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Dimensões de variação lexical e acústica na música popular em inglês
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Palavras-chave

Linguística de Corpus
Música popular
Análise Multidimensional

Como Citar

DELFINO, M. C. N.; BERBER SARDINHA, T.; COLLENTINE, J. G. Dimensões de variação lexical e acústica na música popular em inglês: um estudo baseado em corpus. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 65, n. 00, p. e023025, 2023. DOI: 10.20396/cel.v65i00.8671801. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8671801. Acesso em: 24 fev. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Embora a música popular tenha sido objeto de estudo linguístico, tem havido pouco interesse na descrição da canção do ponto de vista linguístico e musical simultaneamente. A maioria dos estudos descritivos foca no modo verbal da produção musical, isto é, o texto da composição (a letra da música). Neste estudo, buscamos realizar uma descrição tanto do texto escrito da canção popular em inglês quanto de sua manifestação musical, de tal modo a proporcionar uma visão holística desse produto cultural. Para tanto, empregamos uma abordagem baseada na Linguística de Corpus, por meio da qual foi possível coletar e analisar uma grande amostra de canções em inglês, incluindo mais de 200 mil letras de música e mais de 97 mil canções indexadas acusticamente. A metodologia baseou-se na Análise Multidimensional, uma abordagem baseada em corpus que permite identificar as dimensões de variação subjacentes a uma determinada variedade linguística. Em relação ao texto da composição musical, quatro dimensões foram identificadas, as quais refletem a predominância de determinados discursos. Em relação ao componente acústico, foram identificadas três dimensões, cada uma correspondendo a uma determinada musicalidade. A pesquisa ilustra a possibilidade de descrição linguística e acústica em larga escala por meio de metodologias baseadas em corpus. De modo geral, os resultados mostram que a música popular em inglês, embora extremamente variada, pode ser resumida em torno de quatro padrões textuais e três padrões musicais.

https://doi.org/10.20396/cel.v65i00.8671801
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