Banner Portal
Teatro do Oprimido e teatralidade: os lugares da teatralidade nas cenas teatrais e cotidianas
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Teatro do oprimido. Coringa. Teatralidade.

Cómo citar

OLIVEIRA, Sarah Reimann; CUNHA, Fernanda Pereira da. Teatro do Oprimido e teatralidade: os lugares da teatralidade nas cenas teatrais e cotidianas. Conceição|Conception, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 70–81, 2016. DOI: 10.20396/conce.v5i1.8647650. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647650. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Este artigo tem como objetivo traçar características acerca do coringa do Teatro do Oprimido e suas necessidades em cena. O texto aborda possíveis colaborações da poética do bufão para as técnicas da coringagem a partir do uso da teatralidade e do jogo em cena. A experiência do espectador é abordada no sentido de fortalecer sua atividade na cena-fórum e, por fim, são feitas aproximações entre o Teatro do Oprimido e as Performances Culturais.

https://doi.org/10.20396/conce.v5i1.8647650
PDF (Português (Brasil))

Citas

BAKTHIN, Mikhail. Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: François Rabelais. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

CAMARGO, Robson Corrêa de; SCHIFINO, Rejane Bonomi. Performances Culturais: primeiras viagens, primeiras estações. Texto ainda em elaboração para posterior publicação (11 de abril 2015).

CASSIRER, Ernst. Linguagem e Mito. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992.

DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

EVREÏNOFF, Nicolas. El Teatro em La Vida. Santiago de Chile: Ediciones Ercilla, 1936.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: Teoria e Prático do Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015.

FÉRAL, Josette; BERMINGHAM, Ronald P. Theatricality: The Specificity of Theatrical Language. SubStance, Issue 98/99. Wisconsin, v. 31, n. 2&3, p. 94-108, 2002.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

SCHECHNER, Richard. Performers e Espectadores – Transportados e Transformados. Revista Moringa – Artes do Espetáculo. João Pessoa, p. 155-186, 2011.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? In: Performance Studies: an introduction. Nova York & Londres: Routledge, 2006, p. 28-51.

SILVA, Anderson de Souza Zanetti da. A estética da subjetividade rebelde na poética teatral do oprimido. 142f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes de São Paulo, UNESP, 2008.

TURNER, Victor W. Liminality and Communitas. In: O Processo Ritual: Estrutura e Antiestrutura. Petrópolis: EditoraVozes, 1974.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.