Banner Portal
Mascarados em cena: comicidade, caminhada e festa no Encontro de Bois em São Luís do Maranhão
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Festa. Máscara. Matrizes corporais.

Como Citar

FONSÊCA, Danielle de Jesus de Souza. Mascarados em cena: comicidade, caminhada e festa no Encontro de Bois em São Luís do Maranhão. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 48–65, 2017. DOI: 10.20396/conce.v6i1.8648651. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648651. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa discute questões relacionadas ao fenômeno da comicidade e criação presentes na manifestação cultural do Bumba meu boi maranhense. Neste contexto, busca-se compreender como o brincante de Pai Francisco, que se apresenta mascarado, cria possibilidades cômicas no decorrer da festa de São Marçal. O texto propõe-se também a investigar as possibilidades expressivas e risíveis que a máscara promove no contexto festivo, como também as interações criadas a partir de seu uso.

https://doi.org/10.20396/conce.v6i1.8648651
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos: Máscaras, bonecos, objetos. Ed. Edusp. São Paulo, 2004.

BORRALHO, Tácito Freire. As máscaras nas manifestações teatrais populares. In. ANDRADE, Milton e BELTRAME, Valmor Nini (Orgs.). Teatro de Máscaras. Florianópolis: Udesc, 2011.

BRÍGIDA, Miguel Santa. O auto do Círio: festa, fé e espetacularidade. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v. 5, n1, Disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/article/download/12596/9777. Acesso em 5 de novembro de 2016.

CARVALHO, Luciana Gonçalves de. A graça de contar: um Pai Francisco no bumba meu boi do Maranhão. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2011.

CONTIN, Claudia. Madeira, couro, cores e carne: histórias entre Commedia dell’Arte e máscaras do mundo. In. ANDRADE, Milton e BELTRAME, Valmor Nini (Orgs.). Teatro de Máscaras. Florianópolis: Udesc, 2011.

FONSÊCA, Danielle de Jesus de Souza. Tem mascarado na festa de São Marçal: o brincante de Pai Francisco no Bumba meu boi em São Luís-MA. 2015. Dissertação (Mestrado em Arte). Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

OLIVEIRA, Joana Abreu Pereira de. Catirina, o boi e sua vizinhança: elementos da performance dos folguedos populares como referência para os processos de formação do ator. 2006. Dissertação (Mestrado em Arte). Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

RIBEIRO, Tânia Cristina Costa/IPHAN. Bumba meu boi: som e movimento. São Luís: Iphan/MA, 2011.

TRIGO, Isa Maria Faria. No pulso do ator: treinamento e criação de máscaras na Bahia. 2005. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Escola de Dança e Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.

VASCONCELOS, Gisele Soares de. O Cômico no Bumba meu boi. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2007.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.