Banner Portal
O não dito ou além do que é dito diretamente: processos sensoriais e afetivos na recepção do espetáculo no método BPI
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Recepção. Dança.

How to Cite

TURTELLI, Larissa; RODRIGUES, Graziela. O não dito ou além do que é dito diretamente: processos sensoriais e afetivos na recepção do espetáculo no método BPI. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 42–51, 2014. DOI: 10.20396/conce.v3i2.8647685. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647685. Acesso em: 5 jul. 2024.

Abstract

O artigo procura explicitar aspectos dos processos de recepção do espetáculo no método BPI, levando em consideração a perspectiva sistêmica de abordagem do movimento adotada pelo método. São levantados tópicos referentes às memórias, sensações, emoções e micro-movimentos mobilizados na percepção do movimento do outro. São destacadas a abertura consciente das emoções e a postura pró-ativa do intérprete no método BPI em relação a estabelecer um contato afetivo com o espectador.
https://doi.org/10.20396/conce.v3i2.8647685
PDF (Português (Brasil))

References

AZEVEDO, S.M. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2004. (Coleção Estudos; 184).

CUNHA, M.G.G.; CRIVELLARI, H. Caminhando com a psicoterapia integrativa. Belo Horizonte: Cultura (impressão gráfica), 1996.

DAMÁSIO, A. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DESGRANGES, Flávio. Teatralidade tátil: alterações no ato do espectador. Sala Preta, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, n.08, 11-19, 2008.

GARAUDY, R. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

GAUTHIER, J. O que é pesquisar – entre Deleuze-Guatarri e o candomblé, pensando mito, ciência, arte e culturas de resistência. Educação & Sociedade. v.20, no69, p.13-33, 1999.

HODES, S. Dance and essence: reflections on morality and education. Arts education policy review, [S.l.], v.97, n.2, 2-13, 1995.

KONER, P. Elements of performance: a guide for performers in dance, theatre and opera. Amsterdam: Harwood Academic Publischers, 1993.

LABAN, R. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994. (Coleção Tópicos).

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007. (Tradução J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3a edição).

PRUZINSKY, T. Somatopsychic approaches to psychotherapy and personal growth. In: CASH, T.F.; PRUZINSKY, T. (Eds.). Body images: development, deviance, and change. New York: The Guilford Press, 1990. p.296-315.

REED, C.L.; FARAH, M.J. The psychological reality of the body schema: a test with normal participants. J. exp. psychol. hum. percept. perform., [S.l.], v.21, n.2, 334-43, 1995.

RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

RODRIGUES, G.E.F. O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. 171p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

SCHILDER, P. A Imagem do Corpo: as energias construtivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

STINSON, S. W. Body of Knowledge. Educational-Theory, University of Illinois,[S.l.], v.45, n.1, 43-54, 1995.

VIANNA, K. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990.

Conceição / Conception uses the Creative Commons (CC) license, thus preserving the integrity of articles in an open access environment. The journal allows the author to retain publication rights without restrictions.

Downloads

Download data is not yet available.