O PIBID como campo fértil para a prática do licenciado em dança e a formação de sua identidade docente

Autores

  • Marisa Martins Lambert Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Maria Rodriguez Costas Universidade Estadual de Campinas
  • Carine Gusson Shimoura Universidade Estadual de Campinas
  • Mayara Borges Carneiro Domingues Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v7i0.8653789

Palavras-chave:

Lincenciatura em dança, PIBID, Formação de professores, Identidade docente, Educação básica

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões, a partir das experiências das autoras, licenciadas em Dança e ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Dança Unicamp, acerca da formação e desenvolvimento da identidade docente do futuro professor de Dança/Arte. Compreende-se aqui identidade  como a visão do indivíduo sobre o ensino de Dança e sua percepção da área de conhecimento da Dança nos processos de mediação e no despertar do sensível e da criatividade. Para além, pretende-se discutir sobre a necessidade da ocupação dos Subprojetos PIBID por parte de estudantes de licenciatura, como forma de expansão da experiência prática de ensino e das ponderações a respeito das pesquisas em licenciatura para espaços fora da Universidade. Aborda-se a inserção do professor em formação no meio escolar com a premissa de proporcionar autonomia e confiança em seu fazer docente, estimulando a criação de metodologias/ferramentas próprias para as propostas pedagógicas em desenvolvimento. Resguardadas suas particularidades temáticas, este artigo integra um dossiê que pretende destrinchar algumas entre as inúmeras questões relacionadas à necessidade de expansão e continuidade dos cursos de Licenciatura em Dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Martins Lambert, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Curso de Dança e do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena, Instituto de Artes, Unicamp.

Ana Maria Rodriguez Costas, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Carine Gusson Shimoura, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas.

Mayara Borges Carneiro Domingues, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BRASIL. Lei Nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Disponível em: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/136683.pdf Acesso em 08 de nov. 2016.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em 08 de nov. 2016

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/proen/ldb_11ed.pdf Acesso em 08 de nov. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação e Desportos. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasil, 1998.

BRIGATTO, A. Os caminhos do artista educador em busca de imagens significativas. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2014.

CARVALHO, L. . Corpo Sensível: fazendo pulsar o coração da dança na cidade. In: ARAÚJO, E;CARVALHO, L; VILLARDI, F; SCHWINDEN, L; HELLENO, M. (Org.). Núcleo Vocacional: criação e trajetória. São Paulo: , 2008, p. 77 - 83.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Disponível em <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid> Acesso em: 24 nov. 2016.

COMVEST. Curso de Dança. Disponível em <http://www.comvest.unicamp.br/cursos/danca.html> Acesso em 06 nov. 2016.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO da Universidade Estadual de Campinas. PIBID UNICAMP. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/graduacao/programas-institucionais/pibid-programa-institucional-de-bolsas-de-iniciacao-a-docencia> Acesso em: 24 nov. 2016

GILBERT, A. G. Creative Dance for All Ages. United States, Champaign, IL: Human Kinetics, 1992.

LABAN, R. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

MACHADO, M. M. A criança é performer. Performance, Performatividade e Educação. v. 35, n.2, maio/agosto, 2010, p. 115 - 137. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11444/9447 > Acesso em 06 de nov. 2016

MORANDI, C., STRAZZACAPPA, M. Entre a Arte e a Docência: a formação do Artista da Dança. Campinas, SP: Papirus, 2006. (Coleção Ágeres)

TADRA, A. et al. ORTOLAN, S. M.(Org) Linguagem da Dança. Curitiba: InterSaberes, 2012. (Coleção Metodologia do Ensino de Artes)

UNICAMP. Grupo DançAberta. Disponível em: < <http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2015/09/04/dancaberta-do-instituto-de-artes-estreia-o-espetaculo-des-equilibrando-avessos>

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Lambert, M. M., Costas, A. M. R., Shimoura, C. G., & Domingues, M. B. C. (2018). O PIBID como campo fértil para a prática do licenciado em dança e a formação de sua identidade docente. Conceição/Conception, 7, 110–124. https://doi.org/10.20396/conce.v7i0.8653789