs) na interface ensinar-aprender. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 466–473, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637365. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637365. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação (TICs), apoiadas em conhecimentos de Geociências, podem contribuir para mudar a postura de professores e alunos da educação básica e melhorar o desempenho de alunos nos exames de avaliação de aprendizado. Na área de ensino de Ciências, os resultados têm sido preocupantes e até mesmo críticos. Este artigo propõe que modelos educacionais apoiados em Geociências e condizentes com a época atual possam contribuir para a aprendizagem significativa e para estimular o professor a criar situações favoráveis ao aprendizado. Exigem-se soluções inovadoras e abordagens que fundamentem, cada vez mais, cursos de formação de professores, pautados em computadores, para integrar as TICs à educação do aluno. Conclui-se que investir em educação nessa época de imprevisibilidade pressu­põe, além da criação de espaços reais e virtuais de comunicação, formação contínua e valorização daqueles que promovem o seu desenvolvimento. O ensino de Ciências e, conseguinte, o ensino das Geociências, representa a geração de condições para formação de cidadãos cultos e capazes de discernir de modo adequado frente às escolhas que a vida se lhes apresentará.

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637365
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