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Conhecer para pertencer
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Palavras-chave

Educação ambiental
Recursos hídricos
Modelos tridimensionais

Como Citar

BAPTISTA, Maria Vitoria; RUFFINO, Paulo Henrique Peira; SANTOS, Silvia Aparecida Martins dos; REZENDE, Gabriela Rahal de. Conhecer para pertencer: construção participativa de materiais educativos sobre bacias hidrográficas em áreas urbanas do Médio Rio Mogi-Guaçu. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e024014, 2024. DOI: 10.20396/td.v20i00.8675894. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8675894. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Introdução. Bacias Hidrográficas proporcionam uma visão sistêmica e interdisciplinar do território, configurando importantes espaços educativos. O Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP São Carlos (CDCC/USP) é protagonista na construção de metodologias e dispositivos de ensino sobre recursos hídricos na região, dispondo de um amplo acervo didático que é referência no tema. Objetivo. A presente pesquisa visou à construção participativa de materiais educativos sobre afluentes do rio Mogi-Guaçu nos municípios de Descalvado, Luiz Antônio, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro e São Carlos. Metodologia. Foram realizadas reuniões com gestores públicos, rodas de conversa com a comunidade, pesquisas bibliográficas e trabalhos de campo. Os modelos 3D de bacias hidrográficas foram elaborados em SIG e confeccionados nas instalações do CDCC. Resultados. Foram produzidas 7 maquetes de microbacias que, somadas ao resgate histórico-ambiental e cultural da região, irão compor materiais educativos sobre os recursos hídricos locais para distribuição. Conclusão. O mapeamento participativo se mostrou uma ferramenta fundamental para a Educação Ambiental, pois permitiu conciliar saberes populares, técnicos, científicos e políticos sobre o território como a base para a cidadania ambiental.

https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675894
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Referências

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