Banner Portal
Teatro do Oprimido e teatralidade: os lugares da teatralidade nas cenas teatrais e cotidianas
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Teatro do oprimido. Coringa. Teatralidade.

How to Cite

OLIVEIRA, Sarah Reimann; CUNHA, Fernanda Pereira da. Teatro do Oprimido e teatralidade: os lugares da teatralidade nas cenas teatrais e cotidianas. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 70–81, 2016. DOI: 10.20396/conce.v5i1.8647650. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647650. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Este artigo tem como objetivo traçar características acerca do coringa do Teatro do Oprimido e suas necessidades em cena. O texto aborda possíveis colaborações da poética do bufão para as técnicas da coringagem a partir do uso da teatralidade e do jogo em cena. A experiência do espectador é abordada no sentido de fortalecer sua atividade na cena-fórum e, por fim, são feitas aproximações entre o Teatro do Oprimido e as Performances Culturais.

https://doi.org/10.20396/conce.v5i1.8647650
PDF (Português (Brasil))

References

BAKTHIN, Mikhail. Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: François Rabelais. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

CAMARGO, Robson Corrêa de; SCHIFINO, Rejane Bonomi. Performances Culturais: primeiras viagens, primeiras estações. Texto ainda em elaboração para posterior publicação (11 de abril 2015).

CASSIRER, Ernst. Linguagem e Mito. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992.

DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

EVREÏNOFF, Nicolas. El Teatro em La Vida. Santiago de Chile: Ediciones Ercilla, 1936.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: Teoria e Prático do Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015.

FÉRAL, Josette; BERMINGHAM, Ronald P. Theatricality: The Specificity of Theatrical Language. SubStance, Issue 98/99. Wisconsin, v. 31, n. 2&3, p. 94-108, 2002.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

SCHECHNER, Richard. Performers e Espectadores – Transportados e Transformados. Revista Moringa – Artes do Espetáculo. João Pessoa, p. 155-186, 2011.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? In: Performance Studies: an introduction. Nova York & Londres: Routledge, 2006, p. 28-51.

SILVA, Anderson de Souza Zanetti da. A estética da subjetividade rebelde na poética teatral do oprimido. 142f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes de São Paulo, UNESP, 2008.

TURNER, Victor W. Liminality and Communitas. In: O Processo Ritual: Estrutura e Antiestrutura. Petrópolis: EditoraVozes, 1974.

Conceição / Conception uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publication rights without restrictions.

Downloads

Download data is not yet available.