Banner Portal
Implicaturas escalares como implicaturas de compatibilidade
PDF

Palavras-chave

Pragmática
Implicaturas escalares
Teoria da Relevância

Como Citar

VIEIRA, Renato Caruso. Implicaturas escalares como implicaturas de compatibilidade. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 64, n. 00, p. e022036, 2022. DOI: 10.20396/cel.v64i00.8667539. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8667539. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Implicaturas escalares são tradicionalmente definidas como interpretações upper-bound de termos escalares fracos, nas quais estes assumem a máxima força informacional de suas escalas, negando termos mais informativos (e.g. "somente alguns mas não todos") por obra da primeira submáxima de Quantidade de Grice. Aderimos a Noveck & Sperber (2007) que, em sua abordagem baseada na Teoria da Relevância, sugerem ser a maioria dos casos tratados como implicaturas escalares apenas explicaturas de estreitamento conceitual (portanto, nem implicaturas e nem escalares). Porém, ao contrário de Noveck & Sperber (2007), acreditamos que nem mesmo negações implicadas, por termos fracos, de termos fortes cuja adequabilidade contextual seja posta em dúvida devam ser consideradas implicaturas escalares. Propomos um modelo de derivação de tais implicaturas que não se sustenta sobre as relações escalares estabelecidas entre os conceitos mas, sim, na compatibilidade percebida pelos interlocutores entre os sentidos comparados. Procuramos demonstrar que nada além de processos de ajuste conceitual por explicatura em conjunção com regras dedutivas de tipo modus ponens seja necessário para extração de implicaturas de compatibilidade. Assim, o modelo proposto é capaz de explicar uma gama de fenômenos pragmáticos mais vasta do que aqueles classificados como implicaturas escalares, recorrendo a princípios comuns à interpretação geral de enunciados e, no caso das inferências dedutivas, também à interpretação de estímulos não-linguísticos.

https://doi.org/10.20396/cel.v64i00.8667539
PDF

Referências

BOTT, Lewis; NOVECK, Ira. Some utterances are underinformative: The onset and time course of scalar inferences. Journal of Memory and Language, Vol. 51(3). 2004.

BREHENY, Richard, KATSOS, Napoleon; WILLIAMS, John. Are generalised scalar implicatures generated by default? An on-line investigation into the role of context in generating pragmatic inferences. Cognition, Vol. 100(3). 2005.

CARSTON, Robyn. Thoughts and Utterances: The Pragmatics of Explicit Communication. Oxford: Blackwell, 2002.

GAZDAR, Gerald. Pragmatics: Implicature, Presupposition and Logical Form. Academic Press, New York, 1979.

GAZES, Regina P.; HAMPTON, Robert. R.; LOURENCO, Stella F. Transitive inference of social dominance by human infants. Developmental Science, Vol. 20(2). 2015.

GRICE, Paul. Logic and Conversation. In COLE, Peter; MORGAN, Jerry (eds.), Syntax and Semantics, Vol. 3: Speech Acts, Academic Press, New York, p. 41-58, 1975.

HARTSHORNE, Joshua K.; SNEDEKER, Jesse; AZAR, Stephanie; KIM, Albert E. The Neural Computation of Scalar Implicature. Language, Cognition and Neuroscience, Vol. 30(5), p. 620 - 634. 2015.

HIRSCHBERG, Julia. A Theory of Scalar Implicature. Ph.D. dissertation, University of Pennsylvania. 1985.

HORN, Laurence. On the semantic properties of logical operators in English. Dissertation for Ph.D. in Linguistics. Los Angeles: UCLA. 1972.

KAMPA, Alyssa; ZINSZER, Benjamin; PAPAFRAGOU, Anna; JASINSKA, Kaja. Neural generation of scalar implicatures in preschool children and adults. Apresentado em 44th Boston University Conference on Language Development (BUCLD), Boston, EUA. 2019.

LEECH, Geoffrey. Principles of Pragmatics. London: Longman, 1983.

MATSUMOTO, Yo. The conversational condition on Horn scales. Linguistics and Philosophy 18, p. 21-60. 1995.

NOVECK, Ira. When children are more logical than adults: Experimental investigations of scalar implicature. Cognition, Vol. 78(2). 2001.

NOVECK, Ira; SPERBER, Dan. The why and how of experimental pragmatics: The case of 'scalar inferences'. In Advances in Pragmatics, ed. Noel Roberts. Palgrave, 2007.

PAPAFRAGOU, Anna; TANTALOU, Nikki. Children's computation of implicatures. Language Acquisition, Vol 12(1). p.71-82. 2004.

REITER, Ehud. The Computational Complexity of Avoiding Conversational Implicatures. Proceedings of the 27th Annual Conference of the Association of Computational Linguistics, 97-104. 1990.

RICHARDS, Cassandra A.; SANDERSON, Jennifer A. The role of imagination in facilitating deductive reasoning in 2-, 3- and 4-year olds. Cognition, Vol. 72(2), B1–B9. 1999.

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance: Communication and Cognition. Second edition, Oxford: Blackwell, 1995.

WILSON, Deirdre. Relevance Theory and lexical pragmatics. UCL Working Papers in Linguistics 16, p. 343-360. 2004.

WILSON, Deirdre; SPERBER, Dan. Relevance Theory. In HORN, Laurence; WARD, Gregory (eds.) The Handbook of Pragmatics, Oxford: Blackwell, p. 607-632, 2004.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.