Banner Portal

Terrae Didatica

Edição Atual

v. 20 (2024)
Publicado em janeiro 1, 2024

EscopoTerræ didatica tem a missão de publicar comunicações nos campos de Geologia, Educação, Ciências da Terra, Geografia e Ciências do Ambiente que abordem questões de interesse da comunidade científica nacional e internacional e facilitar a conexão entre pares por meio de comunicações em Inglês, Português e Espanhol que são submetidas a mecanismo duplo-cego de avaliação e a sistema de aferição de similaridade. O objetivo é difundir resultados originais e inéditos de pesquisas científicas teóricas, empíricas, práticas ou aplicadas, nos campos de conhecimento cobertos pelo periódico e contribuir na formação de pesquisadores e professores por meio da disseminação de pesquisas realizadas em instituições nacionais e internacionais. Publicam-se artigos originais, sínteses, revisões, relatos de experiência, breves comunicações, pesquisas e ensaios. A versão eletrônica é publicada de forma contínua: cada trabalho aceito é imediatamente divulgado em regime de acesso livre (open access journal). A versão impressa está suspensa.
Qualis: B1
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Ano de fundação: 2005
E-ISSN: 1980-4407
Título abreviado: Terrae didat.
E-mail: terraed@unicamp.br
Unidade: IG
Editor: Celso Dal Ré Carneiro
Prefixo DOI: 10.20396
Licença Creative Commons

Editorial

Celso Dal Ré Carneiro, Pedro Wagner Gonçalves, Sueli Yoshinaga Pereira, Fresia Soledad Ricardi Torres Branco, Priscila Pereira Coltri
e024001
20 anos de apoio à pesquisa, educação e história das Ciências da Terra
PDF PDF-EN (English) PDF-ES (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675388

Artigos

Pedro Wagner Gonçalves, Natalina Aparecida Laguna Sicca, Alessandra Rodrigues, Ana Rosa Jorge de Souza, Bruna Isabella de Figueiredo, Hermom Reis Silva, Marcelo Luis de Brino, Maria Bernadete de Siqueira Canesin, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Maria José dos Santos, Maurílio Antonio Ribeiro Alves, Mirian Moneda Alberto de La Corte, Reino Luiz de Figueiredo
e024002
Reflexão sobre duas décadas do grupo de pesquisa colaborativa na formação de professores de Geociências: interdisciplinaridade e ciência do sistema terra
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675100
Fabiana da Rocha Bartolomei, Michelle Simões Reboita, Rosmeri Porfirio da Rocha
e024003
Ciclones extratropicais causadores de eventos extremos no sul do Brasil no inverno de 2023
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675229
Maria da Conceição Santana Dias, Luciana Freitas de Oliveira França
e024005
O uso da plataforma PronaSolos como recurso didático no ensino de Geografia
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675209
Néstor Damian Salinas Franco, Romina Celabe
e024006
Ensino de geologia no Paraguai: situação no ensino médio
PDF-ES (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675096
Marcos Zacarias Farhat Junior, Wagner da Silva Amaral, Priscila Pereira Coltri
e024008
Análise e reflexão acerca da abordagem curricular dos conhecimentos geocientíficos e das mudanças climáticas no ensino fundamental (anos finais)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675224
Gisele Francelino Miguel, Celso Dal Ré Carneiro
e024010
Papel do trabalho de campo na consolidação da memória e aprendizagem
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675198
Cleverson Alves de Lima, Evaldo Raimundo Pinto da Silva, Marcio Dias Santos, Sady Júnior Martins da Costa de Menezes, Vinicius Lago Silva
e024011
Estudo técnico-operacional de uma lavra de areia por dragagem e desmonte em Natividade (RJ)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8674495
Maria Vitoria Baptista, Paulo Henrique Peira Ruffino, Silvia Aparecida Martins dos Santos, Gabriela Rahal de Rezende
e024014
Conhecer para pertencer: construção participativa de materiais educativos sobre bacias hidrográficas em áreas urbanas do Médio Rio Mogi-Guaçu
PDF ERRATA
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675894
Miceia de Paula Rodrigues, Natanael Charles da Silva, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
e024015
Alfabetização científica de adolescentes em privação de liberdade na cidade de Manaus (AM) : el discurso del docente
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675934
Rômulo Hohemberger, Renato Xavier Coutinho, Átila Augusto Stock da Rosa
e024017
Ensino de Paleontologia e o Arco de Maguerez: uma abordagem contextualizada para formação continuada de professores
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8674985
Florença das Graças Moura, José Eloi Guimarães Campos
e024019
Avaliação do potencial fitorremediador de espécies nativas e exóticas do Cerrado
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8676773
Maria Eduarda de Jesus Bomfim, Luã Fábio Nunes da Conceição Santana, Marcus Vinicius Costa Almeida Junior, Grênivel Mota da Costa
e024020
O que as plantas podem contar na visita à Trilha das Cachoeiras no Recôncavo da Bahia?
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675917
Maria Somália Viana, Thiago de Albuquerque Lima, Antonio Maranguape Viana, Rebeca Sales Viana
e024021
Educação Patrimonial como estratégia de geoconservação no Parque Nacional de Ubajara
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675563
Camila Sayuri Kinoshita, Eliane Aparecida Del Lama
e024022
Patrimônio Natural e Construído em Travertino Romano
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8676635
Regina Buarque de Gusmão, Enelise Katia Piovesan, Robbyson Mendes Melo, Agathe Arrissa Noucoucouk, Cleide Regina Moura da Silva
e024023
Extração de microfósseis carbonáticos: análise de diferentes métodos de preparação
PDF ZENODO
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8676729
Maria Vitoria Baptista, José Alexandre de Jesus Perinotto, José Eduardo Zaine, Paulo Henrique Peira Ruffino, André de Andrade Kolya
e024025
Geoconservação na gestão de áreas degradadas: o caso da Voçoroca da Mãe Preta em Rio Claro (SP)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8677214
Alison Leajanski, Christopher Vinicius Santos, Ana Paula Gonçalves de Meira, Antonio Liccardo, Carla Silvia Pimentel
e024026
Jardim Geológico do Paraná: espaço museológico de educação geocientífica
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8676455
Renderson Albino Silva, Sérgio Benachio Suanno, Carlos Roberto Campos Pires
e024028
Ensino por investigação sobre geologia de rochas ornamentais, em busca da aprendizagem significativa
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8677362
Artur Chahud
e024029
Novas ocorrências de fósseis e subfósseis de Xenarthra Cope, 1889 (Mammalia) no Estado de São Paulo
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8676200
Ivan Martines, Celso Dal Ré Carneiro
e024030
As fraudes em Geologia e as formas de combate à desinformação circulante nas redes sociais
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8676730
Pedro Wagner Gonçalves, Celso Dal Ré Carneiro
e024032
Assentamentos humanos em deltas costeiros: um exemplo didático de Ciência do Sistema Terra
PDF MATERIAL SUPLEMENTAR
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8673254
Regiane Andrade Fumes, Nicole Fernanda Delgado, Alexsandra Victória Ferreira
e024037
Geologia Acessível: material didático para a disciplina de Petrologia Magmática para alunos com deficiência visual
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8677650

