Pela licença à pura abstração

impossibilidade viável da cena expandida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conce.v10i00.8667347

Palavras-chave:

Mimesis, Performance, Cena expandida

Resumo

O texto é uma resposta à resenha crítica “Mimesis performativa: imediatez em ação ou a ação da mediação?” (Conceição | Concept., Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 110–142, jul./dez. 2018 ), de Stephan Arnulf Baumgartel ao livro de Luiz Fernando Ramos, Mimesis Performativa: a margem de invenção possível (Annablume, 2015). Seu autor elogia a disposição de Baumgartel ao debate franco e rigoroso e tenta responder aos comentários críticos, sobretudo, abordando seus dois pontos centrais: um olhar restritivo à ideia de “puro opsis” e uma aproximação das perspectivas apresentadas pelo livro àquelas do crítico e historiador norte-americano Michael Fried. Pretende-se com a réplica abrir um debate público, estendendo as questões propostas pelos dois textos à comunidade de pesquisadores em Artes Cênicas.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Ramos, Universidade de São Paulo

Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Professor Associado do Departamento de Artes Cênicas da ECA - Universidade de São Paulo. 

Referências

BAUMGARTEL, Stephan Arnulf. Mimesis performativa: imediatez em ação ou a ação da mediação?. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 110–142, 2018. DOI: 10.20396/conce.v7i2.8653351.Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8653351.

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RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis Performativa. A Margem de Invenção Possível. São Paulo: Anna Blume, 2015

Publicado

2021-10-25

Como Citar

Ramos, L. F. (2021). Pela licença à pura abstração: impossibilidade viável da cena expandida. Conceição/Conception, 10(00), e021007. https://doi.org/10.20396/conce.v10i00.8667347

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres