Banner Portal
Notas Videográficas: o gesto altermodernista na obra “365 Day Project” de Jonas Mekas
PDF

Palavras-chave

Artes visuais. Vídeo. Cinema expandido. Teoria da imagem. Altermodernismo.

Como Citar

SIMÕES, Letícia Castro. Notas Videográficas: o gesto altermodernista na obra “365 Day Project” de Jonas Mekas. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 129–139, 2015. DOI: 10.20396/conce.v4i2.8647668. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647668. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O artigo pretende analisar as imbricações entre artes visuais e linguagem cinematográfica no pensamento acerca de uma estética videográfica. Toma-se como objeto analítico o projeto "365 Day Project", de Jonas Mekas. Partindo da afirmação do autor Philippe Dubois de que os conceitos da linguagem cinematográfica não são suficientes para problematizar as práticas videográficas, a pesquisa utiliza conceitos comuns à teoria da imagem e à filosofia da arte, especificamente os conceitos de "altermodernismo", desenvolvido por Nicolas Bourriaud e de “gesto”, desenvolvido por Giorgio Agamben, para discutir o modo como a relação entre as obras videográficas e os dispositivos audiovisuais se torna produtora de subjetividades em um campo híbrido à linguagem do cinema e das artes visuais.
https://doi.org/10.20396/conce.v4i2.8647668
PDF

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. In: Concinnitas n.08, revista do Instituto de Artes. Rio de Janeiro: UERJ, 2005.

BELTING, Hans. Imagem, mídia e corpo: Uma nova abordagem à iconologia. In: Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia n.08, revista do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. São Paulo: PUC, 2006.

BELTING, Hans. A verdadeira imagem. Lisboa: Dafne Editora, 2011.

BOURRIAUD, Nicolas. Postproduction. New York: Lulas & Stemberg, 2002

BOURRIAUD, Nicolas. Altermodern. Inglaterra: Tate Britain, 2009.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

MEKAS, Jonas e MOURÃO, Patrícia (org.). Jonas Mekas. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2013.

MEKAS, Jonas. O filme-diário. In: A verdade de cada um. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

MEKAS, Jonas. O filme-diário. In: A verdade de cada um. São Paulo: Cosac Naify, 2015

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.