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O PIBID como campo fértil para a prática do licenciado em dança e a formação de sua identidade docente
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Palavras-chave

Lincenciatura em dança
PIBID
Formação de professores
Identidade docente
Educação básica

Como Citar

LAMBERT, Marisa Martins; COSTAS, Ana Maria Rodriguez; SHIMOURA, Carine Gusson; DOMINGUES, Mayara Borges Carneiro. O PIBID como campo fértil para a prática do licenciado em dança e a formação de sua identidade docente. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 7, p. 110–124, 2018. DOI: 10.20396/conce.v7i0.8653789. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8653789. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões, a partir das experiências das autoras, licenciadas em Dança e ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Dança Unicamp, acerca da formação e desenvolvimento da identidade docente do futuro professor de Dança/Arte. Compreende-se aqui identidade  como a visão do indivíduo sobre o ensino de Dança e sua percepção da área de conhecimento da Dança nos processos de mediação e no despertar do sensível e da criatividade. Para além, pretende-se discutir sobre a necessidade da ocupação dos Subprojetos PIBID por parte de estudantes de licenciatura, como forma de expansão da experiência prática de ensino e das ponderações a respeito das pesquisas em licenciatura para espaços fora da Universidade. Aborda-se a inserção do professor em formação no meio escolar com a premissa de proporcionar autonomia e confiança em seu fazer docente, estimulando a criação de metodologias/ferramentas próprias para as propostas pedagógicas em desenvolvimento. Resguardadas suas particularidades temáticas, este artigo integra um dossiê que pretende destrinchar algumas entre as inúmeras questões relacionadas à necessidade de expansão e continuidade dos cursos de Licenciatura em Dança.

https://doi.org/10.20396/conce.v7i0.8653789
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