Resumo
A Conceição/Conception torna pública uma edição especial dedicada ao ensino de dança, especialmente, em um cenário marcado por alterações legislativas no que tange ao seu entendimento não mais como área de conhecimento independente, mas como conteúdo a ser trabalhado de forma transversal por professores sem formação específica, o que representa um enorme retrocesso em termos educacionais. Quando se entende o ser humano em sua integridade, promover um relacionamento sensível com o próprio corpo e com sua capacidade de expressão - que pode se revelar (e historicamente se revela) por meio da arte - é competência necessária à formação do indivíduo não somente quando ele vem a optar pelo trabalho como artista da dança, mas também em outras profissões.
Referências
ANDRAUS, M. B. M.; SENE, L.; PRATA, I.; RODRIGUEZ, C.; PEREIRA, M. Dança e empoderamento. Conceição|Conception, p. 23-69, 31 out. 2018. https://doi.org/10.20396/conce.v0i0.8653778
CARUSO, P.; PEDROSO, J. M. M. A dança do Brasil e o movimento do encontro: discussões acerca do tema na BNCC e possibilidades de ação para o seu ensino. Conceição|Conception, p. 70-109, 31 out. 2018. https://doi.org/10.20396/conce.v0i0.8653779
CARUSO, P.; TOPFSTEDT, A. D.; BERTHO, C. G.; COSTA, I. M. R.; TOMASIN, R. H. R. O diferencial da atuação de um licenciado em dança na construção da autonomia dos alunos em diferentes realidades. Conceição|Conception, p. 181-228, 31 out. 2018. https://doi.org/10.20396/conce.v0i0.8653848
COSTAS, A. M. R.; ANDRIETA, G.; TORTORELLA, L.; TENÓRIO, M.; HANADA, A. Dança na educação básica: reflexões sobre o papel dos licenciados em dança na construção de saberes artísticos no contexto escolar. Conceição|Conception, p. 125-180, 31 out. 2018. https://doi.org/10.20396/conce.v0i0.8653846
LAMBERT, M. M.; COSTAS, A. M. R.; SHIMOURA, C. G.; DOMINGUES, M. B. C. O PIBID como campo fértil para a prática do licenciado em dança e a formação de sua identidade docente. Conceição|Conception, p. 110-124, 31 out. 2018. https://doi.org/10.20396/conce.v0i0.8653789
ZIMMERMANN, E. B.; RIBEIRO, A. C. DE A.; FONSECA, T. DE C. Por que a sociedade brasileira precisa de um licenciado em dança para seu ensino em uma perspectiva artística e inclusiva?. Conceição|Conception, p. 03-22, 31 out. 2018. https://doi.org/10.20396/conce.v0i0.8653817
ZIMMERMANN, E. B.; ZANGARO, A.; BELLINI, G.; BARROS, S. Quais as contribuições do licenciado em dança na iniciação e formação artística de crianças, jovens e adultos nos estúdios, academias e companhias de dança?. Conceição|Conception, p. 229-257, 31 out. 2018. https://doi.org/10.20396/conce.v0i0.8653864
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.