Resumo
Este trabalho pretende propor reflexões que ressaltem a importância e as contribuições do bacharel e do licenciado em Dança pela Universidade no ambiente de ensino não formal das academias e companhias de dança. A partir disso, mostramos suas possibilidades de ação, levando em conta a formação que tem (o licenciado) dentro da Universidade como um condutor de metodologia, conteúdo, prioridades e filosofia de ensino.
Referências
BENVEGNU, Marcela. Reflexões sobre jazz dance: identidade e (trans) formação. Sala Preta, v. 11, n. 1, p. 53-64, 2011.
DE SOUZA, Ana Paula Abrahamian. Formação do professor de dança: como formar "professores profissionais?" GELEWSKI, Rolf; VER, Ouvir. Estruturas Sonoras 1. Salvador: Nós Editora, 1973.
GELEWSKI, Rolf. Rítmica Métrica, um método didático para o ensino de rítmica. Salvador: Edição da UFBA, v. 37, 1967.
GELEWSKI, Rolf. Da unidade do espaço: algumas reflexões. Universitas, n. 5, 2007.
GELEWSKI, Rolf. Estudo básico de formas. Salvador - BA: Universitas - Universidade Federal da Bahia, 1971.
GODARD, Hubert. Gesto e percepção. In Lições de dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade (2001).
GUALDA, Luciana Rosa; DE ARAGÃO SADALLA, Ana Maria Falcão. Formação para o ensino de dança: pensamento de professores. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 23, p. 207-220, 2008.
HILL, Constance Valis. Tap dancing America: A cultural history. Oxford University Press, 2014.
JONHSON, Don. Corpo. Tradução de Adauri Bastos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
LEITURAS, S. M. E. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. 2000.
MAÇANEIRO, Sheila Mara. A formação do licenciado em dança: saberes multifacetados. Disponível em: https://bit.ly/2Nfril7. Acesso em 29/08/2016.
MARQUES, Isabel A. Dança-educação ou dança e educação? Dos contatos às relações. Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010.
ROCHA, Tereza. A dança depois da universidade, e agora?. In: TOMAZZONI, A., WOSNIAK,C., MARINHO,N. Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010.
PASSOS, J. C. Rolf Gelewski e as inter-relações entre forma, espaço e tempo: uma proposta pedagógica de improvisação para processos criativos em dança. Anais do I Seminário de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. Campinas, Unicamp, 2013. Disponível em:
https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/ppgadc/article/view/491/454
RODRIGUES, Graziela; CONSOLAÇÃO, M.; TAVARES, G. C. F. Mudanças na imagem corporal de bailarinas que vivenciaram o método BPI. Revista Repertório: Teatro e Dança. Ano 13. Número 14. 2010.
SIQUEIRA, D.C.O. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006.
STRAZZACAPPA, Márcia. A tal “Dança Criativa”: afinal, o que dança seria?. Airton Tomazzonni, Cristiane Wosniak, Nirvana Marinho (Org.). Seminários de Dança: algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010.
STRAZZACAPPA, Márcia. Reflexões sobre a formação profissional do artista da dança. In: Lições da Dança. v. 4. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2003.
SOUZA, Maria Inês Galvão. O ensino da dança na escola: técnica ou criatividade? Cadernos de Formação RBCE, v. 2, n. 1, 2011.
SUQUET, Annie. Cenas. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (dir.). História do Corpo vol. 3: As mutações do olhar. O século XX. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.
TERRA, Ana. Onde se produz o artista da dança. TOMAZZONI, A., WOSNIAK, C. & MARINHO, N. Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010.
TEIXEIRA, A., NAVAS, C. Dança Contemporânea. Disponível em: http://www.sesctv.org.br/revista.cfm?materia_id=53 Acesso em: 01/04/2016.
VIANNA, K. A Dança. 4ed. São Paulo: Summus, 2005.
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.