Banner Portal
Papel do trabalho de campo na consolidação da memória e aprendizagem
PDF

Palavras-chave

Desenvolvimento cognitivo
Processos da memória
Ensino presencial
Estágios perceptivo-motores de aprendizagem
Ensino remoto

Como Citar

MIGUEL, Gisele Francelino; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Papel do trabalho de campo na consolidação da memória e aprendizagem. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e024010, 2024. DOI: 10.20396/td.v20i00.8675198. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8675198. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Introdução. A importância do trabalho de campo na formação de geocientistas é consensual entre pesquisadores de Educação em Geociências. Trabalhos de campo são parte essencial do currículo dos cursos de graduação em Geologia. Objetivo. Este artigo examinou o papel dos trabalhos de campo na fixação da memória de longo prazo e no desenvolvimento de aprendizagem de alunos de graduação. Metodologia. Os autores investigaram as funções didáticas dos trabalhos de campo por meio de observação simples de turmas em uma disciplina de Geologia Introdutória, de cursos de graduação em Geologia e Geografia, do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Comparou-se a consolidação de memória e desenvolvimento do raciocínio geológico de alunos que estudaram no Sistema Remoto Emergencial (durante a pandemia de Covid-19) e aqueles que cursaram a matéria de forma presencial. Resultados. Os dados qualitativos mostraram prejuízo no desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos alunos do Sistema Remoto, principalmente, pela participação assincrônica em atividade de campo. Conclusão. Trabalhos de campo que incentivam um comportamento ativo dos estudantes, e que sejam concomitantes a aulas teóricas e tarefas instrucionais práticas, favorecem o desenvolvimento do pensamento geológico e a retenção duradoura de memória.

https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675198
PDF

Referências

Amaral, W., Farhat Junior, M. Z., & Sanchez, J. P. (2022). Geobike project: riding on the rocks and motivating alternative fieldwork actions in Geosciences. Terræ Didatica, 18(Publ. Contínua), 1-13, e022035. doi: https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8670612.

Andrade, W. S. (2019). Trabalhos de campo em geologia como recurso didático no curso técnico de mineração de Nova Venécia, Espírito Santo, Brasil. Campinas: Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas. (Tese Dout., Ensino e História de Ciências da Terra). doi: https://doi.org/10.47749/T/Unicamp.2019.1091263.

Angelo, T. A., & Cross, P. (1993). Classroom assessment techniques: a handbook for college teachers. 2nd ed. San Francisco: Jossey-Bass Publ.

Atkins, R. K. (2023). Peirce on inference: validity, strength, and the community of inquirers. Oxford, USA: Oxford University Press. ISBN: 978-0-19-768906-6.

AusubelL, D. P. (2000) The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. New York: Springer-Science+Bussiness Media B.V.

Bacha, M. L. (1997). A teoria da investigação de C. S. Peirce. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Dissert. Mestrado em Comunicação e Semiótica). URL: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/5279/1/MARIA%20DE%20LOURDES%20BACHA.pdf. Acesso 10.02.2024.

Biggs, J. B., & Tang, C. (2011). Teaching for Quality Learning at University. 4th ed. New York: McGraw-Hill.

Biggs, J. B., & Collis, K. F. (1982). Evaluating the Quality of Learning: The SOLO Taxonomy (Structure of the Observed Learning Outcome). Academic Press Inc., USA.

Biggs, J. B. (1979). Individual differences in study processes and the quality of learning outcomes. Higher Education, 8(4), 381-394.

Biggs, J. B. (1978). Individual and group differences in study processes. Br. J. Educ. Psychol., 48, 266-279.

Brusi, D., Zamorano, M., Casellas, R. M., & Bach, J. (2011). Reflexiones sobre el diseño por competencias en el trabajo de campo en Geología. Enseñanza de las ciencias de la Tierra, 19(1), 4-14. URL: https://raco.cat/index.php/ECT/article/view/244374. Acesso 05.12.2023.

Carneiro, C. D. R. (2016). Glaciação antiga no Brasil: parques geológicos do Varvito e da Rocha Moutonnée nos municípios de Itu e Salto, SP. Terræ Didatica, 12(3), 209-219. doi: https://doi.org/10.20396/td.v12i3.8647898.

Carneiro, C. D. R., Barbosa, R., Gonçalves, P. W., Miguel, G. F., & Andrade, W. S. (2020). Trabalhos de Campo e Inovação Educacional em Geologia. In: Reis, F. A. G. V., Kuhn, C. E. S., Carneiro, C. D. R., Wunder, E., Boggiani, P. C., & Machado, F. B. (Orgs.). (2020). Ensino e Competências Profissionais na Geologia. Jaboticabal: Ed. Funep. p. 31-58. (Cap. 3). (ISBN 978-65-5671-020-4).

