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Como ler um sonho?
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Palavras-chave

Psicanálise
Narrativa
Sonho

Como Citar

QUEIROZ, João Pedro; DUNKER, Christian Ingo Lenz. Como ler um sonho? : relações epistêmico-metodológicas entre sonho e narrativa. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 66, n. 00, p. e024003, 2024. DOI: 10.20396/cel.v66i00.8673774. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8673774. Acesso em: 26 jul. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Este trabalho busca estabelecer uma aproximação epistemológica entre a teoria dos sonhos de Freud (1900) e a teoria estrutural da narrativa (BARTHES, 1972). Considerando que o sonho é em si uma experiência perdida e que ele torna-se parte de uma análise somente quando pode ser contato, relatar um sonho deve torná-lo sujeito a uma nova ação, que, como será defendido ao longo do texto, pode ser aproximada do processo de narrativização. Assim, foi elaborada uma redescrição da teoria onírica freudiana a partir do modelo metodológico dos níveis da significação trabalhado por Barthes (1972) com a intenção de verificar se haveria uma noção freudiana de narrativa própria a sua teoria sobre os processos de formação e transmissão onírica. Com isso, objetiva-se contribuir com os modos de entendimento e de operação clínica sobre sonhos em um processo analítico, tanto no sentido de tornar mais preciso um saber sobre a sua materialidade, como no de favorecer os seus modos de análise. Ao fim deste trabalho, espera-se ter apresentado uma perspectiva que considere o relato de um sonho um texto clínico.

https://doi.org/10.20396/cel.v66i00.8673774
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Referências

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