A construção de um litofone em uma abordagem interdisciplinar

Autores

  • Arlino Camargo Livério Junior Universidade de São Paulo
  • Eduardo Matos Santos Universidade de São Paulo
  • Adriana Pedrosa Biscaia Tufaile Universidade de São Paulo
  • Alberto Tufaile Universidade de São Paulo
  • Carlos Molina Mendes Universidade de São Paulo
  • Rosely Aparecida Liguori Imbernon Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637343

Palavras-chave:

Litofone. Ensino de geologia. Interdisciplinaridade. Propriedades elásticas. Música.

Resumo

Rochas são usadas como instrumentos musicais desde o surgimento da música. Litofones, do grego lithos (rocha), são instrumentos de percussão baseados em placas rochosas. Eles são similares aos mais usuais xilofones, mas com as características musicais únicas originadas de sua construção peculiar. Na Inglaterra, a história dos litofones data do século 18. Nós construímos e analisamos um litofone com o objetivo de usá-lo como ferramenta educacional no ensino de geologia e física. Um tópico organizador de interesse, a música, é o tema central na abordagem interdisciplinar introduzida aqui. De fato, no desenho do instrumento, as placas de rocha devem ser caracterizadas, com as suas relações entre frequência e comprimento estabelecidas, a fim de que notas específicas sejam selecionadas. Outro objetivo do presente trabalho é a utilização do som como ferramenta na caracterização das propriedades elásticas de materiais. Nossos resultados sugerem que a abordagem apresentada é efetiva como ferramenta educacional para uma audiência ampla. 

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Biografia do Autor

Arlino Camargo Livério Junior, Universidade de São Paulo

Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH, Univ. São Paulo USP, São Paulo.

Eduardo Matos Santos, Universidade de São Paulo

Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH, Univ. São Paulo USP, São Paulo.

Adriana Pedrosa Biscaia Tufaile, Universidade de São Paulo

Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH, Univ. São Paulo USP, São Paulo.

Alberto Tufaile, Universidade de São Paulo

Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH, Univ. São Paulo USP, São Paulo.

Carlos Molina Mendes, Universidade de São Paulo

Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH, Univ. São Paulo USP, São Paulo.

Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Universidade de São Paulo

Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH, Univ. São Paulo USP, São Paulo.

Referências

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Publicado

2015-06-23

Como Citar

LIVÉRIO JUNIOR, A. C.; SANTOS, E. M.; TUFAILE, A. P. B.; TUFAILE, A.; MENDES, C. M.; IMBERNON, R. A. L. A construção de um litofone em uma abordagem interdisciplinar. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 283–288, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637343. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637343. Acesso em: 6 dez. 2022.

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