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A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso
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Palavras-chave

Interação
Relações de discurso
Reformulação

Como Citar

CUNHA, Gustavo Ximenes. A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 64, n. 00, p. e022026, 2022. DOI: 10.20396/cel.v64i00.8668768. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668768. Acesso em: 13 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Neste trabalho, buscamos compreender, a partir da perspectiva interacionista da Equipe Interaction & Formation, o papel das relações de discurso, mas, em particular, da reformulação, no domínio da formação profissional inicial. Para isso, apresentamos inicialmente uma abordagem para o estudo das relações de discurso que seja compatível com a proposta interacionista da equipe, bem como a maneira como a reformulação pode ser compreendida no âmbito dessa abordagem. Em seguida, apresentamos considerações sobre o corpus analisado neste estudo, que se constitui de duas sequências de interações ocorridas em 2005, no cantão de Genebra, Suíça, nas quais a mesma expressão conectiva reformulativa do francês (“en fait”) é empregada pelos aprendizes que participam de cada sequência. Por fim, procedemos à análise comparativa das sequências, para mostrar como um mesmo recurso linguístico, a relação de reformulação sinalizada pela expressão conectiva “en fait”, auxilia os participantes da interação a construir contextos distintos, mais ou menos favoráveis à formação profissional.

https://doi.org/10.20396/cel.v64i00.8668768
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