O princípio da complementaridade entre linguagem verbal e visual em imagens midiáticas

uma abordagem sistêmico-funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/cel.v64i00.8663896

Palavras-chave:

Complementaridade, Anúncios, Publicidade, Multimodalidade, Mídia, Linguística sistêmico-funcional

Resumo

Vários estudos têm buscado entender como e em qual nível se dá a complementaridade entre texto escrito e imagens, principalmente, em anúncios midiáticos. O objetivo principal é entender como as mensagens escritas e as imagens interagem e se complementam na formação de um todo coerente na busca de persuadir os leitores à adesão de certos produtos ou serviços anunciados. Neste sentido as análises irão partir dos microelementos até atingir os macroaspectos, onde as formas linguísticas e os atos de imagem agem em conjunto para transmissão de aspectos ideológicos e hegemônicos. Além disso, as análises contam com as teorias de Halliday (1978; 1994), Kress e van Leeuwen (1996; 2002; 2006), Royce (2007). Pelo fato de as análises recaírem sobre anúncios publicitários, os estudos de Fairclough (1995) sobre as tendências da mídia atual também se mostram relevantes para este artigo. Os resultados apontam que os aspectos ideacionais, interpessoais e composicionais de anúncios midiáticos se complementam na formação de um todo coerente capaz de persuadir o leitor a adquirir um determinado produto ou influenciar comportamentos.

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Biografia do Autor

Leonardo Antonio Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor adjunto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2022-03-07

Como Citar

SOARES, L. A. O princípio da complementaridade entre linguagem verbal e visual em imagens midiáticas: uma abordagem sistêmico-funcional. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 64, n. 00, p. e022002, 2022. DOI: 10.20396/cel.v64i00.8663896. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8663896. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Seção Geral