Para uma contra-história do espetáculo moderno. Primeiras notas sobre o teatro dos ciarlatani

Palavras-chave: Espetáculo moderno. Teatro dos ciarlatani. História do teatro.

Resumo

Com base nos limitados documentos restantes, registrou-se um verdadeiro e próprio mercado moderno do espetáculo com os novos cerretani-ciarlatani, charlatães da praça, que assumiram o papel de terapeutas populares através de diversos recursos cênicos como as máscaras dos zanni. Esses ciarlatani-espetáculos constituíam uma estrutura para propiciar e explorar as expectativas do divertimento de um público não mais elitista, com um fim cômico - espetáculos de máscaras. Os ciarlatani tornam-se comediantes e se servem da comédia como meio eficaz para atrair a venda de suas mercadorias e deixam um imenso legado na história dos espetáculos de lugares públicos.

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Biografia do Autor

Roberto Tessari, Universitá di Torino
Universitá di Torino, Itália.
Ivanildo Piccoli Santos, Universidade Federal de Alagoas
Professor na Universidade Federal de Alagoas.

Referências

CAMPORESI, Piero. Il libro dei vagabondi. Torino: Einaudi, 1973.

GARZONI, Tommaso. De' fonnatori di spettacoli in genere, e de' cerretani o ciurmadori massime. In: MAROTTI, F., ROMEI, G. La professione del teatro. Roma: Bulzoni, 1991.

GRAZZINI, Anton F. Le rime burlesche, a cura di Verzone C. Firenze: Sansoni, 1882.

OTTONELLI, Domenico. Della christiana moderatione del theatro, t. III, Firenze: Bonardi, 1652.

TESSARI, Roberto. La Commedia dell’Arte. Genesi d'una società dello spettacolo. Bari-Roma: Laterza, 2013.

Publicado
2017-07-21
Como Citar
Tessari, R., & Santos, I. P. (2017). Para uma contra-história do espetáculo moderno. Primeiras notas sobre o teatro dos ciarlatani. Conceição|Conception, 6(1), 4-14. https://doi.org/10.20396/conce.v6i1.8648653
Seção
Artigos Temáticos