Banner Portal
Educar para prevenir: proteção e defesa civil nas escolas por um currículo escolar vivo
PDF

Palavras-chave

Ensino de geologia. Defesa civil. Desastres naturais. Recurso didático.

Como Citar

BAETA, Lucilene de Freitas; MORAIS, Natália Leite de. Educar para prevenir: proteção e defesa civil nas escolas por um currículo escolar vivo. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 336–345, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637349. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637349. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta um projeto da Coordenadoria de Ações Preventivas e Recuperativas, a CAPR, uma subdivisão da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a Condec, que propõe a integração entre as comunidades situadas em áreas de risco e a Defesa Civil, com o intuito de criar uma cultura de planejamento e execução de ações pre­ventivas tendo a escola como referência. Tomando como piloto a subprefeitura de São Mateus, município de São Paulo, foram aplicados questionários na Diretoria de Ensino que atende a região para se realizar levantamento da percepção dos munícipes em relação a eventos em áreas de risco. Assim, a formação escolar, que iniciaria a introdução de concepções que exaltam a formação de um cidadão consciente, seria o primeiro passo para gerar a apropriação de assuntos que aparecem constantemente no cotidiano de estudantes residentes em localidades propícias a eventos naturais como escorregamentos, enchentes, inundações, deslizamentos etc. Contribuir para a educação criando práticas de conscientização na comunidade requer um esforço de despertar os munícipes que habitam no entorno da escola a participar de ações coletivas em busca de melhorias para o seu bairro. Assim, a integração de atividades da Defesa Civil e escolas do município demonstrará a efi­ciência das políticas públicas que pretendem atender a sociedade, mas também incentivar a constituição de cidadãos críticos que saibam buscar por melhores condições na cidade em que vivem.

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637349
PDF

Referências

Amaral R., Gutjahr M. R. 2011. Desastres naturais. São Paulo: IG/SMA.

Azaziel M., Franca N., Loureiro C.F.B. 2003. Educação Ambiental e Gestão Participativa em Unidades de Conservação. Rio de Janeiro: IBASE.

Brasil. Lei n° 12.608, de 11 de abril de 2012. Brasília, DF, Senado, 2012.

Folha de S. Paulo. 2009. Temporal causa inundações e protesto em SP. Folha de São Paulo, 02 Fev. 2009, Cad. C, Cotidiano. URL: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2402200922.htm. Acesso 25.07.2012.

Garnica A.V.M. 1996. Algumas notas sobre Pesquisa Qualitativa e Fenomenologia. Apresentado no evento Paradigmas de interpretação da realizada. Botucatu: UNESP.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. URL: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/notasindicadores.shtm. Acesso 15.04.2013.

Kobayashi M.Y. 2010. As enchentes do rio Aricanduva e a construção de conhecimento no ensino de geografia. São Paulo: Fac. Filos., Letr. Ciênc. Hum.,

USP. 115p. (Dissert. Mestr., Progr. Pós-Grad. Geogr. Hum.). Maia M.S.S. 2005. Educação Ambiental em Intervenções de Saneamento: A experiência do Programa Bahia Azul na Comunidade da Bacia de Alto Pituaçu, Salvador: UFBA. (Dissert. Mestr, Depto. Biologia.

Maricato E. 2008. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes.

Moresi, E. [org]. 2003. Metodologia de Pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília. Prefeitura da Cidade de São Paulo. Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras. s.d. Dados demográficos. URL: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/subprefeituras/dados_demograficos/. Acesso 11.07.2013. Prefeitura da Cidade de São Paulo. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. s.d. URL: http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/img/mapas/1992.jpg. Acesso 11.07.2013.

Prefeitura da Cidade de São Paulo. Subprefeitura São Mateus. s.d. URL: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/sao_mateus/noticias/?p=36459. Acesso 11.07.2013.

Ross J.L.S. [org]. 2000. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp.

São Paulo (Município). 2006. Reorganização do Sistema Municipal de Defesa Civil. Decreto n° 47.534, de 1 de agosto de 2006. Adequa a organização do Sistema Municipal de Defesa Civil. São Paulo, SP.

Tominaga L.K., Santoro J., Amaral R.do [orgs.]. 2011. Desastres naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: Inst. Geol.

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Terrae Didatica, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.