Ensino de dança em tempos de resistência (Editorial)

Autores

  • Mariana Baruco M. Andraus Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Maria Rodriguez Costas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v7i0.8653814

Palavras-chave:

Ensino de dança, Licenciatura em dança, Legislação educacional

Resumo

A Conceição/Conception torna pública uma edição especial dedicada ao ensino de dança, especialmente, em um cenário marcado por alterações legislativas no que tange ao seu entendimento não mais como área de conhecimento independente, mas como conteúdo a ser trabalhado de forma transversal por professores sem formação específica, o que representa um enorme retrocesso em termos educacionais. Quando se entende o ser humano em sua integridade, promover um relacionamento sensível com o próprio corpo e com sua capacidade de expressão - que pode se revelar (e historicamente se revela) por meio da arte - é competência necessária à formação do indivíduo não somente quando ele vem a optar pelo trabalho como artista da dança, mas também em outras profissões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Baruco M. Andraus, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Curso de Graduação em Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas. 

Ana Maria Rodriguez Costas, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

ANDRAUS, M. B. M.; SENE, L.; PRATA, I.; RODRIGUEZ, C.; PEREIRA, M. Dança e empoderamento. Conceição|Conception, p. 23-69, 31 out. 2018. https://doi.org/10.20396/conce.v0i0.8653778

CARUSO, P.; PEDROSO, J. M. M. A dança do Brasil e o movimento do encontro: discussões acerca do tema na BNCC e possibilidades de ação para o seu ensino. Conceição|Conception, p. 70-109, 31 out. 2018. https://doi.org/10.20396/conce.v0i0.8653779

CARUSO, P.; TOPFSTEDT, A. D.; BERTHO, C. G.; COSTA, I. M. R.; TOMASIN, R. H. R. O diferencial da atuação de um licenciado em dança na construção da autonomia dos alunos em diferentes realidades. Conceição|Conception, p. 181-228, 31 out. 2018. https://doi.org/10.20396/conce.v0i0.8653848

COSTAS, A. M. R.; ANDRIETA, G.; TORTORELLA, L.; TENÓRIO, M.; HANADA, A. Dança na educação básica: reflexões sobre o papel dos licenciados em dança na construção de saberes artísticos no contexto escolar. Conceição|Conception, p. 125-180, 31 out. 2018. https://doi.org/10.20396/conce.v0i0.8653846

LAMBERT, M. M.; COSTAS, A. M. R.; SHIMOURA, C. G.; DOMINGUES, M. B. C. O PIBID como campo fértil para a prática do licenciado em dança e a formação de sua identidade docente. Conceição|Conception, p. 110-124, 31 out. 2018. https://doi.org/10.20396/conce.v0i0.8653789

ZIMMERMANN, E. B.; RIBEIRO, A. C. DE A.; FONSECA, T. DE C. Por que a sociedade brasileira precisa de um licenciado em dança para seu ensino em uma perspectiva artística e inclusiva?. Conceição|Conception, p. 03-22, 31 out. 2018. https://doi.org/10.20396/conce.v0i0.8653817

ZIMMERMANN, E. B.; ZANGARO, A.; BELLINI, G.; BARROS, S. Quais as contribuições do licenciado em dança na iniciação e formação artística de crianças, jovens e adultos nos estúdios, academias e companhias de dança?. Conceição|Conception, p. 229-257, 31 out. 2018. https://doi.org/10.20396/conce.v0i0.8653864

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Andraus, M. B. M., & Costas, A. M. R. (2018). Ensino de dança em tempos de resistência (Editorial). Conceição/Conception, 7, 1–2. https://doi.org/10.20396/conce.v7i0.8653814