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Alfabetização científica de adolescentes em privação de liberdade na cidade de Manaus (AM)
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Palavras-chave

Ensino de ciências
Formação cidadã
Socioeducação
Ressocialização

Como Citar

RODRIGUES, Miceia de Paula; SILVA, Natanael Charles da; ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de. Alfabetização científica de adolescentes em privação de liberdade na cidade de Manaus (AM) : el discurso del docente. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e024015, 2024. DOI: 10.20396/td.v20i00.8675934. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8675934. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Introdução e Objetivo. o estudo objetivou evidenciar a percepção de uma professora que atua em um centro socioeducativo sobre a alfabetização científica de meninas privadas de liberdade. Metodologia. a pesquisa possui uma abordagem qualitativa de cunho exploratório e recorreu a um questionário para a coleta de dados e a análise de conteúdo para a interpretação e análise dos resultados. Resultados. os achados apontam que as limitações impostas pelo sistema socioeducativo impossibilitam o professor de compartilhar, plenamente, experiências ricas e significativas com as adolescentes privadas de liberdade. No entanto, apesar dessas dificuldades, é importante reconhecer que ainda há maneiras de os professores trabalharem dentro dessas restrições para promover a alfabetização científica e alcançar os objetivos educacionais desejados. Conclusão. aponta-se a criatividade na diversificação das estratégias metodológicas das aulas e a inserção de temas contextualizados, universais e interdisciplinares como forma de mitigar os problemas detectados. 

https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675934
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Referências

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