Resumo
Com base nos limitados documentos restantes, registrou-se um verdadeiro e próprio mercado moderno do espetáculo com os novos cerretani-ciarlatani, charlatães da praça, que assumiram o papel de terapeutas populares através de diversos recursos cênicos como as máscaras dos zanni. Esses ciarlatani-espetáculos constituíam uma estrutura para propiciar e explorar as expectativas do divertimento de um público não mais elitista, com um fim cômico - espetáculos de máscaras. Os ciarlatani tornam-se comediantes e se servem da comédia como meio eficaz para atrair a venda de suas mercadorias e deixam um imenso legado na história dos espetáculos de lugares públicos.
Referências
CAMPORESI, Piero. Il libro dei vagabondi. Torino: Einaudi, 1973.
GARZONI, Tommaso. De' fonnatori di spettacoli in genere, e de' cerretani o ciurmadori massime. In: MAROTTI, F., ROMEI, G. La professione del teatro. Roma: Bulzoni, 1991.
GRAZZINI, Anton F. Le rime burlesche, a cura di Verzone C. Firenze: Sansoni, 1882.
OTTONELLI, Domenico. Della christiana moderatione del theatro, t. III, Firenze: Bonardi, 1652.
TESSARI, Roberto. La Commedia dell’Arte. Genesi d'una società dello spettacolo. Bari-Roma: Laterza, 2013.
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