Banner Portal
Notas Videográficas: o gesto altermodernista na obra “365 Day Project” de Jonas Mekas
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Artes visuais. Vídeo. Cinema expandido. Teoria da imagem. Altermodernismo.

Cómo citar

SIMÕES, Letícia Castro. Notas Videográficas: o gesto altermodernista na obra “365 Day Project” de Jonas Mekas. Conceição|Conception, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 129–139, 2015. DOI: 10.20396/conce.v4i2.8647668. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647668. Acesso em: 17 ago. 2024.

Resumen

O artigo pretende analisar as imbricações entre artes visuais e linguagem cinematográfica no pensamento acerca de uma estética videográfica. Toma-se como objeto analítico o projeto "365 Day Project", de Jonas Mekas. Partindo da afirmação do autor Philippe Dubois de que os conceitos da linguagem cinematográfica não são suficientes para problematizar as práticas videográficas, a pesquisa utiliza conceitos comuns à teoria da imagem e à filosofia da arte, especificamente os conceitos de "altermodernismo", desenvolvido por Nicolas Bourriaud e de “gesto”, desenvolvido por Giorgio Agamben, para discutir o modo como a relação entre as obras videográficas e os dispositivos audiovisuais se torna produtora de subjetividades em um campo híbrido à linguagem do cinema e das artes visuais.
https://doi.org/10.20396/conce.v4i2.8647668
PDF (Português (Brasil))

Citas

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. In: Concinnitas n.08, revista do Instituto de Artes. Rio de Janeiro: UERJ, 2005.

BELTING, Hans. Imagem, mídia e corpo: Uma nova abordagem à iconologia. In: Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia n.08, revista do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. São Paulo: PUC, 2006.

BELTING, Hans. A verdadeira imagem. Lisboa: Dafne Editora, 2011.

BOURRIAUD, Nicolas. Postproduction. New York: Lulas & Stemberg, 2002

BOURRIAUD, Nicolas. Altermodern. Inglaterra: Tate Britain, 2009.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

MEKAS, Jonas e MOURÃO, Patrícia (org.). Jonas Mekas. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2013.

MEKAS, Jonas. O filme-diário. In: A verdade de cada um. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

MEKAS, Jonas. O filme-diário. In: A verdade de cada um. São Paulo: Cosac Naify, 2015

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.