Pesquisas em ensino e história de ciências da terra: afinidades entre as universidades estaduais de Campinas e Feira de Santana

Autores

  • Joselisa Maria Chaves Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Fábio Gonçalves da Silva Rede Estadual de Ensino de Conceição da Feira
  • Ana Paula Amorim Ramos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Karla Christiane Ribeiro Tanan Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637364

Palavras-chave:

Ensino de geociências. Educação. Ensino médio.

Resumo

Este artigo relata o vínculo entre duas cidades, Campinas e Feira de Santana, que tem origem nas raízes do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História do Instituto de Geociências da Unicamp (PEHCT), a partir da formação de uma das autoras (JMC) no curso de especialização em Ensino em Geociências. O projeto de ensino em Geo­ciências então desenvolvido objetivara diagnosticar e analisar o conteúdo de Geociências nos recursos didáticos utilizados no ensino fundamental e médio das escolas de Feira de Santana. Os elementos de análise foram o livro didático, manifestações artísticas e laboratório computacional. No projeto foi possível observar a atuação de discentes do ensino médio, de graduação e pós-graduação. Outro elo entre as cidades reside na formação acadêmica de outro autor (FGS) que concluiu mestrado no PEHCT da Universidade Estadual de Campinas, tendo como área geográfica o município de Feira de Santana. 

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Biografia do Autor

Joselisa Maria Chaves, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, BA.

Fábio Gonçalves da Silva, Rede Estadual de Ensino de Conceição da Feira

Rede Estadual de Ensino de Conceição da Feira – BA

Ana Paula Amorim Ramos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente – PPGM, UEFS.

Karla Christiane Ribeiro Tanan, Universidade Estadual de Feira de Santana

Bolsista de IC Fapesb-Área de Geociências / DEXA-UEFS.

Referências

Chaves J.M. 1995. Os caminhos percorridos para renovação do ensino de Pedologia nos cursos de Licenciatura em Geografia na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Campinas: Inst. Geoc. Unicamp

(Monogr. Especialização). 96 p.

Oliveira, M. M.; Leandro, A. G. Imagem do livro didático e espaço vivido: por uma dialogia possível. Revista Georaguaia, v.1, n.1, 2011.

Silva F.G.da. 2012. Sensoriamento Remoto no ensino de Geografia : Livros didáticos e práticas educativas para o ensino médio em Feira de Santana, BA. Campinas: Inst. Geoc. Unicamp. (Dissert. Mes-

trado PEHCT).

Silva A.P.A.da. 2013. Potencial Pedagógico do Sensoriamento Remoto nas Escolas de Educação Básica da Região Metropolitana de Feira de Santana-Bahia. Feira de Santana: Departamento de Ciências Exatas, UEFS (Dissert. Mestrado PPGM).

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Publicado

2015-06-23

Como Citar

CHAVES, J. M.; SILVA, F. G. da; RAMOS, A. P. A.; TANAN, K. C. R. Pesquisas em ensino e história de ciências da terra: afinidades entre as universidades estaduais de Campinas e Feira de Santana. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 461–465, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637364. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637364. Acesso em: 3 fev. 2023.

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