Práticas contemplativas e ensino de teatro na universidade

Palavras-chave: Práticas Contemplativas. Ensino de Artes Cênicas. Ensino Superior.

Resumo

Este artigo refere-se ao uso de abordagens contemplativas no contexto do ensino superior de teatro, considerando minha experiência junto a alunos do curso bacharelado em Artes cênicas da Universidade Federal de Santa Maria e junto ao Centre For Psychophysical Performance Research na Universidade de Huddersfield. Meu objetivo é apresentar algumas noções iniciais sobre esse tema considerando a singularidade das práticas citadas para o processo pedagógico ligado as artes da presença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Reis Pla, Universidade Federal de Santa Maria
Ator, diretor e professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do GT Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de si da ABRACE e dos grupos de pesquisa CRIA – Artes e Interdisciplinaridade e Cena Expandida e diálogos transculturais. Lidera o Grupo de Investigação em Performance, Treinamento e práticas de Plena Atenção. Colaborador do Centre for Psycophysical Theatre Research, na Universidade de Huddersfield/UK, onde desenvolveu, entre 2015 e 2016, estágio pós-doutoral com o projeto “Treinamento Psicofísico e meditação: Práticas de criação no processo de formação do ator”

Referências

BARBEZAT, Daniel; BUSH, Mirabai. Contemplative Practices in Higher Education. San Francisco: Jossey-Bass, 2014.

BIKKHU BODDHI. What does mindfulness mean? A canonical perspective IN: WILLIAMS, J. Mark G; KABAT-ZINN, Jon. (ed) Mindfulness: Diverse Perspectives on its meaning, origins and applications. London & New York: Routledge, 2013.

BOURRIAUD, Nicolas. Formas de Vida: A Arte Moderna e a Invenção de Si. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. Trad. de Marcio Alves. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

HATTAM, Robert; BAKER, Bernardette. Technologies of Self and The Cultivation of Virtues IN: ERGAS, Oren; TODD, Sharon (Ed.). Philosophy East/West: Exploring Intersections Between Educational and Contemplative Practices. Sussex (UK): Willey Blackwell, 2016. (versão Kindle)

PLÁ, Daniel Reis. Sobre Cavalgar o Vento: contribuições da meditação budista no processo de formação do ator. Tese de Doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2012.

PURSER, Ron; Loy, David. Beyond Mcmindfulness. The Huffington Post. Ed. de 31 de agosto de 2013. Acessível em http://www.huffingtonpost.com/ron-purser/beyond-mcmindfulness_b_3519289.html. Último acesso em 31 de março de 2017.

QUILICI, Cassiano Sydow. A meditação e a questão da “técnica” no mundo atual. Comunicação apresentada no I Colóquio sobre o pensamento japonês promovido pela Fundação Japão, em 28 de Setembro de 2006.

TRUNGPA, Chögyam. Além do Materialismo Espiritual. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 2002.

TRUNGPA, Chögyam; LIEF, Judith L. (Ed). True Perception: The path of Dharma Art. Boston: Shambhala publications, 2008.

Publicado
2017-12-12
Como Citar
Pla, D. R. (2017). Práticas contemplativas e ensino de teatro na universidade. Conceição|Conception, 6(2), 44-53. https://doi.org/10.20396/conce.v6i2.8648587