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O Fórum Nacional de Cursos de Geologia e as diretrizes curriculares nacionais: histórico e perspectivas
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Palavras-chave

Currículo mínimo. Educação superior. Engenharia geológica. Universidade. Regulamentação profissional. Projeto pedagógico. Mudança curricular.

Como Citar

CARNEIRO, Celso Dal Ré Carneiro. O Fórum Nacional de Cursos de Geologia e as diretrizes curriculares nacionais: histórico e perspectivas. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 191–203, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637316. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637316. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A formação profissional na área de Geologia destina-se a suprir um campo de atividades tipicamente ligadas ao Estado. Esse fato acentua a importância de regras claras para funcionamento dos cursos de graduação em Geologia e Engenharia Geológica, representadas pelas Diretrizes Curriculares (DCNs), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2012. A decisão aproveita grandemente as proposições do Fórum Nacional de Cursos de Geologia (FNCG) e atende às preocupações e anseios de docentes, profissionais e estudantes. Este artigo do evento “Interfaces Geociências e Ensino: 40 anos de experiências (1973-2013)” examina, em perspectiva, a contribuição para as DCNs de um grupo de professores e alunos voltado para renovação no ensino superior de Geologia formado na USP em 1973. As DCNs mantêm várias recomendações relevantes da orientação precedente – o Currículo Mínimo –, e introduzem orientações para reconfigurar cursos, reestruturar currículos e mudar concepções. A ênfase ao trabalho de campo como ferramenta imprescindível de formação de geólogos, associada ao laboratório e intensivo estudo bibliográfico, pode levar a projetos pedagógicos inovadores, em substituição a rígidos modelos de currículos e cargas horárias. Além da consequência esperada – profissionais mais bem preparados – haverá melhor interação com órgãos de regulação profissional (sistema CREA-CONFEA), e orientações mais eficazes para a avaliação periódica dos cursos.

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637316
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