Contributos da reforma curricular em Timor-Leste para a literacia do cidadão em ciências da terra

Autores

  • Jorge Bonito Universidade de Aveiro
  • Dorinda Rebelo Escola Secundária de Estarreja
  • Margarida Morgado Escola Secundária de Viriato
  • Conceição Gomes Escola Secundária D. Afonso Sanches
  • Celeste Coelho Universidade de Aveiro
  • António Soares de Andrade Universidade de Aveiro
  • Luís Marques Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637362

Palavras-chave:

Timor-Leste. Geociências. Currículo. Ensino secundário. Materiais curriculares.

Resumo

No âmbito da reestruturação do currículo de Timor-Leste, o ensino secundário – com a duração de três anos – foi desenhado em dois percursos: o de Ciências e Tecnologias e o de Ciências Sociais e Humanidades. Ambos incluíam uma componente de Formação Geral. Ainda que sem tradição em Timor-Leste, o ensino Ciências da Terra foi integrado nos dois cursos, por meio, respetivamente, das disciplinas de Geologia e de Geografia. Os programas das disciplinas foram elaborados por duas equipas da Universidade de Aveiro (Portugal). Cada uma delas elaborou, também, manuais para os alunos e guias para os professores, relativos aos três anos de escolaridade. Ainda no âmbito deste processo, a Universidade de Aveiro organizou um plano de formação para futuros professores de Geologia e de Geografia em Timor-Leste, realizado in locu e em território português.

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Biografia do Autor

Jorge Bonito, Universidade de Aveiro

Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora / Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” da Universidade de Aveiro, Portugal

Dorinda Rebelo, Escola Secundária de Estarreja

Escola Secundária de Estarreja, Portugal

Margarida Morgado, Escola Secundária de Viriato

Escola Secundária de Viriato, Viseu, Portugal

Conceição Gomes, Escola Secundária D. Afonso Sanches

Escola Secundária D. Afonso Sanches, Vila do Conde, Portugal

Celeste Coelho, Universidade de Aveiro

Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, Portugal

António Soares de Andrade, Universidade de Aveiro

Centro de Investigação GeoBioTec da Universidade de Aveiro, Portugal

Luís Marques, Universidade de Aveiro

Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” da Universidade de Aveiro, Portugal.

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Publicado

2015-06-23

Como Citar

BONITO, J.; REBELO, D.; MORGADO, M.; GOMES, C.; COELHO, C.; ANDRADE, A. S. de; MARQUES, L. Contributos da reforma curricular em Timor-Leste para a literacia do cidadão em ciências da terra. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 436–454, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637362. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637362. Acesso em: 3 fev. 2023.