Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Os metadados devem estar inteiramente preenchidos, porque a submissão é trilíngue, nos idiomas PT, ES, EN.
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Artigos e Revisões devem ter no mínimo entre 3.000 e no máximo 8.000 palavras, incluídas tabelas, figuras e referências. É requerido que o trabalho não tenha sido publicado anteriormente nem tenha sido submetido a avaliação por outra revista (autores podem juntar explicação a respeito nos Comentários ao editor/a).
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O tamanho aceitável para Discussões, Breves Comunicações, Resenhas de Livros e Notícias é de no mínimo 800 e no máximo 2.000 palavras, incluídas tabelas, figuras e referências bibliográficas citadas.
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Os autores deverão preencher formulários e declarações para completar a submissão, conforme indicado abaixo.
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Declarações e Formulários
- Declaração de Cessão de Direitos Autorais.
- Declaração de Conflito de Interesses.
- Formulário de Conformidade com Ciencia Aberta.
- Declaração de Originalidade.
- Formulário de uso da Taxonomia CRediT.
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Especificações de página e fonte
- Formato de papel A4.
- Margens superior e inferior em 2,5 cm.
- Margens laterais em 2,0 cm (linhas de 17cm).
- Fonte de texto: Times New Roman, corpo 12.
- Texto com alinhamento à esquerda, sem hifenização.
- Não colocar tabelas, imagens e quadros no interior do texto.
- Inserir o título da ilustração para indicar o ponto ideal em que deva ser colocada.
- Arquivos em formato compatível com qualquer editor de textos, preferencialmente em extensão DOC, DOCX ou RTF (Rich Text Format). Textos preparados com programas pouco conhecidos ou em outras plataformas precisam ser convertidos antes do envio.
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Especificações de Resumos e Palavras-chave
- O resumo deve ser elaborado de forma estruturada, conforme exemplo abaixo.
- Elaborar resumos informativos em português, inglês e espanhol, contendo de 100 a 180 palavras, baseando-se na norma NBR6028, mantendo a estrutura das seções destacadas em negrito. O resumo deve conter Introdução. Objetivo. Metodologia. Resultados. Conclusão. Configuração do texto: Times New Roman 10, justificado, espaçamento simples.
- Inserir entre três e cinco palavras-chave, keywords e palabras clave.
- Palavras-Chave não devem repetir/conter termos/expressões que já constem do título do trabalho.
- Cada Palavra-Chave e cada Keyword deve constar com inicial em caixa alta, separada das demais por vírgula.
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Citações
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No corpo do texto, as citações devem ser inseridas entre parênteses, da seguinte forma:
Um autor: (Amaral, 2014, Gould, 1965) Dois autores: (Esteves & Regalía, 2023) Três ou mais autores (Sequeiros et al. 1996) Vários trabalhos (Seddon, 1996, Loster, 1999, Dartmouth Flood Observatory, 2004) - Os destaques devem ser feitos em itálico. Nunca utilizar fontes sublinhadas ou negrito. O uso de negrito deve ser restrito à indicação de títulos e subtítulos e a casos muito excepcionais no interior do texto.
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Referências [Obs.: evitar uso de “Bibliografia”]
- As referências devem seguir rigorosamente o modelo American Psychological Association (APA) que a revista adota desde 2019. As obras citadas no corpo da comunicação devem ser referidas ao final, no seguinte padrão:
- Artigos em periódicos Halliday, A. N. (2000). Terrestrial accretion rates and the origin of the Moon. Earth and Planetary Science Letters, 176(1), 17-30. doi: https://doi.org/10.1016/S0012-821X(99)00317-9 . [Inclusão de DOI, quando existente, é obrigatória]. [Quando existe DOI, não precisa colocar URL nem a data de consulta]. [Para se referir a um DOI, não deve constar a parte inicial https://doi.org/, mas ela precisa constar do hyperlink]. Passow, M., Pereira, H., & Peart, L. (2013). A brief history of scientific ocean drilling programs. Breve história dos programas científicos de perfuração oceânica. Terræ Didatica, 9(2), 65-73. doi: https://doi.org/10.20396/td.v9i2.8637392. [Para se referir a um DOI, não deve constar a parte inicial https://doi.org/, mas ela precisa constar do hyperlink]. Seddon, G. (1996). Thinking like a geologist: the culture of geology Mawson Lecture 1996. Austr. J. Earth Sciences, 43, 487-495. Sequeiros, L., Pedrinaci, E., & Berjillos, P. (1996). Como enseñar y aprender los significados del tiempo geológico: algunos ejemplos. Rev. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 4(2), 113-119. [Obs.: no caso de mais de oito autores é preciso incluir os sete primeiros nomes de autores e, em seguida, usar reticências (...) antes de incluir o sobrenome do último autor]
- Capítulos de livros Esteves, P. E. C. C., & Regalía, D. A. (2023). Como estão sendo formados em Ciências Naturais aqueles que vão formar? In: Carneiro, C. D. R. (Org.) & Santos, G. C. (Ed. Técnico). (2023). Explorando a Terra na Educação Básica, v. 1. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. p. 33-50. (Série Ciências da Terra na Educação Básica, Progr. Pós-Grad. Ensino e História de Ciências da Terra). ISBN: 978-65-994829-0-8. doi: 10.20396/ISBN9786599482908. Citação no texto: Esteves & Regalía (2023) ou no final da citação (Esteves & Regalía, 2023, p.xxx). Gould, S. J. (1984). Toward the vindication of punctuational change. In: Berggren, W. A., & Van Couvering, J. A. (Eds.) (1984). Catastrophes and Earth history. Princeton: Princeton Univ. Press. p. 9-34.
