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Curso de especialização em ensino de geociências: vinte anos de experiências
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Palavras-chave

Formação continuada de professores. Ensino de geociências.

Como Citar

NEGRÃO, Oscar Braz Mendonza. Curso de especialização em ensino de geociências: vinte anos de experiências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 178–190, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637314. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637314. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo resgata a história de um curso de especialização em Ensino de Geociências, oferecido no Instituto de Geociências da Unicamp, que adotou um modelo inovador no que tange à relação teoria-prática na formação continuada de professores. O Curso em questão foi estruturado em quatro fases, nas quais o professor participante desenvolveu atividades de planejamento de ensino, aplicação desse planejamento, avaliação do conjunto da experiência e elaboração de monografia. O trabalho pedagógico (prática) do participante na própria instituição de origem constituiu o ponto de partida para seu aprofundamento teórico e também a meta a ser atingida, na forma de trabalho renovado. Entretanto, a aplicação dos planos de ensino revela que nem sempre houve adequação nas relações entre os procedimentos de ensino e as novas concepções, isto é, entre prática e teoria. A constatação, análise e avaliação dessa inadequação propiciam ao participante elaboração de planejamento mais aperfeiçoado.
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637314
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