Banner Portal
Análise e reflexão acerca da abordagem curricular dos conhecimentos geocientíficos e das mudanças climáticas no ensino fundamental (anos finais)
PDF

Palavras-chave

Currículo
Ensino fundamental II
Mudanças do clima
Ciências da terra

Como Citar

FARHAT JUNIOR, Marcos Zacarias; AMARAL, Wagner da Silva; COLTRI, Priscila Pereira. Análise e reflexão acerca da abordagem curricular dos conhecimentos geocientíficos e das mudanças climáticas no ensino fundamental (anos finais). Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e024008, 2024. DOI: 10.20396/td.v20i00.8675224. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8675224. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Introdução e Objetivo. Este artigo examina as proposições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental e as deliberações preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as instituições e redes de ensino brasileiras. Metodologia. Empregou-se a metodologia de análise de conteúdo e de revisão da literatura correlata, sob perspectiva holística, para avaliar de que forma os temas sobre Ciências da Terra e sobre mudanças do clima são apresentados, abordados e distribuídos nos componentes curriculares. Resultados. Após a homologação da BNCC, há uma concentração de conceitos e elucidações de processos e fenômenos terrestres na disciplina Ciências, ao passo que a disciplina Geografia se incumbe de correlacionar os conceitos à problemática socioambiental e econômica. Verifica-se a grande dispersão e a descontextualização das temáticas geocientíficas, que dificultam a compreensão sistêmica e holística do Sistema Terra e da problemática socioambiental atual. Conclusão. Em concordância com a literatura que sustenta a argumentação deste trabalho, vislumbramos as práticas pedagógicas interdisciplinares e/ou o advento de um componente curricular específico de Ciências da Terra como alternativa para sistematizar e contextualizar as temáticas geocientíficas.

https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675224
PDF

Referências

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70. URL: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7684991/mod_resource/content/1/BARDlN__L._1977._Analise_de_conteudo._Lisboa__edicoes__70__225.20191102-5693-11evk0e-with-cover-page-v2.pdf. Acesso Acesso 03.11.2023.

Brasil. Ministério da Educação. (1995). Parâmetros Curriculares Nacionais. Documento Introdutório. Versão Preliminar. Brasília: MEC/SEF. URL: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso Acesso 11.11.2023.

Brasil. Ministério da Educação. (1996). Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC/SEF. URL: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm. Acesso Acesso 11.11.2023.

Brasil. Ministério da Educação. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF. URL: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series. Acesso 11.11.2023.

Brasil. Ministério da Educação. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF. URL: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series. Acesso 11.11.2023.

Brasil. Ministério da Educação. (1999). Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEF. URL: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso Acesso 11.11.2023.

Brasil. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação. URL: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso 11.11.2023.

Bush, D., Sieber, R., Seiler, G., & Chandler, M. (2016). The teaching of anthropogenic climate change and earth science via technology-enabled inquiry education. Journal of Geoscience Education, 64(3), 159-174. doi: https://doi.org/10.5408/15-127 .

Carneiro, C. D. R., Toledo, M. C. M. de, & Almeida, F. F. M. de. (2004). Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na Educação Básica. Revista Brasileira de Geociências, 34(4), 553-560. doi: https://doi.org/10.25249/0375-7536.2004344553560 .

Compiani, M. (2005). Geologia/Geociências no ensino fundamental e a formação de professores. Geologia USP. Publ. Esp., 3, 13-30. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v3i0p13-30 .

Compiani, M., & Cunha, C. A. L. S. (1992). O ensino de Geociências nos 3 graus de escolaridade: um panorama do Brasil. In: Simposios: III Congreso Geológico de España y VIII Congreso Latinoamericano de Geología. Universidad de Salamanca. p. 342-352. URL: https://www.academia.edu/31393917/IIICongresoGeologicoEspa%C3%B1_1992_O_ensino_de_Geoci%C3%AAncias_nos_3_graus_de_escolaridade_um_panorama_do_Brasil. Acesso 14.11.2023.

