Resumo
Com base na necessidade de compreender as contemporâneas disputas entre “modernos” e “antigos” relativamente à alfabetização, enfoca-se, neste artigo, a obra Testes ABC - para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e escrita (1934), de Manuel Bergström Lourenço Filho. A partir de uma abordagem histórica e mediante a utilização de um método de investigação centrado na análise e interpretação da configuração textual, objetiva-se explicar o sentido que lhe atribuo de fundadora de uma tradição - alfabetização sob medida -, a qual, embora unissonamente combatida, permanece operante, no que se refere seja ao predomínio da psicologia como base teórica para o estudo da alfabetização, seja como prática assimilada, e muitas vezes não consciente, de diagnóstico e classificação de crianças visando à superação das causas do fracasso escolar na 1ª série do 1o grau de ensino.Referências
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FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Trad. D. M. Lichtenstein e outros. 3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. Testes ABC - para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e escrita. São Paulo: Melhoramentos, 1934 (Bibliotheca de Educação - v. XX)
______. Testes ABC - para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e escrita. 5.ed. (com material de aplicação) São Paulo: Melhoramentos, [1954] (Biblioteca de Educação - v. XX).
______. Testes ABC - para verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e escrita. 9.ed. (revista e com material de aplicação) São Paulo: Melhoramentos, 1967. (Biblioteca de Educação) (Obras Completas de Lourenço Filho - v. III)
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LOURENÇO, Maria Leda Silva. Lourenço Filho na bibliografia estrangeira. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO (org.) Um educador brasileiro: Lourenço Filho (Livro Jubilar). São Paulo: Melhoramentos, [1957], p.204-15. (Obras completas de Lourenço Filho - volume preliminar)
O que é a Bibliotheca de Educação. São Paulo: Melhoramentos, [1934].
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