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O uso da plataforma PronaSolos como recurso didático no ensino de Geografia
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Palavras-chave

Geografia
Geotecnologias
Ensino de solos

Como Citar

DIAS, Maria da Conceição Santana; FRANÇA, Luciana Freitas de Oliveira. O uso da plataforma PronaSolos como recurso didático no ensino de Geografia. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e024005, 2024. DOI: 10.20396/td.v20i00.8675209. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8675209. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução. A abordagem meramente mecânica da Ciência do Solo na disciplina de Geografia pode levar à falta de interesse dos alunos em aprender sobre o tema. Na tentativa de romper com tal problema, a Geografia tem buscado saídas para mudar esse cenário. Objetivo. O objetivo do estudo foi discutir as principais potencialidades da plataforma PronaSolos como suporte de aprendizagem no ensino de Geografia para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio, com ênfase no estudo do solo. Metodologia. O estudo é de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Resultados. A plataforma PronaSolos pode ser usada em sala de aula, já que é uma ferramenta gratuita, e que pode ser operada por qualquer pessoa, sendo bastante intuitiva. Conclusão. Na plataforma é possível encontrar diversos bancos de dados relacionados aos solos, como uso e ocupação do solo, hidrografia, topografia, erodibilidade, entre outras temáticas, foco dos estudos geográficos.

https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675209
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