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Ciências da terra em cursos que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental
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Palavras-chave

Formação de professores. Ciências naturais. Ensino de ciências da terra.

Como Citar

ARAUJO, Elias Profeta Ramos de; TOLEDO, Maria Cristina Motta de. Ciências da terra em cursos que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 319–330, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637347. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637347. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A formação de professores de Ciências Naturais para o ensino fundamental da educação básica é realizada principalmente em cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas, mas o interesse primordial dos cursos é formar essencialmente professores de Biologia. Assim, as instituições de ensino superior que os mantêm elaboram e executam os projetos pedagógicos enfatizando disciplinas da área biológica e não dispensam às disciplinas de Ciências da Terra, notada­mente a Geologia, o devido valor como integrantes das Ciências Naturais. Em alguns casos, é possível que essa disciplina faça parte da grade curricular do curso apenas para cumprir orientações da legislação ou normatizações educacionais, sendo evidente a falta de investimentos, nesses cursos de formação de professores, em docentes especializados, atividades de campo e laboratórios relacionados às Ciências da Terra.

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637347
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