Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Terrae Didatica
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Política de Direitos Autorais
Política de Arquivamento
Política de Acesso Aberto
Política de Retratação do Crossmark
Ações Antiplagiarismo e Similaridade
Princípios Éticos e Boas Condutas
Processo de Revisão por Pares
Regimento Interno
Equipe Editorial
Contato
Edições
Atual
Arquivos
Indexadores
Indexadores
Fontes de divulgação
Métricas
Anúncios
Outros periódicos
Buscar
Blog PPEC
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 10 n. 3 (2014): Interfaces Geociências e Ensino: 40 anos de experiências (1973-2013): set./dez.
v. 10 n. 3 (2014): Interfaces Geociências e Ensino: 40 anos de experiências (1973-2013): set./dez.
Publicado:
2015-06-23
Artigos
Ensino de geologia introdutória: raízes e desdobramentos da mudança curricular em 1973 na USP
Ivan Amorosino do Amaral
161-170
PDF
Movimento de consolidação nacional de novas bases para o ensino de geociências
Carlos Alberto Lobão Cunha
171-177
PDF
Curso de especialização em ensino de geociências: vinte anos de experiências
Oscar Braz Mendonza Negrão
178-190
PDF
O Fórum Nacional de Cursos de Geologia e as diretrizes curriculares nacionais: histórico e perspectivas
Celso Dal Ré Carneiro Carneiro
191-203
PDF
Inovação no paradigma curricular: os projetos temáticos em geologia
Rualdo Menegat, Ana Maria Pimentel Mizusaki, Marcus Remus, Lidia Maria Vignol Lelarge Lelarge, Norberto Dani
204-216
PDF
Aciertos, distorsiones y falacias en la enseñanza de las ciencias naturales de la educación secundaria obligatoria de Argentina
Hector Luis Lacreu
217-226
PDF
Reorganização das metas curriculares no ensino básico português: o caso das geociências
Jorge Bonito
227-239
PDF
Método científico e controvérsias nas geociências
José Roberto Serra Martins, Celso Dal Ré Carneiro
240-249
PDF
Acciones de difusión de las ciencias de la tierra en Argentina hoy
Leonor Bonan
250-259
PDF
La 6ª Olimpíada Internacional de Ciencias de la Tierra en Argentina: crónica de una experiencia compleja
José Sellés-Martínez
260-273
PDF
Análise de alguns casos nacionais de seleção e preparação para a International Earth Science Olympiad, IESO
Roberto Greco, Luiz Anselmo Costa Nascimento Ifanger
274-282
PDF
A construção de um litofone em uma abordagem interdisciplinar
Arlino Camargo Livério Junior, Eduardo Matos Santos, Adriana Pedrosa Biscaia Tufaile, Alberto Tufaile, Carlos Molina Mendes, Rosely Aparecida Liguori Imbernon
283-288
PDF
Abordagem transdisciplinar dos parâmetros curriculares nacionais de química: o caso das geociências
Sidnei de Lima Júnior, Alfredo Borges de Campos, Cleonice Rocha
289-297
PDF
Kit didático “da rocha ao grão” ... de areia
Christine Laure Marie Bourotte, Maria Cristina Motta de Toledo, Wania Duleba, Gabriela Tieme Aramaqui, Larissa Gracielle Dellisa Campos, Patricia Junia Viana
298-304
PDF
Uma proposta de inclusão da astronomia na formação profissional superior em ciências da terra
Flávia Requeijo, Celso Dal Ré Carneiro
305-318
PDF
Ciências da terra em cursos que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental
Elias Profeta Ramos de Araujo, Maria Cristina Motta de Toledo
319-330
PDF
Desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de geociências para a Banca das Ciências e Experimentoteca da EACH/USP
Caroline Bertocco Garcia, Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Ricardo Augusto V. Lacerda
331-335
PDF
Educar para prevenir: proteção e defesa civil nas escolas por um currículo escolar vivo
Lucilene de Freitas Baeta, Natália Leite de Morais
336-345
PDF
Ensino de geociências: elos entre duas universidades estaduais (Unicamp e UEFS) e uma universidade federal (UFBA) na década de 1990
Joselisa Maria Chaves, José Carlos Barreto de Santana, Osmario Rezende Leite, Joil José Celino
346-350
PDF
Intemperismo simulado em animação gráfica
Maria Cristina Motta de Toledo, Carolina Harumi Takayama, Christine Laure Marie Bourotte
351-356
PDF
Interfaces currículo do ensino médio e geociências: 10 anos de reflexões de grupo de pesquisa colaborativa
Natalina Sicca, Pedro Gonçalves, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Maurílio Alves, Maria Bernardete de Siqueira Canesin, Maria José dos Santos, Mirian de La Corte, Reino Figueiredo
357-367
PDF
Contribuições do ensino de geociências à formação de uma massa crítica de professores e investigadores
José Roberto Serra Martins, Celso Dal Ré Carneiro
368-377
PDF
Monitoria proativa: uma experiência didático-pedagógica do grupo de ensino de Geologia Introdutória da Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará, Belém-PA
Francisco de Assis Matos de Abreu, José Fernando Pina Assis, Jamylle Trindade de Matos, Leticia Briglia Ramos Arantes, Eliã Jéssica Oliveira Silva
378-382
PDF
Notas preliminares sobre o potencial de uso da experimentação no ensino de geociências na educação básica
Renata Correia Costa, Alfredo Borges de Campos, Cleonice Rocha
383-393
PDF
Percepção de alunos de engenharia ambiental sobre o tema das mudanças climáticas e sua área de atuação profissional
Karina da Costa Sousa, Denise de La Corte Bacci
394-406
PDF
Proposta de conteúdos alternativos e atividades para abordagem do tema água no ensino médio
Claudia de Vilhena Schayer Sabino, Wolney Lobato, Fernando Costa Amaral, Isabela Moreira
407-424
PDF
Aspectos do projeto político pedagógico do Movimento Escoteiro no Brasil e reflexos na educação ambiental
Camila Moreno de Lima Silva, Rosely Aparecida Liguori Imbernon
425-435
PDF
Contributos da reforma curricular em Timor-Leste para a literacia do cidadão em ciências da terra
Jorge Bonito, Dorinda Rebelo, Margarida Morgado, Conceição Gomes, Celeste Coelho, António Soares de Andrade, Luís Marques
436-454
PDF
Relevamiento de los contenidos curriculares de ciencias de la tierra en la formación de profesores de primaria de la ciudad de Buenos Aires
Diego Arias Regalía, Leonor Bonan
455-460
PDF
Pesquisas em ensino e história de ciências da terra: afinidades entre as universidades estaduais de Campinas e Feira de Santana
Joselisa Maria Chaves, Fábio Gonçalves da Silva, Ana Paula Amorim Ramos, Karla Christiane Ribeiro Tanan
461-465
PDF
As geociências e as tecnologias de informação e comunicação (TICs) na interface ensinar-aprender
Vlander Verdade Signoretti, Celso Dal Ré Carneiro
466-473
PDF
Sínteses
Síntese das decisões do XIV Encontro do Fórum Nacional de Cursos de Geologia
Rualdo Menegat, Celson Dal Ré Carneiro
474-476
PDF
Logo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Membros
Signatário
artigos mais lidos
Causa do aquecimento global: antropogênica versus natural
1402
O retorno às aulas no pós-pandemia
1378
Breve abordagem utilizando índice de vegetação em unidades de conservação com google earth engine
786
Mapa geológico simplificado do estado do Rio Grande do Norte
644
Tecidos moles (não resistentes): como se fossilizam?
565
Palavras-chave
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários