Banner Portal
Uma revisão narrativa das percepções e concepções de estudantes brasileiros e portugueses sobre as mudanças climáticas
PDF-PT
Material Suplementar PT
PDF-EN (English)
Suplementary Material EN (English)

Palavras-chave

Concepções alternativas
Currículo Nacional
Educação ambiental
Modelos mentais
Ensino médio e universitário

Como Citar

COUTO, Victor Hugo; GONÇALVES, Pedro Wagner; SERMEUS, Jan. Uma revisão narrativa das percepções e concepções de estudantes brasileiros e portugueses sobre as mudanças climáticas. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e024009, 2024. DOI: 10.20396/td.v20i00.8674120. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8674120. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Introdução e Objetivo. Esta revisão narrativa busca analisar o entendimento de estudantes brasileiros e portugueses acerca de mudanças climáticas a partir de uma síntese e discussão da literatura. Metodologia. Foi realizado um mapeamento de concepções errôneas por intermédio de revisão bibliográfica de trabalhos que focalizem o público-alvo dos anos finais do ensino básico e médio aos anos iniciais da universidade (14 a 21 anos aproximadamente). Resultados. Observou-se um compartilhamento de praticamente todas as concepções errôneas, à exceção de duas que foram exclusivas de cada um dos países. Foram assim levantadas hipóteses sobre: (a) o estágio atual da educação ambiental, (b) a incidência de concepções errôneas, (c) currículos nacionais e (d) a prática docente. Conclusão. No geral, encontraram-se muito mais semelhanças do que diferenças nas dificuldades encontradas por estudantes (e professores), que fornecem uma base para discussões interessantes para os dois países dada sua história tão interligada, mas de realidades tão distintas.

https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8674120
PDF-PT
Material Suplementar PT
PDF-EN (English)
Suplementary Material EN (English)

Referências

Aguiar Jr., O.. (2001). Mudanças conceituais (ou cognitivas) na educação em ciências: revisão crítica e novas direções para a pesquisa. Belo Horizonte: Ensaio, Pesquisa em Educação em Ciências, 3(1), 81-105. doi: https://doi.org/10.1590/1983-21172001030106.

Alves, F., Nicolau, L. B., Lima, D., Azeiteiro, U. M., & Nicolau, P. B. (2018). University student’s perceptions about climate change: The case of Interior Design and Architecture students of a Brazilian University. Handbook of Climate Change Communication: Vol. 2. Climate Change Management. Springer, Cham. p. 183-203. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-319-70066-3_13.

Azeiteiro, U. M., Bacelar-Nicolau, P., Santos, P. T., Bacelar-Nicolau, L., & Morgado, F. (2018). Assessing high school student perceptions and comprehension of climate change. Handbook of Climate Change Communication: Vol. 3. Climate Change Management. Springer, Cham., 21-34. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-319-70479-1_2.

Bhattacharya, D., Carroll Steward, K., & Forbes, C.T. (2020). Empirical research on K-16 climate education: A systematic review of the literature. Journal of Geoscience Education, 69, 223-247. doi: https://doi.org/10.1080/10899995.2020.1838848.

Bodzin, A. M., & Fu, Q. (2014). The Effectiveness of the Geospatial Curriculum Approach on Urban Middle-Level Students’ Climate Change Understandings. Journal of Science Education and Technology, 23(4), 575-590. doi: http://www.jstor.org/stable/24019744.

Borges, F. de F., Bataghin, F. A., & Oliveira, T. V. de. (2021). Estudo sobre as mudanças climáticas nos últimos anos da educação básica em Jaboticabal (SP). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 16(4), 60-79. doi: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11710.

Borges, F., Reis, C., & Fernandes, J. A. (2012). Percepções de professores portugueses do 1º ciclo do ensino básico sobre a abordagem da educação ambiental na escola. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 11(1), 187-202. URL: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen11/REEC_11_1_10_ex558.pdf. Acesso 15.02.2024.

Cararo, E. R., Chimello, V. F., Piovezana, L., Lima-Rezende, C. A., Santos, J. A., & Rezende, R. S. (2022). Environmental education in Brazil: trends and gaps from 2015 to 2019. Research, Society and Development, 11(4), e45211427598. doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27598.

Chang, C. H., & Pascua, L. (2017). The curriculum of climate change education: A case for Singapore. The Journal of Environmental Education, 48(3), 172-181. doi: https://doi.org/10.1080/00958964.2017.1289883.

Colliver, A. (2017). Education for climate change and a real-world curriculum. Curriculum Perspectives, 37(1), 73-78. doi: https://doi.org/10.1007/s41297-017-0012-z.

Costa (2016). Percepção ambiental dos estudantes jovens e adultos da educação básica (Programa EJA) de escolas públicas municipais. Revista Monografias Ambientais, 15(1), 393-403. doi: https://doi.org/10.5902/2236130819822.

Fahey, S. J. (2012). Curriculum change and climate change: Inside outside pressures in higher education. Journal of Curriculum Studies, 44(5), 703-722. doi: https://doi.org/10.1080/00220272.2012.679011.

Fernandes, R. S., Silva, M. C. M., Souza, V. J., Besteiro, A., Abelheira, L., Oliveira, M., Madanelo, O.,..., & Fonseca, S. (2008). Análise da Percepção Ambiental de Estudantes do Ensino Básico em Portugal. Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental NEPA. URL: https://cenedcursos.com.br/meio-ambiente/percepcao-ambiental-portugal/. Acesso 01.10.2023.

França, P. M. C. P. (2002). Aquecimento global e degradação da camada de ozono: Ensino e aprendizagem no Ensino Secundário. Porto: Universidade do Porto. (Dissert. Mestrado). URL: http://hdl.handle.net/10216/9678. Acesso 15.02.2024.

García-Vinuesa, A., Carvalho, S., Meira Cartea, P. Á., & Azeiteiro, UM (2021). Assessing climate knowledge and perceptions among adolescents. An exploratory study in Portugal. The Journal of Educational Research, 114(4), 381-393. doi: https://doi.org/10.1080/00220671.2021.1954582.

Greenhill, M., Leviston, Z., Leonard, R., & Walker, I. (2014). Assessing climate change beliefs: Response effects of question wording and response alternatives. Public Understanding of Science, 23(8), 947-965. doi: https://doi.org/10.1177/0963662513480117.

Howard-Jones, P., Sands, D., Dillon, J., & Fenton-Jones, F. (2021). The views of teachers in England on an action-oriented climate change curriculum. Environmental Education Research, 27(11), 1660-1680. doi: https://doi.org/10.1080/13504622.2021.1937576.

Kent, J. (2009). Individualized responsibility and climate change: “If climate protection becomes everyone”s responsibility, does it end up being no-one’s?’. Cosmopolitan Civil Societies: An Interdisciplinary Journal, 1(3), 132-149. URL: https://search.informit.org/doi/10.3316/informit.136404740616745. Acesso 15.02.2024.

Libanore, A. C. L. D. S. (2007). As concepções alternativas de alunos da 8ª série do ensino fundamental sobre o fenómeno do efeito estufa. Maringá: Universidade Estadual de Maringá. (Dissert. Mestrado). doi: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4406. Acesso 15.02.2024.

Mesquita, P. D. S., Braz, V. D. S., Morimura, M. M., & Bursztyn, M. (2019). Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos: estudo de caso no Distrito Federal. Ciência & Educação (Bauru), 25, 181-198. doi: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010012.

Muniz, R. M. (2010). Aquecimento global: uma investigação sobre as representações sociais e concepções de alunos da escola básica. São Paulo.:Universidade de São Paulo. [Dissert. Mestrado, Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)]. doi: https://doi.org/10.11606/D.81.2010.tde-04082010-111309.

Nguyen, Trang Thi Thuy, Henderson, Lyn , and Baskin, Colin (2007) First year Bachelor of Education students' mental models of themselves as learners. In: AARE 2007 International Educational Research Conference. pp. 1-13. URL: https://www.aare.edu.au/data/publications/2007/ngu07223.pdf. Acesso 15.02.2024.

Oliveira, M. A., Vecchia, F. A. S., & Carneiro, C. D. R. (2015). A educação no contexto do aquecimento global: da ignorância e analfabetismo científico ao raciocínio crítico e literacia climática. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, 11(4), 287-310. (Anais Fórum Ambiental da Alta Paulista, 11, Tupã, 20 a 22 de julho de 2015. Anais..., Tupã, UNESP, Campus de Tupã). URL: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1292/1312. Acesso 19.02.2024.

Peixoto, A. M. D. C. (2009). Efeito de estufa e aquecimento global: um estudo com alunos de Física e Química de 3º Ciclo e Secundário. Universidade do Minho. (Dissert. Mestrado em Física). URL: https://hdl.handle.net/1822/9945. Acesso 15.02.2024.

Pereira, A. P. de. (2017). Um panorama da pesquisa internacional sobre mudança conceitual. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 17(1), 215-242. doi: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171215.

Pinto, G. E., Pires, A., & Georges, M. R. R. (2020). O Antropoceno e a mudança climática: a percepção e a consciência dos brasileiros segundo a pesquisa IBOPE. Desenvolvimento e Meio Ambiente, 54. doi: https://doi.org/10.5380/dma.v54i0.67833.

Reis, D. A. D., & Silva, L. F. (2016). Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema “mudanças climáticas”. Ciência & Educação (Bauru), 22, 145-162. doi: https://doi.org/10.1590/1516-731320160010010.

Reis, R. D. C., & Mortimer, E. F. (2020). Um estudo sobre Licenciaturas em Ciências da Natureza no Brasil. Educação em Revista, 36, e205692. doi: https://doi.org/10.1590/0102-4698205692.

Reser, J. P., Bradley, G. L., & Ellul, M. C. (2014). Encountering climate change:‘seeing’is more than ‘believing’. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, 5(4), 521-537. doi: https://doi.org/10.1002/wcc.286.

Roque, A. L. D. M. (2011). Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos. Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal. (Dissert. Mestrado). URL: http://hdl.handle.net/10362/6157. Acesso 15.02.2024.

Rother, E. T. (2007). Systematic literature review X narrative review. Acta Paulista de Enfermagem, 20, v-vi. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001.

Santini, R. M., & Barros, C. E. (2022). Negacionismo climático e desinformação online: uma revisão de escopo. Liinc em Revista, 18(1), e5948. doi: https://doi.org/10.18617/liinc.v18i1.5948.

Santos, A. H. V., Silva, A. K. C. S., Sales, M. M. S., Cruz., R. R., & Costa, V. S. O. (2021) A práxis das escolas que dizem fazer educação ambiental. Revista DELOS, 14(39) 1-16. doi: https://doi.org/10.51896/DELOS/KDQS5511.

Santos, K., Santos, L., & Pitanga, A. (2018). Assessing the knowledge of undergraduate students in Chemistry on the possible depletion of the ozone layer. International Journal of Chemistry Education, 3(1), 036-043. URL: https://www.academia.edu/110270453/Assessing_the_Knowledge_of_Undergraduate_Students_in_Chemistry_on_the_Possible_Depletion_of_the_Ozone_Layer?uc-sb-sw=9080545. Acesso 15.02.2024

Santos, M. P., Galvão, L. C. M. S., & Pinto, A. S. (2019). Percepções de alunos da primeira série do ensino médio acerca das mudanças climáticas globais. Scientia Plena, 15(1). doi: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.012701.

Santos, P. T., Bacelar-Nicolau, P., Pardal, M. A., Bacelar-Nicolau, L., & Azeiteiro, U. M. (2016). Assessing student perceptions and comprehension of climate change in Portuguese higher education institutions. In: Leal Filho, W., Adamson, K., Dunk, R., Azeiteiro, U., Illingworth, S., & Alves, F. (Eds.). (2016). Implementing Climate Change Adaptation in Cities and Communities: Integrating Strategies and Educational Approaches. Cham: Springer. p. 221-236. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-319-28591-7_12.

Schmidt, L., & Delicado, A. (2014). Alterações climáticas na opinião pública. Ambiente, alterações climáticas, alimentação e energia: a opinião dos portugueses. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais (ICS). (Observatórios ICS; 1). p. 113-143. URL: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/10849/1/ICS_LSchmidt_ADelicado_Ambiente_LEN.pdf. Acesso 15.02.2024.

Silva, D. N. S., Gomes, E. T. A., & Serna, A. G. (2022). Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’? Retratos da Escola, 16(34), 127-147. doi: https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1466.

Wilbanks, T. J., & Kates, R. W. (1999). Global change in local places: how scale matters. Climatic change, 43(3), 601-628. doi: https://doi.org/10.1023/A:1005418924748.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Victor Hugo Couto, Pedro Wagner Gonçalves, Jan Sermeus

Downloads

Não há dados estatísticos.