- Livros, dissertações e teses Andrade, W. S. (2019). Trabalhos de campo de geologia como recurso didático no curso técnico de mineração de Nova Venécia, Espírito Santo, Brasil. Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra). doi: https://doi.org/10.47749/T/Unicamp.2019.1091263. Gould, S. J. (1987). Seta do tempo, ciclo do tempo: mito e metáfora na descoberta do tempo geológico. Trad. Malferrari, C. A. São Paulo: Companhia das Letras. 221p.
- Webpages Dartmouth Flood Observatory. (2018). Space-based measurement, mapping, and modeling of surface water for research, humanitarian, and water management applications. Dartmouth Flood Observatory. URL: http://floodobservatory.colorado.edu/. Acesso 21.08.2023. Public Knowledge Project. (2016). Open Journal Systems (OJS). URL: https://pkp.sfu.ca/ojs/. Acesso 21.08.2023. [Quando indicar a URL, é obrigatório indicar uma data recente de consulta, no formato “Acesso dd.mm.aaaa”]
- Artigos em periódicos eletrônicos ou publicações na Web Brasil. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: Secretaria da Educação Média e Tecnológica. 326p. URL: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso 21.08.2023.
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Tabelas e figuras
- Tabelas e figuras devem ser numeradas e citadas em sequência no interior do texto, aparecendo com a referência abreviada e inicial maiúscula apenas quando citadas entre parênteses (Tab. 1).
- Quadros são classificados como figuras, sendo numerados em sequência.
- Cada tabela ou figura deve ser fornecida em arquivo individualizado. As tabelas devem ser digitáveis, em formato .doc ou .txt.
- Todas devem possuir títulos ou legendas, com as necessárias informações para a compreensão das informações.
- Os textos de Tabelas, figuras, quadros e todo o material gráfico devem ser formatados em fontes Calibri ou Arial. A eventual utilização de fontes e símbolos específicos deve ser referida aos editores.
- Tabelas e quadros serão reformatados para a apresentação padrão de Terræ Didatica.
- Mapas e gráficos vetoriais que contenham legendas devem vir em duas versões, uma com texto digitado em fonte Arial e outra com o texto convertido em curvas.
- Não há restrições ao uso de cores em imagens, mas na versão impressa a reprodução de imagens será realizada em tons de cinza.
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Material gráfico
- O material gráfico deve ter a qualidade necessária para publicação. As imagens serão submetidas a avaliação técnica antes da editoração.
- Arquivos de imagens fotográficas (bitmap-meio tom) precisam ter sido geradas com resolução (densidade) mínima de 300 dpi (dots per inch), considerando o formato final de aplicação;
- Fotografias produzidas com máquinas digitais devem vir com a máxima resolução e mínima compressão, de forma a reduzir a perda de qualidade e permitir maior autonomia de manipulação dos arquivos nos processos de editoração.
- Imagens sem resolução ou qualidade requeridas deverão ser substituídas ou serão rejeitadas.
- Não redimensionar (ampliar) a resolução de imagens geradas com densidade menor.
- Para a produção de imagens raster ou arquivos vetoriais devem ser observadas as seguintes condições e limitações:
- Imagens bitmap-traço (lineart) precisam ter sido geradas com resolução mínima de 600 dpi para evitar contornos serrilhados.
- Utilizar preferencialmente arquivo padrão TIF para imagens (Tagged Image File Format, TIFF).
- Arquivos de imagens vetoriais podem ser enviados nos seguintes formatos: CDR ou CMX (Ambiente Corel), AI (Ambiente Adobe) DXF ou DWG (Ambiente CAD).
- Evitar envio de imagens finais em padrão JPG ou que sejam oriundas de arquivos JPG. Os processos de compressão deste formato prejudicam a qualidade e deixam marcas que dificultam a utilização das imagens. Não serão aceitos arquivos de figuras dentro de arquivos DOC, DOCX ou em padrão PDF, mesmo que estejam em alta resolução.
- Arquivos GIF não possuem qualidade adequada para editoração e não são aceitos.
- Outros aspectos técnicos da utilização de imagens podem ser esclarecidos sob consulta.
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Área do conhecimento
- Indicar, no formulário de submissão, a principal área do conhecimento coberta pelo trabalho, evitando repetir palavras-chave, como por exemplo:
- Educação em Geociências.
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Idioma
- Inserir, no campo correspondente do formulário de submissão, a seguinte indicação:
- pt / en / es.
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Informações de cobertura
- Inserir, no campo correspondente do formulário de submissão, a seguinte indicação:
- Global; Contemporâneo.
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Direitos autorais
- Inserir, no campo correspondente do formulário de submissão, a seguinte indicação:
- https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Artigos
Fundamentos teórico-práticos, dados e resultados originais e inéditos de pesquisas científicas e/ou educacionais, que constituam contribuições relevantes ao conhecimento ou estimulem intercâmbio de metodologias e práticas inovadoras de ensino, pesquisa e extensão.
Revisão
Estudos de síntese ou revisão do estado-de-arte do conhecimento de temas específicos, atuais e de amplo interesse. Os tema(s) e autor(es), eventualmente pode(m) ser convidado(s) pelo Conselho Editorial;
Roteiro de Campo
Descrições de exposições naturais, organizados em roteiros para visitas de campo e expedições científicas
Resenha
Contribuições e comentários sobre Artigos ou Comunicações recentes, seguidas de Réplicas pelo(s) autor(es) do trabalho de origem. Os textos devem ser breves, objetivos e concisos.
Difusão Científica
Trabalhos relevantes que contribuam na divulgação e popularização das Geociências.
Breve Comunicação
Notícias, informações, resumos e relatórios que contenham resultados de interesse ou façam parte de investigações em andamento.
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