Revisão

Giuseppe Betino De Toni
e024007
Transpressão: uma revisão
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8674325
Victor Hugo Couto, Pedro Wagner Gonçalves, Jan Sermeus
e024009
Uma revisão narrativa das percepções e concepções de estudantes brasileiros e portugueses sobre as mudanças climáticas
PDF-PT Material Suplementar PT PDF-EN (English) Suplementary Material EN (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8674120
Gustavo Macêdo do Carmo, Sueli de Souza Lima, Hermínio Ismael de Araújo-Júnior, Ralph Maturano Pinheiro, Diogo Jorge de Melo, Graziella Couto-Ribeiro
e024013
Checklist paleofaunístico da Formação Tremembé (Oligoceno da Bacia de Taubaté, Vale do Paraíba, Brasil)
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8674375
José Sellés-Martínez
e024016
História do conhecimento da forma e tamanho da Terra
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675382
Everton Fernando Alves, Weliton Augusto Gomes
e024027
Preservação de biomoléculas no registro fóssil de vegetais: estado da arte da Paleobotânica molecular
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8676195

Breve Comunicação

Reginâmio Bonifácio de Lima, Elizabete do Nascimento Cavalcante, Arivaldo D'Avila de Oliveira, Regineison Bonifácio de Lima, Jonatas de Abreu Cavalcante
e024004
Cachoeira do Abraão: a formação de uma “nova” feição peculiar no rio Acre
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8674874

Noticiário

Celso Dal Ré Carneiro, Berenice Balsalobre, Valter Galdiano Gonçales, Virginio Mantesso-Neto
e024012
Repercussões da obra do Dr. Andrea Bartorelli
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8676544

Difusão Científica

Fernando Althoff
e024018
Ovídio, Lyell e a Geologia
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675882

Opinião

Gerôncio Albuquerque Rocha
e024024
Diretrizes de uso e proteção das águas subterrâneas na Bacia do Prata
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8677393

Relato

Everton F. Alves, Ana Beatriz Furtado-Carvalho, Francisco de Oliveira Arouca, Carolina Zabini
e024031
Estratégias mistas para o ensino de Paleontologia na graduação: um relato de experiência
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8677056
Patricia Colombo Mescolotti
e024036
Atividade de campo de Geologia: uma proposta de viagem virtual pelos caminhos geológicos
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8677108
Hugo José Coelho Corrêa de Azevedo, Dafny Coutinho do Espirito Santo Silva, Fernanda Campello Nogueira Ramos, Brenno Gomes de Barros
e024038
Paleontologia como ferramenta pedagógica: integrando ciência e alfabetização no Ensino Fundamental I
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8678216
Ver Todas as Edições