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Educar para prevenir: proteção e defesa civil nas escolas por um currículo escolar vivo
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Palavras-chave

Ensino de geologia. Defesa civil. Desastres naturais. Recurso didático.

Como Citar

BAETA, L. de F.; MORAIS, N. L. de. Educar para prevenir: proteção e defesa civil nas escolas por um currículo escolar vivo. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 336–345, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637349. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637349. Acesso em: 1 mar. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta um projeto da Coordenadoria de Ações Preventivas e Recuperativas, a CAPR, uma subdivisão da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a Condec, que propõe a integração entre as comunidades situadas em áreas de risco e a Defesa Civil, com o intuito de criar uma cultura de planejamento e execução de ações pre­ventivas tendo a escola como referência. Tomando como piloto a subprefeitura de São Mateus, município de São Paulo, foram aplicados questionários na Diretoria de Ensino que atende a região para se realizar levantamento da percepção dos munícipes em relação a eventos em áreas de risco. Assim, a formação escolar, que iniciaria a introdução de concepções que exaltam a formação de um cidadão consciente, seria o primeiro passo para gerar a apropriação de assuntos que aparecem constantemente no cotidiano de estudantes residentes em localidades propícias a eventos naturais como escorregamentos, enchentes, inundações, deslizamentos etc. Contribuir para a educação criando práticas de conscientização na comunidade requer um esforço de despertar os munícipes que habitam no entorno da escola a participar de ações coletivas em busca de melhorias para o seu bairro. Assim, a integração de atividades da Defesa Civil e escolas do município demonstrará a efi­ciência das políticas públicas que pretendem atender a sociedade, mas também incentivar a constituição de cidadãos críticos que saibam buscar por melhores condições na cidade em que vivem.

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637349
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