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Xamanismo e performance na criação do espetáculo Ka, de Renato Cohen
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Palavras-chave

Performance (Arte). Renato Cohen. Teatro.

Como Citar

BOROVIK, Samira. Xamanismo e performance na criação do espetáculo Ka, de Renato Cohen. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 52–62, 2014. DOI: 10.20396/conce.v3i2.8647686. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647686. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Do ponto de vista da atuação, este artigo é sobre a iniciação em performance e xamanismo na criação do espetáculo Ka - Poética Zaum de Velimir Khlébnikov, encenado por Renato Cohen (1956-2003), como conclusão do curso de Artes Cênicas da Unicamp em 1998. Durante o work in progress, o encenador ampliou os recursos de preparação para o ator através do ritual xamânico e das vivências em body art, no contexto da via irracionalista de atuação.
https://doi.org/10.20396/conce.v3i2.8647686
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Referências

CARVALHAES, Ana G. Persona performática: alteridade e experiência na obra de Renato Cohen. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.

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TURNER, Victor. O Processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis: Ed. Vozes,1974.

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