Compiani, M., & Paschoale, C. (1990). Geologia como forma de conhecimento sintético e histórico sobre o planeta e sua adequação ao ensino de Ciências. In: Simp. Ens. Geol., 6., 1990, Tenerife, Espanha. Anais... Tenerife: Universidad de la Laguna, 1990. p. 21-33.

Hestness, E., McDonald, R. C., Breslyn, W., McGinnis, J. R., & Mouza, C. (2014). Science teacher professional development in climate change education informed by the Next Generation Science Standards. Journal of Geoscience Education, 62(3), 319-329. doi: https://doi.org/10.5408/13-049.1 .

IPCC. Intergovernmental Panel on Climate Change. (2021). Climate Change 2021: The Physical Science Basis. In: Masson-Delmotte, V. P., Zhai, P., Pirani, A., Connors, S. L., Péan, C., Chen, Y., …. Caud, N. (Eds.) (2021). Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA: Cambridge University Press, 2.391p. doi: https://doi.org/10.1017/9781009157896 .

King, C. (2008). Geoscience education: an overview. Studies in Science Education, 44(2), 187-222. doi: https://doi.org/10.1080/03057260802264289 .

Monroe, M. C., Plate, R. R., Oxarart, A., Bowers, A., & Chaves, W. A. (2019). Identifying effective climate change education strategies: A systematic review of the research. Environmental Education Research, 25(6), 791-812. doi: https://doi.org/10.1080/13504622.2017.1360842 .

Nuñez-Rodríguez, J. (2021). Educación para el cambio climático: ¿Por qué formar para afrontar la incertidumbre, vulnerabilidad y complejidad ambiental? Revista Electrônica Educare, 25(2), 1-12. doi: https://doi.org/10.15359/ree.25-2.28 .

Paschoale, C. 1989. Geologia como semiótica da Natureza. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica. 138p. (Dissert. Mestrado).

Ponte, M. L., & Piranha, J. M. (2020). As Ciências da Terra no currículo do Estado de São Paulo: uma abordagem reflexiva. Terræ Didatica, 16(Publ. Contínua), 1-13, e020005. doi: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656550.

Pontuschka, N. N., Paganelli, T. I., & Cacete, N. H. (2007). Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007. URL: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/deb_nre/ensinar_aprender_geografia.pdf. Acesso 12.10.2023.

Stevenson, R. B., Nicholls, J., & Whitehouse, H. (2017). What is climate change education?. Curriculum Perspectives, 37, 67-71. doi: https://doi.org/10.1007/s41297-017-0015-9 .

Toledo, M. C. M. (2005). Geociências no ensino médio brasileiro-Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Geologia USP. Publicação Especial, 3, 31-44. doi: 10.11606/issn.2316-9087.v3i0p31-44.

United Nations Framework Convention on Climate Change. UNFCCC. (1992). United Nations Framework Convention on Climate Change. United Nations. URL: https://unfccc.int/resource/docs/convkp/conveng.pdf. Acesso 15.11.2023.

Vosgerau, D. S. R., & Romanowski, J. P. (2014). Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., 14(41), 165-189. URL: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2317. Acesso 15.02.2024.

Wibeck, V. (2014). Enhancing learning, communication and public engagement about climate change: some lessons from recent literature. Environmental Education Research, 20(3), 387-411. doi: https://doi.org/10.1080/13504622.2013.812720 .

Zezzo, L. V., & Coltri, P. P. (2022). Educação em Mudanças Climáticas no contexto brasileiro: uma revisão integrada. Terræ Didatica, 18(Publ. Contínua), e022039, 1-12. doi: https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8671305.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Marcos Zacarias Farhat Junior, Wagner da Silva Amaral, Priscila Pereira Coltri

Downloads

Não há dados estatísticos.