Desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de geociências para a Banca das Ciências e Experimentoteca da EACH/USP

  • Caroline Bertocco Garcia Universidade de São Paulo
  • Rosely Aparecida Liguori Imbernon Universidade de São Paulo
  • Ricardo Augusto V. Lacerda Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Experimentação. Geo-Ideias. Ciências naturais. Ensino de ciências da terra.

Resumo

O presente trabalho abrange a importância da divulgação e popularização da Ciência com o uso de modelos didáticos que expressem os conteúdos de Geociências. A divulgação e popularização da Ciência tem como cenário a Banca da Ciência, um projeto ligado ao Laboratório de Desenvolvimento de Recursos Didáticos em Ciência da Natu­reza, LABDID da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH-USP. Foram utilizados materiais simples, como papel cartonado de caixa descartáveis, canudos para refrigerante, cola quente, copos de iogurte descartáveis etc. e atividades apresentadas em publicações científicas da área de ensino de Geociências e do site Geoideias, para compor o acervo da Banca da Ciência, assim como para ampliar o tema Geologia no acervo da Experimentoteca do LABDID. A acessibilidade dos materiais para a construção dos modelos foi vista como um meio para a popularização das Geociências, na qual a escolha de materiais reciclados e de baixo custo permitisse a reprodução e adaptação dos modelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Bertocco Garcia, Universidade de São Paulo
Escola de Ciências, Artes e Humanidades - EACH-USP.
Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Universidade de São Paulo

Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH, Univ. São Paulo USP, São Paulo / Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências da Terra, IG/Unicamp.

Ricardo Augusto V. Lacerda, Universidade de São Paulo

Laboratório de Desenvolvimento de Recursos Didáticos
em Ciências da Natureza – LABDID-EACH-USP.

Referências

Barbosa R. 2003. Projeto Geo-Escola: recursos computacionais de apoio a o ensino de geociências nos níveis fundamental e médio. Campinas: Inst. Geoc., Univ. Est. Campinas. 105p. (Dissert. Mestr.), Campos D.A. 1997. O ensino das ciências da Terra. In: Simpósio a Importância da Ciência para o Desenvolvimento Nacional, 1, São Paulo. Documentos... São Paulo: Acad. Bras. Ciências. p. 39-46.(1a. sessão, Educação).

Carneiro C.D.R., Toledo M.C.M.de; Almeida F.F.M. de. 2004. Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na Educação Básica. Rev. Bras. Geoc. 34(4):553-560. URL: sbgeo.org.br/pub_sbg/rbg/vol34_down/3404/1439.PDF. Acesso 18.09.2014.

Compiani M. 2005. Geologia/Geociências no Ensino Fundamental e a Formação de Professores. São Paulo, Revista Geologia USP. Publ. Esp., 3:13-30.

Constante A., Vasconcelos C. 2010. Actividades lúdico-práticas no ensino da Geologia: complemento motivacional para a aprendizagem. Terræ Didatica, 6(2):101-123.

Toledo M.C.M. 2005. Geociências no Ensino Médio Brasileiro. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista Geologia USP. Publ. Esp., 3:33-34.

Publicado
2015-06-23
Como Citar
Garcia, C. B., Imbernon, R. A. L., & Lacerda, R. A. V. (2015). Desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de geociências para a Banca das Ciências e Experimentoteca da EACH/USP. Terrae Didatica, 10(3), 331-335. https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637348

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)