Banner Portal
Pela licença à pura abstração
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Mimesis
Performance
Cena expandida

Como Citar

RAMOS, Luiz Fernando. Pela licença à pura abstração: impossibilidade viável da cena expandida. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e021007, 2021. DOI: 10.20396/conce.v10i00.8667347. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8667347. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O texto é uma resposta à resenha crítica “Mimesis performativa: imediatez em ação ou a ação da mediação?” (Conceição | Concept., Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 110–142, jul./dez. 2018 ), de Stephan Arnulf Baumgartel ao livro de Luiz Fernando Ramos, Mimesis Performativa: a margem de invenção possível (Annablume, 2015). Seu autor elogia a disposição de Baumgartel ao debate franco e rigoroso e tenta responder aos comentários críticos, sobretudo, abordando seus dois pontos centrais: um olhar restritivo à ideia de “puro opsis” e uma aproximação das perspectivas apresentadas pelo livro àquelas do crítico e historiador norte-americano Michael Fried. Pretende-se com a réplica abrir um debate público, estendendo as questões propostas pelos dois textos à comunidade de pesquisadores em Artes Cênicas.

https://doi.org/10.20396/conce.v10i00.8667347
PDF
PDF (English)

Referências

BAUMGARTEL, Stephan Arnulf. Mimesis performativa: imediatez em ação ou a ação da mediação?. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 110–142, 2018. DOI: 10.20396/conce.v7i2.8653351.Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8653351.

DIDI-HUBERMAN, Georges, O que vemos, o que nos olha, trad. Paulo Neves, São Paulo: Editora 34, 1998.

FRIED, Michael. “Art and Objecthood”, in Art and Objecthood, Essays and Reviews, Chicago: The University of Chicago Press: 1998, p.148.

GRAN, Anne-Britt. “The Fall of Theatricality in Age of Modernity”. Substance, p.251-64, 1998/1999

INCONTRO con Romeo Castellucci. DAMSLab | La Soffitta, 2021. Disponível em: https://site.unibo.it/damslab/it/eventi/incontro-con-romeo-castellucci.

NIETZSCHE, Friedrich, O caso Wagner - um problema para Músicos; Nietzsche Contra Wagner – Dossiê de um psicólogo (trad. Paulo César Souza), São Paulo: Companhia das Letras, 1999, pp 23-4.

PUCHNER, Martin, Stage Fright – Modernism, Anti-Theatricality & Drama, Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2002. P.36.

RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis Performativa. A Margem de Invenção Possível. São Paulo: Anna Blume, 2015

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Luiz Fernando Ramos

Downloads

Não há dados estatísticos.