Carneiro, C. D. R., & Gonçalves. P.W. (2011). Actividades de campo en la asignatura Ciencia del Sistema Tierra: La Geología como estructura básica. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 19(1), 48-56. URL: https://raco.cat/index.php/ECT/article/view/244378. Acesso 05.12.2023.

Carneiro, C. D. R., Cunha, C. A. L. S., & Campanha, G. A. C. (1993). A teoria e a prática em geologia e o eterno retorno. Revista Brasileira de Geociências, 23(4), 339-346. doi: https://doi.org/10.25249/0375-7536.1993234339346.

Carneiro, C. D. R., Gonçalves, P. W., Cunha, C. A. L. S., & Negrão, O. B. M. (2008). Docência e trabalhos de campo nas disciplinas Ciência do Sistema Terra I e II da Unicamp. Revista Brasileira de Geociências, 38(1), 130-142. doi: https://doi.org/10.25249/0375-7536.2008381130142.

Compiani, M., & Carneiro, C. D. R. (1993). Os papéis didáticos das excursões geológicas. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 1(2), 90-98. URL: http://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/88098/140821. Acesso 18.08.2023.

Dreamstime. (2024). Geological Compass Stock Photos, Images & Pictures. Dreamstime. URL: https://dreamstime.com/ilustration/geological-compass.html. Acesso 10.02.2024.

Enstwistle, N. J., & Eintwistle, A. (1991). Contrasting forms of understanding for degree examinations: the student experience and its implications. Higher Education, 22, p. 205-227.

Fitts, P. M. (1964). Perceptual motor skill learning. In: Melton, A. W. (Ed.). (1964). Categories of human learning. New York: Academic Press.

Fitts, P. M., & Posner, M. I. (1967). Human Performance: Basic Concepts in Psychology Series. Belmont, California: Brooks/Cole Publ. Co.

Gil, A. C. (2008) Métodos e técnicas em pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Ed. Atlas. ISBN 978-85-224-5142-5.

Guida, A., Gobet, F., Tardieu, H., & Nicolas, S. (2012). How chunks, long-term working memory and templates offer a cognitive explanation for neuroimaging data on expertise acquisition: A two-stage framework. Brain and Cognition, 79(3), 221-244. doi: https://doi.org/10.25249/0375-7536.20083811301421016/j.bandc.2012.01.010.

Imbernon, R. A. L., Vasconcelos, C., Mansur, K., Gonçalves, P. W., & Carneiro, C. D. R. (2023). Alice no país das rochas e o que ela não encontrou ali: adaptação de título do trabalho de Conrado Paschoale, in memoriam. Terræ Didatica, 19(Publ. Contínua), 1-6, e023022. doi: https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673173.

Lent, R. (2010). Cem bilhões de neurônios? Conceitos fundamentais de Neurociência. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 786p.

Maciel, I. B., Mello, C. L., & Silva, A. T. (2017). Caracterização da deformação rúptil em afloramento da Formação Resende, Bacia de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. São Paulo: Instituto de Geociências USP, Geologia USP, Série Cient. 17(3), 1-12. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-391.

Miguel, G. F. (2023). Educação por objetivos e Neurociências aplicados ao desenvolvimento do raciocínio geológico. Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas. (Tese Dout., Ensino e História de Ciências da Terra). URL: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15480. Acesso 25.02.2024.

Miguel, G. F., Carneiro, C. D. R., & Gonçalves, P. W. (2021). Alinhamento Cognitivo e Ensino Remoto: o caso do Tempo Geológico em uma disciplina de Geologia introdutória. Terræ Didatica, 17(Publ. Contínua), 1-13, e021048. doi: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667540.

Orion, N. (1993). A model for the development and implementation of field trips as an integral part of the science curriculum. School Science and Mathematics. 93(6), 325-331. doi: https://doi.org/10.1111/j.1949-8594.1993.tb12254.x.

Paschoale, C. (1984). Alice no país da geologia e o que ela encontrou lá. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 33, 1984, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro, 1984, p.242-249.

Peirce, C. S. (1991). Peirce on signs: writings on semiotic. James Hoopes, The University of North Caroline, USA.

Scortegagna, A., & Negrão, O. B. M. (2005). Trabalhos de campo na disciplina de Geologia introdutória: a saída autônoma e seu papel didático. Terræ Didatica, 1(1), 36-43. doi: https://doi.org/10.20396/td.v1i1.8637443.

Shrestha, R. B., Desai, J., Mukherji, A., Dhakal, M., Kulkarni, H., Mahamuni, K., Bhuchar, S., & Bajracharya, S. (2018). Protocol for reviving springs in the Hindu Kush Himalaya: a practitioner's manual. Kathmandu, Nepal: International Centre for Integrated Mountain Development (Icimod). ISBN: 9789291156078.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Gisele Francelino Miguel, Celso Dal Ré Carneiro

Downloads

Não há dados estatísticos.