Kit didático “da rocha ao grão” ... de areia

  • Christine Laure Marie Bourotte Universidade de São Paulo
  • Maria Cristina Motta de Toledo Universidade de São Paulo
  • Wania Duleba Universidade de São Paulo
  • Gabriela Tieme Aramaqui Universidade de São Paulo
  • Larissa Gracielle Dellisa Campos Universidade de São Paulo
  • Patricia Junia Viana Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Ensino de geologia. Ciclo sedimentar. Recurso didático

Resumo

A areia, como outros sedimentos inconsolidados, é o produto de uma importante etapa do ciclo das rochas, e seus processos de formação e acumulação, associados à dinâmica externa da Terra, são facilmente observáveis em vários cenários naturais (praias, dunas, rios, lagos). Cada grão de areia tem uma história que pode ser revelada por meio da investigação de suas propriedades, em diferentes escalas de observação e com diferentes ferramentas de análise. Neste trabalho foi elaborado um kit didático com amostras de rochas, minerais e sedimentos (areias) de diferentes localidades do Brasil e do mundo acompanhadas de fichas de atividades e conceitos teóricos. O material está sendo apresentado para professores do Ensino Fundamental e até o momento, foi positivamente avaliado.

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Biografia do Autor

Christine Laure Marie Bourotte, Universidade de São Paulo

Professora Doutora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP.

Maria Cristina Motta de Toledo, Universidade de São Paulo

Professora Titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP.

Wania Duleba, Universidade de São Paulo

Professora Doutora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP.

Gabriela Tieme Aramaqui, Universidade de São Paulo

Licencianda em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP.

Larissa Gracielle Dellisa Campos, Universidade de São Paulo

Licencianda em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP.

Patricia Junia Viana, Universidade de São Paulo

Licencianda em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP.

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Publicado
2015-06-23
Como Citar
Bourotte, C. L. M., Toledo, M. C. M. de, Duleba, W., Aramaqui, G. T., Campos, L. G. D., & Viana, P. J. (2015). Kit didático “da rocha ao grão” . de areia. Terrae Didatica, 10(3), 298-304. https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637345