Monitoria proativa: uma experiência didático-pedagógica do grupo de ensino de Geologia Introdutória da Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará, Belém-PA

Autores

  • Francisco de Assis Matos de Abreu Universidade Federal do Pará
  • José Fernando Pina Assis Universidade Federal do Pará
  • Jamylle Trindade de Matos Universidade Federal do Pará
  • Leticia Briglia Ramos Arantes Universidade Federal do Pará
  • Eliã Jéssica Oliveira Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637355

Palavras-chave:

Monitoria proativa. Geologia introdutória. Trabalho de campo.

Resumo

Este trabalho apresenta os primeiros resultados concretos do Projeto Monitoria Proativa, implementado em 2009 no Curso de Geologia da Universidade Federal do Pará, como ferramenta pedagógica para otimização do aproveitamento estudantil nos conteúdos das geologias introdutórias, traduzidos em dois produtos didáticos: Roteiro de Atividades para Prática de Campo em Geologia Introdutória e Kits Didático-Metodológicos em Geologia Introdutória. Além disso o trabalho descreve, em linhas gerais, o processo pedagógico de sua elaboração. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Matos de Abreu, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Geologia, Instituto de Geociências/UFPA

José Fernando Pina Assis, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Geologia, Instituto de Geociências/UFPA

Jamylle Trindade de Matos, Universidade Federal do Pará

Graduanda do Curso de Geologia/UFPA

Leticia Briglia Ramos Arantes, Universidade Federal do Pará

Graduanda do Curso de Geologia/UFPA

Eliã Jéssica Oliveira Silva, Universidade Federal do Pará

Graduanda do Curso de Geologia/UFPA

Referências

Almeida F.F.M.de. 1967. Origem e Evolução da Plataforma Brasileira. Rio de Janeiro, DNPM/DGM. 36p. (Bol. 241).

Almeida F.F.M.de, Hasui Y., Brito Neves B.B.de., Fuck R.A. 1977. Províncias estruturais brasileiras. In: Simp. Geol. Nordeste, 8, Campina Grande,

Anais... Campina Grande, Soc. Bras. Geol., p. 363-391.

Eliasquevici M.K., Fonseca N.A. 2004. Educação à distância: orientações para início de um percurso. Ed. UFPA (EDUFPA). 93p.

Severino A.J. 2013. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. Cortez Ed. 304p.

Downloads

Publicado

2015-06-23

Como Citar

ABREU, F. de A. M. de; ASSIS, J. F. P.; MATOS, J. T. de; ARANTES, L. B. R.; SILVA, E. J. O. Monitoria proativa: uma experiência didático-pedagógica do grupo de ensino de Geologia Introdutória da Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará, Belém-PA. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 378–382, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637355. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637355. Acesso em: 5 dez. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)