Banner Portal
A construção cotidiana do saber
PDF

Palavras-chave

Saberes
História das ideias linguísticas
Saberes linguísticos

Como Citar

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. A construção cotidiana do saber: aventuras pela história das ideias linguísticas. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 65, n. 00, p. e023020, 2023. DOI: 10.20396/cel.v65i00.8673505. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8673505. Acesso em: 2 dez. 2024.

Resumo

Para pensar a construção cotidiana do saber na história das ideias linguísticas, assumo a posição ética e política de quem faz história se reconhecendo como parte dela. Traço, assim, um percurso que começa por uma viagem pessoal pelo saber, durante minha infância, adolescência e idade adulta, passando pelo início de minha aventura de formação diante e dentro da linguagem na Unicamp, chegando a novas aventuras de reflexão linguística empreendidas em outros espaços institucionais, e retornando à Unicamp, num recomeço com novos desafios teórico-analíticos sobre a relação/divisão dos saberes, dos sentidos, dos espaços, dos sujeitos e das línguas, considerada a partir de uma perspectiva discursiva da história das ideias linguísticas.

https://doi.org/10.20396/cel.v65i00.8673505
PDF

Referências

AUROUX, Sylvain. A revolução tecnológica da gramatização. Campinas: Pontes, 1992.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes; Editora da Unicamp, 1991, 3ed.

DE CERTEAU, Michel. (1980) L’invention do quotidien. Arts de faire. Nouvelle édition, établie et présentée par Luce Giard. Paris: Éditions Gallimard, 1990 (Impresso na Itália em 2019).

DUCROT, Oswald. Les Échelles Argumentatives. La Preuve et le Dire. Paris: Mame, 1973.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. O saber não é conteúdo. In: Élcio Aloisio Fragoso; Juciele Pereira Dias (Orgs.) Língua, Conhecimento e História. Porto Velho: Edufro, p. 80-100, 2022. DOI: 10.47209/978-65-87539-70-6.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. Uma história da linguística. Entre os nomes dos estudos da linguagem. Campinas: Pontes, 2020a. 2ed.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. Ler, (d)escrever e interpretar os artefatos. In: Cristiane Dias; Greciely Costa; Marcos Barbai (Orgs.) Artefatos de leitura. Campinas: Labeurb/Nudecri/Unicamp, p. 83-102, 2020b. DOI: https://doi.org/10.20396/ISBN9786587175140.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. O cotidiano na história das ideias linguísticas. Línguas e instrumentos linguísticos. Campinas: Labeurb/Unicamp, v. 23, n. 46, p. 4-30, 2020c. DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v23i46.8661675.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. Saberes linguísticos cotidianos. Revista Porto das Letras. Número especial. História das Ideias Linguísticas. Porto Nacional: UFT, v. 6, n. 5, p. 324-351, 2020d.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. Construção, destruição e reconstrução de arquivos. II Simpósio Conhecimento, História e Língua – SimCHEL. Guajará-Mirim: UNIR, campus Guajará-Mirim, 2019.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. A análise de discurso e a constituição de uma história das ideias linguísticas do Brasil. Fragmentum (online). Número especial. História da Ciência da Linguagem, das Teorias Linguísticas, da construção do conhecimento sobre a(s) língua(s). Santa Maria: UFSM, p. 17-47, 2018a. DOI: https://doi.org/10.5902/2179219436580.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. História e memória em movimento: construção, destruição e reconstrução de arquivos, I Semana Discurso e Arquivo. IEL/Unicamp, 2018b.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. O papel e o poder fundador da linguagem na reflexão sobre conhecimento e tecnologia. Entremeios: revista de estudos do discurso. Pouso Alegre: PPGCL/Univás, v. 11, jul-dez, p. 75-98, 2015.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. Uma história da linguística. Entre os nomes dos estudos da linguagem. Campinas: RG, 2013a.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. Discursos sobre cidades na enciclopédia “tradicional”, na Wikipédia e na Desciclopédia: percursos de sujeitos, saberes e línguas. In: Cristiane Dias (Org.). Formas de mobilidade no espaço urbano: sentido e materialidade digital, v. 2. Campinas: Labeurb/Nudecri/Unicamp, p. 20-46. 2013b.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. As coisas-a-saber sobre uma cidade na Wikipédia e na Desciclopédia: Pouso Alegre entre edifícios e buracos. Rua. Campinas: Labeurb/Unicamp, n. 18, v. 2. p. 35-58, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v18i2.8638284.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes. A linguística entre os nomes da linguagem: uma reflexão na história das ideias linguísticas no Brasil. Tese de doutorado. Campinas: IEL/Unicamp, 2009.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes; FARIA, Michel Marques. Said Ali e a gente na história da língua e da gramatização brasileira. Línguas e instrumentos linguísticos. Dossiê Said Ali na história das ideias linguísticas no/do Brasil. Campinas: Labeurb/Nudecri/Unicamp, v. 25, n. 49, p. 246-281, 2022. DOI: https://10.20396/lil.v25i49.8669272.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes; ROGRÍGUEZ, Carolina. Relações entre Imagem, língua e tecnologias de linguagem: impactos e efeitos sociais de uma economia escriturística. XXXV Encontro Nacional da Anpoll, 2020.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes; DIAS, Juciele. Sentidos da denominação Campo da vida cotidiana na BNCC: a política de uma língua. Linguagem & Ensino. Produção do conhecimento, políticas linguísticas e ensino de línguas: contribuições da Análise do Discurso. Pelotas: UFPEL, v. 24, p. 603-624, 2021. DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20058.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes; NOGUEIRA, Luciana. A colocação dos pronomes na Grammatica Portugueza de Júlio Ribeiro. Línguas e Instrumentos Linguísticos. Campinas: RG, n. 38, jul-dez, 2016.

FERREIRA, Ana Cláudia Fernandes; FARIA, Joelma Pereira de. Dialetos/Línguas do Brasil na Desciclopédia. Rua. Campinas: Labeurb/Unicamp, v. 22, n. 2, p. 593-613, 2016. DOI: https://doi.org/10.20396/rua.v22i2.8647951.

MARIANI, Bethania. Colonização linguística. Campinas: Pontes, 2004.

ORLANDI, Eni. “Educação em direitos humanos: um discurso”. In: Rosa Maria Godoy Silveira e outros. (Org.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, p. 295-311, 2008.

ORLANDI, Eni. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

ORLANDI, Eni. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni. Confronto pela linguagem. In: Eni Orlandi (Org.) Política Linguística na América Latina. Campinas: Pontes, 1988.

PÊCHEUX, Michel (1983) O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2002, 3ed.

RIBEIRO, Júlio. Grammatica Portugueza. São Paulo: Typ. de Jorge Seckler, 1881.

SAGAN, Carl. Cosmos. Série de TV produzida Carl Sagan e Ann Druyan, pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS, 1980.

VOGT, Carlos. O Intervalo Semântico. Contribuição para uma Semântica Argumentativa. Tese de Doutorado. Paris, Campinas: IFCH – Unicamp, 1974.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Cadernos de Estudos Linguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.