Banner Portal
Para uma contra-história do espetáculo moderno. Primeiras notas sobre o teatro dos ciarlatani
PORTUGUÊS
INGLÊS
ITALIANO

Palavras-chave

Espetáculo moderno. Teatro dos ciarlatani. História do teatro.

Como Citar

Tessari, R., & Santos, I. P. (2017). Para uma contra-história do espetáculo moderno. Primeiras notas sobre o teatro dos ciarlatani. Conceição/Conception, 6(1), 4–14. https://doi.org/10.20396/conce.v6i1.8648653

Resumo

Com base nos limitados documentos restantes, registrou-se um verdadeiro e próprio mercado moderno do espetáculo com os novos cerretani-ciarlatani, charlatães da praça, que assumiram o papel de terapeutas populares através de diversos recursos cênicos como as máscaras dos zanni. Esses ciarlatani-espetáculos constituíam uma estrutura para propiciar e explorar as expectativas do divertimento de um público não mais elitista, com um fim cômico - espetáculos de máscaras. Os ciarlatani tornam-se comediantes e se servem da comédia como meio eficaz para atrair a venda de suas mercadorias e deixam um imenso legado na história dos espetáculos de lugares públicos.

https://doi.org/10.20396/conce.v6i1.8648653
PORTUGUÊS
INGLÊS
ITALIANO

Referências

CAMPORESI, Piero. Il libro dei vagabondi. Torino: Einaudi, 1973.

GARZONI, Tommaso. De' fonnatori di spettacoli in genere, e de' cerretani o ciurmadori massime. In: MAROTTI, F., ROMEI, G. La professione del teatro. Roma: Bulzoni, 1991.

GRAZZINI, Anton F. Le rime burlesche, a cura di Verzone C. Firenze: Sansoni, 1882.

OTTONELLI, Domenico. Della christiana moderatione del theatro, t. III, Firenze: Bonardi, 1652.

TESSARI, Roberto. La Commedia dell’Arte. Genesi d'una società dello spettacolo. Bari-Roma: Laterza, 2013.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.