Resumo
O presente artigo possui como tema o diálogo entre as pedagogias dos professores Sanford Meisner e Keith Johnstone. Pretende-se demonstrar como o conceito e a aplicação prática da repetição, tal como trabalhada pelo primeiro, pode ser um meio de promover a espontaneidade, na acepção do segundo. Essa proposta é baseada nas obras On Acting, de Meisner, e Impro - Improvisation and the Theatre, de Johnstone, bem como em outras fontes bibliográficas que servirão como suporte.
Referências
DUDECK, Theresa Robbins. Keith Johnstone: A Critical Biography. 1 Ed. Londres: Bloomsbury Methuen Drama, 2013.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 42 Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
JOHNSTONE, Keith. Impro: Improvisation and the Theatre. 1 Ed. Abingdon: Routledge, 1987.
MUNIZ, Mariana de Lima e. Improvisação como Espetáculo – Processo de Criação e Metodologias de Treinamento do Ator-Improvisador. 1 Ed. Minas Gerais: UFMG, 2015.
MEISNER, Sanford; LONGWELL, Dennis. On Acting. 1 Ed. Nova Iorque: Vintage Books, 1987.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. 6 Ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.
VÁSSINA, Elena; LABAKI, Aimar. Stanislavski: Vida, Obra e Sistema. 1 Ed. Rio de Janeiro: Funarte, 2015.
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