Ensino de geociências: elos entre duas universidades estaduais (Unicamp e UEFS) e uma universidade federal (UFBA) na década de 1990
DOI:
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637351Palavras-chave:
Ensino de geociências. Educação. Formação do professorResumo
Este artigo relata os elos existentes na década de 1990 entre o grupo de ensino que culminou na criação do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra PEHCT do IG-Unicamp e duas universidades baianas, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Inicialmente os elos foram formados a partir da participação de quatro docentes das instituições baianas em curso de especialização em Ensino de Geociências, nas turmas de 1992 e 1994. No segundo momento esses docentes se organizaram e levaram para Feira de Santana o mesmo curso, de modo a compor o primeiro curso de Especialização da Área de Geociências da UEFS, com participação de professores da Unicamp, UEFS e UFBA. Curso que ocorreu em duas turmas, nos anos de 1995 e 1997. Os reflexos do aprendizado dos conhecimentos adquiridos pelo PEHCT são sentidos até hoje na trajetória dos autores desse artigo e daqueles que compartilharam da experiência discente e docente envolvendo a Especialização em Ensino de Geociências, sempre na busca de um melhor desempenho acadêmico em suas práticas docentes.
Downloads
Referências
Amaral I.A. 1995. Em busca da planetização do Ensino de Ciências para a Educação Ambiental. Campinas: Fac. Educação, Unicamp. (Tese Dout.).
Barbosa L.M., Santana J.C.B., Pitombo N.C.S. 1992. Experiência metodológica na disciplina Geologia Geral: utilizando modelos de Estrutura Interna da Terra. Campinas, Cadernos IG/Unicamp. v. Esp.(2):56-78.
Celino J.J. 2000a. A Dinâmica Pedagógica no Ensino de Geologia Econômica na UFBA: Planejamento, Aplicação e Avaliação. Campinas, Cadernos IG/Unicamp. 1(1):51-65.
Celino J.J. 1994. A Filosofia do Ensino de Geologia Econômica para Engenheiros de Minas: A Aplicação na Prática Docente. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 38, Baln. Camboriú, 1994. B. Res. Expand… Baln. Camboriú: Sociedade Brasileira de Geologia,
v. 2. p. 232-233.
Celino J.J. 1996a. Curso de Geologia: Ser o no Ser? Princípios generales para orientar la reformulácion curricular en Brasil. In: Simp. Ens. Geol., 9, 1996, Logroño. Anais.... Logroño, AEPECT. v. 1. p. 6-7.
Celino J.J. 1997. Diagnóstico general de los componen- Diagnóstico general de los componentes educativos de las geociencias en tercer grado y su influencia en la reforma curricular: estudio de un caso. Rev. de la Enseñanza de las Ciencias de la Tierra,
(3):200-204.
Celino J.J. 2000b. Secuencias Didácticas para la enseñanza de la Geología Económica: Una reflexión crítica. Geología Colombiana, Bogotá, v. 1, n.25, p. 251-255.
Celino J.J., Carneiro C. D. R. 1995. Teaching-Learning of Economic Geology. In: Intern. Symp. Eng. Development,1, 1995, Campinas. Proc... Campinas: Unicamp. v. 1. p. 249-256.
Celino J.J. 1996b. Diagnóstico de los componentes educativos de la enseñanza de las geociencias en el tercer grado en Brasil.. In: Simp. Ens. Geol., 9, 1996, Logroño. Anais.... Logroño, AEPECT. v. 1. p. 8-8.
Chaves J.M., Lima M. 1996. Apoio didático à professo- , Lima M. 1996. Apoio didático à professores da Área de Geociências. In: Reunião Esp. SBPC, 1996, Feira de Santana, BA. Anais... Feira de Santana, BA, SBPC, v. 1. p. 29-29.
Chaves J. M., Pretto N. L. 1996. Utilizacion del. In: Simp. Ens. Geol., 9, 1996, Logroño. Anais.... Logroño, AEPECT. v. 1. p. 16-17.
Chaves J. M. 1995. Os caminhos percorridos para re- 1995. Os caminhos percorridos para renovação do ensino de Pedologia nos cursos de Licenciatura em geografia na Universidade Estadual de feira de Santana, Bahia. In: Congr. Bras. Ciênc. Solo, 25, 1995, Viçosa, MG. Anais.... Viçosa, MG: UFV. v. 4. p. 2165-2167.
Chaves J. M. 1996a. El trabalho de campo como una herramienta para mejorar el aprendizage del estudio del suelo. In: Simp. Ens. Geol., 9, 1996, Logroño. Anais.... Logroño, AEPECT. v. 1. p. 20-21.
Chaves J. M. 1996b. Utilização do Mass Media no en- 1996b. Utilização do Mass Media no ensino de Geociências: uma reflexão. In: Congr. Bras. Geol., 39, 1996, Salvador. Anais... Salvador, SBG. v. 5. p. 41-44.
Chaves J. M., Lima, C. C. U. 1995. Utilização da técnica de sensiblização aplicada a disciplina de Pedologia. estudo de caso na Universidade Estadual de feira de Santana - Bahia. In: Simp. Bras. Ens. Solos, 2, 1995, Santa Maria, RS. Anais..., Santa Maria, RS. v. 1. p. 3-3.
Chaves J.M.C., Leite O.R, Celino J.J., Santana, J.C.B.de, Avanzo, P.E. 1996. Curso de especialização em Ensino em geociências na Universidade estadual de Feira de Santana. In: Congr. Bras. Geol., 39, 1996, Salvador. Anais... Salvador, SBG. p. 41-44.
Leite O. R., Silva H. M. 1992. Curso de especialização em Ensino de Geociências: uma realidade ao nosso alcance.. Salvador, Cad. Geociências, 2:41-44.
Leite O. R. 1993. Ensino: nosso discurso teórico na prática é completamente diferente. Salvador, Cad. Geociências, 4:18-19.
Negrão O.B.M. 1988. O movimento teoria-prática na especialização em Ensino de Geociênicas. In: Simp. Espec. Ens. Geoc. 3o grau. Anais... Campinas, Unicamp. p. 31-38.
Negrão O.B.M. 2013. Curso de Especialização para professores de Geociências. In: Interfaces Geociências e Ensino: 40 anos de experiências (1973-2013), Campinas, SP, 23 e 24 de agosto de 2013. (Apres. Oral).
Negrão O.B.M. 2014. Curso de Especialização para professores de Geociências. Terræ Didatica, 10(3):xx-yy. http://www.ige.Unicamp.br/terraedidatica/.
Santana J.C.B.,Barbosa L.M. 1993. A realidade do ensino de Geociências no 2o grau em Feira de Santana. São Paulo, Rev. Bras. Geoc., 23(1):98-106.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.