Banner Portal
20 anos de apoio à Pesquisa, Educação e História das Ciências da Terra
PDF
PDF-EN (English)
PDF-ES (Español (España))

Palavras-chave

Comunicação
Material didático
Formação de Professores
Educação
Pesquisa geocientífica

Como Citar

CARNEIRO, Celso Dal Ré; GONÇALVES, Pedro Wagner; PEREIRA, Sueli Yoshinaga; BRANCO, Fresia Soledad Ricardi Torres; COLTRI, Priscila Pereira. 20 anos de apoio à Pesquisa, Educação e História das Ciências da Terra. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e024001, 2024. DOI: 10.20396/td.v20i00.8675388. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8675388. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Estamos imersos na temporalidade. Santo Agostinho [354-430] atribuiu a esse fato inescapável a dificuldade de se explicar em que consiste o tempo, um conceito do qual podemos ter somente uma perspectiva intuitiva:

(...) nada sabemos nem podemos saber sobre o tempo (...) talvez fosse próprio dizer que os tempos são três: presente das coisas passadas, presente das presentes, presente das futuras (Universo da Filosofia, 2018).

A bela frase da canção de Renato Russo, “temos nosso próprio tempo”, expressa ideia similar.

Simpósio

Sim, temos nosso próprio tempo: em novembro de 2023, o Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT) rememorou o lançamento de uma sementinha, 50 anos antes, sobre Ensino de Geociências, na Universidade de São Paulo. A semente frutificou e aglutinou pessoas motivadas e interessadas em expandir a difusão do conhecimento das Geociências, desta vez na Unicamp. Docentes da USP, da UNESP e de outras instituições de Ensino Superior (IES) também continuaram a participar do movimento. O Simpósio Interfaces Geociências e Ensino: 50 anos de experiências (1973-2023), cujos resumos podem ser baixados do URL: https://www.ige.unicamp.br/50anos-ensinogeo-2023/resumos/, expôs muitas facetas da densa trajetória de experiências, pesquisas e atividades sistemáticas dedicadas à difusão do conhecimento sobre a Terra, o ambiente e suas transformações sociais e econômicas. Terræ Didatica é um desdobramento desse movimento. Algumas contribuições pré-selecionadas pela comissão científica do evento foram aceitas para compor os volumes 19 e 20 deste periódico.

O simpósio revelou o pioneirismo, as inovações e os ganhos significativos obtidos em cinco décadas, ao mesmo tempo em que iluminou as vantagens do trabalho cooperativo, capaz de congregar professores de diferentes disciplinas e unidades de ensino (Gonçalves et al., 2023). O pionerismo continua até hoje, visto que o PEHCT é o unico programa de Pós-Graduação de Ensino em Geociências do Brasil. Em outras palavras, salvo melhor juizo, trata-se do único PPG nacional de ensino dedicado a questões eminentemente estratégicas, como a formação de recursos humanos para ciência e tecnologia em torno do potencial e dos limites dos recursos naturais, o que abrange não somente petróleo, hidrocarbonetos, ferro, fertilizantes e uma infinidade de bens minerais, mas também a água, a questão das mudanças climáticas, o aproveitamento da energia geotérmica, o reconhecimento e a preservação da geo-biodiversidade etc. O Simpósio reforçou a percepção de que o professor precisa ter autonomia, liberdade e desenvoltura para decidir sobre currículo; elaborar materiais didáticos; planejar unidades e atividades de ensino e estabelecer conexões entre a teoria e as práticas de campo e laboratório.

O periódico

Sim, temos nosso próprio tempo: ao completar o volume 20, em 2024, Terræ Didatica comemorará vinte anos de pontualidade e regularidade. No período de recesso de 2005 (26/12/2005 a 01/01/2006), entre Natal e Ano Novo, o Instituto de Geociências manteve o esforço de finalização para que em fins de 2005 a revista fôsse inserida na rede mundial (Equipe Editorial Terræ Didatica, 2005). Ao longo daquele ano as contribuições foram se somando até compor as 96 páginas do volume 1. Poucos dias depois, sairia de uma gráfica o primeiro exemplar impresso, a ser distribuído pelos correios. A finalidade do periódico do IG-Unicamp estava clara: difundir artigos originais, sínteses, resenhas, propostas educativas, materiais e recursos didáticos em papel ou meio eletrônico, notícias e informações de interesse das comunidades de Geologia, Geografia e Educação, no Brasil e no exterior.

https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675388
PDF
PDF-EN (English)
PDF-ES (Español (España))

Referências

Baker, V.R. (1996). The geological approach to understanding the environment. GSA Today, 6(3), 41-43. URL: https://rock.geosociety.org/net/gsatoday/archive/6/3/. Acesso 07.06.2023.

Cervato, C., & Frodeman, R. L. (2014). A importância do tempo geológico: desdobramentos culturais, educacionais e econômicos. Trad. M. C. Briani & P. W. Gonçalves from Cervato C., & Frodeman, R. L. (2012). Geol. Soc. Am. Spec. Paper, 486, p. 19-27. Terræ Didatica, 10(1), 67-79. doi: 10.20396/td.v10i1.8637389.

Equipe Editorial Terræ Didatica. (2005). Terræ Didatica chega para ampliar a interseção entre Ciências da Terra e Educação. Terræ Didatica, 1(1), 1-5. doi: 10.20396/td.v1i1.8637451.

Escobar, H. (2023). Desinformação disfarçada de ciência. Jornal da USP, 31(1). Publ. 25/08/2023, Atualizado: 13/11/2023, 13:18. URL: https://jornal.usp.br/atualidades/desinformacao-disfarcada-de-ciencia/. Acesso 11.12.2023.

Martins, J. R. S., & Carneiro, C. D. R. (2023). Como conceber os imensos intervalos do Tempo Geológico? Desvendando a história da Terra. In: Carneiro, C. D. R. (Org.) (2023). Explorando a Terra na Educação Básica. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. p. 1-32. (Série Ciências da Terra na Educação Básica, v. 1, Progr. Pós-Grad. Ensino e História de Ciências da Terra). ISBN: 978-65-994829-0-8.

O’Connor, C. & Weatherall, J. O. (2019). The Misinformation Age: How False Beliefs Spread. Yale: Yale University Press. 280p. ISBN: 9780300234015

Rocha, L. C. (2021). As Tragédias de Mariana e Brumadinho. É Prejuízo? Para Quem? Caderno de Geografia, 31(1). doi: 10.5752/P.2318-2962.2021v31nesp1p184.

Universo da Filosofia (2018). Santo Agostinho e o Tempo. Universo da Filosofia. Publ. 02.10.2018. URL: https://universodafilosofia.com/2018/10/santo-agostinho-e-o-tempo/. Acesso 07.12.2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Celso Dal Ré Carneiro, Pedro Wagner Gonçalves, Sueli Yoshinaga Pereira, Fresia Soledad Ricardi Torres Branco, Priscila Pereira Coltri

Downloads

Não há dados estatísticos.