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A dança do Brasil e o movimento do encontro
PORTUGUÊS

Palavras-chave

Base nacional comum curricular
Dança na escola
Cultura popular
Método BPI (bailarino-pesquisador-intérprete)

Como Citar

CARUSO, Paula; PEDROSO, Juliana Magalhães Machado. A dança do Brasil e o movimento do encontro: discussões acerca do tema na BNCC e possibilidades de ação para o seu ensino. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 7, p. 70–109, 2018. DOI: 10.20396/conce.v7i0.8653779. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8653779. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O artigo procura analisar as proposições do novo documento normativo para a educação nacional - a Base Nacional Comum Curricular quanto ao ensino da dança do Brasil no ensino fundamental, levantando hipóteses que indagam as escolhas do documento e quais as consequências para o trabalho a ser feito com o tema dentro do âmbito escolar. Busca-se levantar alguns conceitos sobre as características da cultura popular que afetam a qualidade da proposição a ser realizada na escola, apontando caminhos e opções percorridas pela autora em sua formação em dança e em sua docência na rede municipal de São Paulo. Por fim, conclui-se refletindo quais os aprendizados possíveis em um projeto aprofundado com a cultura popular e a dança do Brasil.

https://doi.org/10.20396/conce.v7i0.8653779
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